O Moto Clube de Lagoa no início

      Depois da carolice inicial de todos os sócios para a formação e incentivo das actividades iniciais do M.C. de Lagoa, legalmente afirmado em Setembro de 1991, Miguel Amaral, sócio fundador do clube e regressado de Macau onde esteve quase 8 anos a trabalhar, continua a organizar a página do clube na net, o que não é fácil, pois, como ele próprio afirma, o seu tempo não é muito, apesar de toda a carolice ainda viva.


Miguel Amaral e sua mulher, Fernanda

        E tem sido assim: desde os primeiros anúncios fotocopiados para a organização dos primeiros dois passeios de moto pelo Concelho de Lagoa e Portimão, chegava a hora de se fazer algo diferente.Tudo se passou pouco antes de ir para Macau, com os seus velhos amigos e compinchas insistindo e solicitando que finalmente se fizesse um clubee que preparassem os estatutos. Sentia-se a necessidade da  formação de um grupo, já mais a sério do que aqueles meros e escassos encontros esporádicos que se faziam aqui e ali, e que até resultaram, mas que não tinham tido a identidade precisa e oficial que afinal se pretendia.
        E assim foi. Miguel Amaral, Nuno Estorninho, Pedro Amaral, Pedro Pina, Rodrigo dos Santos, e tanto outros a quem se dá o devido crédito, também com a ajuda preciosa da divulgação dada na "Rádio Voz do Mar" a rádio local de Lagoa, que se foi então divulgando que afinal se iria efectuar uma festa de apoio à fundação do Motoclube de Lagoa, cujo local era o "Oficina Bar", da Alexandra Solnado, (na altura era gerido pelo seu amigo, o Jean-Jean, filho mais velho dos donos da pensão que fica à entrada do Carvoeiro). Foi assim graças a este amigo nosso, que se ofereceu para "emprestar" o bar que geria para aquela ocasião a 30 de Novembro, e deixou divulgar na rádio que a primeira bebida era por ele oferecida a todos ! Também era dito no anúncio da rádio a todos os motociclistas que  aparecessem, que fizessem "das curvas rectas, e das rectas um céu aberto" para lá chegar ! (era uma frase chave inventada pelo nosso amigo filósofo, poeta, contador de histórias e "stunt" amador, o Rodrigo, claro !).
Este texto e respectivo convite foi enviado ao pessoal de todos os motoclubes do Algarve e respectivos sócios, depois de várias reuniões e deliberações na "Pousada da Juventude", (a pastelaria Nunes, ao pé das bombas de gasolina da Galp, perto da Cooperativa de Vinhos de Lagoa). Foram até efectuadas deslocações "in loco" para se entregar o convite aos motoclubes de Faro, Loulé, Albufeira e  Portimão.
        E assim foi, mesmo com o frio de "rachar" desse gélido Outono de ‘90, o pessoal do M.C. de Faro que vinha de mais longe não faltou percorrendo os cerca de 60 km’s que separam Faro da Pr. do Carvoeiro enviando, entre outras montadas, as suas Harleys com escapes do tipo  "dragpipe" de modo a emprestar um "sonzinho" à noite do Carvoeiro !...  Foram chegando todos os convidados, que estacionaram ao longo da estreita rua principal, havendo a registar que mais uma vez o nosso amigo Rodrigo nos espantou no bar quando, com mais uma das suas invenções, tira para fora da mochila uma mini moto cujas rodas eram duas grandes laranjas, com o quadro em arame, e com os tubos de escape feitos com aqueles palitos que se usam nos gelados e fazem grandes faíscas... Acrescente-se que dentro era incinerada uma aguardente da casa e que por pouco não foi preciso usar o extintor para apagar aquele "show" ! Só visto, contado ninguém imagina !
        Depois da festa, e de alguns petiscos no campo dos mariscos no "Snack-Bar a Galé", foram todos para a moderna discoteca "Casta Diva", ali ao lado, que era a única com tamanho suficiente para a quantidade de visitas e apoiantes que acabou por ir aparecendo, tendo sido oferecida ao pessoal entrada livre (desde que não houvesse distúrbios ! ).
        Antes, porém, houve um desfile nocturno até à Ermida da N. Senhora da Encarnação, passando pela Estrada do Farol e regressando ribanceira abaixo, de volta ao centro para a Rua do Barranco para que então se fosse "partir a pista" !
A registar que após esse encontro, foi ainda convidado um representante da fundação do M.C.L. a um jantar realizado por ocasião do aniversário do M.C. de Faro, realizado em Loulé, onde onde foram distribuídas lembranças a todos os motoclubes convidados, inclusivé ao futuro M.C. de Lagoa !...
        Foi depois deste evento e antes do futuro sócio Miguel Amaral ter ido para Macau trabalhar, que ainda foram por ele preparados e impressos os primeiros estatutos do clube, tendo dado entrada a toda a papelada burocrática de legalização nas Repartições de Lagoa. Este trabalho foi então condignamente continuado e acompanhado pelo ainda presidente, o animado e mexido Nuno Estorninho, que se tem mantido como presidente, e que tem gerido com mão firme os destinos do Clube, tendo inclusive mantido os contactos com a Câmara Municipal de Lagoa, que chegou a dar um importante apoio desde então à realização das concentrações no recinto da feira anual "Fatacil", junto ao campo de futebol do "Lagoense". Foi este sócio, também fundador do clube, que nos últimos anos tratou de conseguir a nossa sede definitiva, na Rua Basílio Teles, cujo adorno e arranjo interior e exterior se ficou a dever a todos os sócios do clube, que dedicaram uma grande parte do seu tempo e dinheiro para o efeito. A salientar o ter igualmente conseguido um terreno junto da autarquia para a sede definitiva, muito embora haja ainda dificuldade de a construir.

 
Algo de inseperado aconteceu, desde que estes relatos aqui foram colocados - o nosso saudoso e velho amigo de aventuras Rodrigo do Santos, que tantas amizades criou dentro e fora do nosso clube, faleceu inesperadamente, vítima de um acidente perto das obras da via do Infante, junto a Lagoa no sitio da Vala, em que um irresponsável condutor de uma máquina niveladora se atravessou na sua frente tendo vitimado o Rodrigo, que dava uma volta de moto. Depois de um funeral condigno, em que tantos, tantos amigos compareceram prestando-lhe a derradeira homenagem, desejamos todos que ele descanse em paz, pois será lembrada para sempre a sua boa disposição, camaradagem e o espírito alegre com que sempre contagiou todos os que o conheceram. Adeus, Rodrigo, serás recordado com muita saudade por todos nós!...
 
(voltar à página principal)
Hosted by www.Geocities.ws

1