Campos de
Concentrações Americanos
Os Estados Unidos também instalaram campos de concentração durante a Segunda Guerra. Após o ataque da marinha japonesa à base americana de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941, foram criados espaços chamados de "campos de internamento" para abrigar os japoneses e seus descendentes, basicamente imigrantes residentes na Califórnia. A detenção, ordenada pelo presidente Franklin Roosevelt, durou até o final da guerra. Das 120 mil pessoas que passaram por esses locais, que apesar do nome guardavam todas as características de uma prisão, com cercas de arame farpado e holofotes, aproximadamente 60 mil ainda estavam vivas em 1987, quando a Comissão de Justiça do Congresso Americano aprovou uma lei destinada a indenizar esses cidadãos. "Estamos querendo corrigir um erro cometido no passado", disse o então presidente Ronald Reagan, ao assinar a lei que previa o pagamento de US$ 20 mil a cada sobrevivente a partir de 1990. O governo americano tem até o ano 2.000 para efetuar todos os pagamentos, que totalizam US$ 1,2 bilhão.