Depois da carolice inicial de todos os sócios para a formação e incentivo das actividades iniciais do M.C. de Lagoa, legalmente afirmado em Setembro de 1991, Miguel Amaral, sócio fundador do clube e regressado de Macau onde esteve quase 8 anos a trabalhar, continua a organizar a página do clube na net, o que não é fácil, pois, como ele próprio afirma, o seu tempo não é muito, apesar de toda a carolice ainda viva.
Miguel Amaral e sua mulher, Fernanda
E tem sido assim: desde os primeiros anúncios fotocopiados para
a organização dos primeiros dois passeios de moto pelo Concelho
de Lagoa e Portimão, chegava a hora de se fazer algo diferente.Tudo
se passou pouco antes de ir para Macau, com os seus velhos amigos e compinchas
insistindo e solicitando que finalmente se fizesse um clubee que preparassem os estatutos. Sentia-se
a necessidade da formação de um grupo, já mais
a sério do que aqueles meros e escassos encontros esporádicos
que se faziam aqui e ali, e que até resultaram, mas que não
tinham tido a identidade precisa e oficial que afinal se pretendia.
E assim foi. Miguel Amaral, Nuno Estorninho, Pedro Amaral, Pedro Pina, Rodrigo dos
Santos, e tanto outros a quem se dá o devido crédito, também
com a ajuda preciosa da divulgação dada na "Rádio
Voz do Mar" a rádio local de Lagoa, que se foi então divulgando
que afinal se iria efectuar uma festa de apoio à fundação
do Motoclube de Lagoa, cujo local era o "Oficina Bar", da Alexandra
Solnado, (na altura era gerido pelo seu amigo, o Jean-Jean, filho mais
velho dos donos da pensão que fica à entrada do Carvoeiro).
Foi assim graças a este amigo nosso, que se ofereceu para "emprestar"
o bar que geria para aquela ocasião a 30 de Novembro, e deixou divulgar
na rádio que a primeira bebida era por ele oferecida a todos ! Também
era dito no anúncio da rádio a todos os motociclistas que
aparecessem, que fizessem "das curvas rectas, e das rectas um céu
aberto" para lá chegar ! (era uma frase chave inventada pelo nosso
amigo filósofo, poeta, contador de histórias e "stunt" amador,
o Rodrigo, claro !).
Este
texto e respectivo convite foi enviado ao pessoal de todos os motoclubes
do Algarve e respectivos sócios, depois de várias reuniões
e deliberações na "Pousada da Juventude", (a pastelaria Nunes, ao pé das bombas de gasolina da Galp, perto da Cooperativa de Vinhos
de Lagoa). Foram até efectuadas deslocações "in loco"
para se entregar o convite aos motoclubes de Faro, Loulé, Albufeira
e Portimão.
E assim foi, mesmo com o frio de "rachar" desse gélido Outono de
‘90, o pessoal do M.C. de Faro que vinha de mais longe não faltou
percorrendo os cerca de 60 km’s que separam Faro da Pr. do Carvoeiro enviando,
entre outras montadas, as suas Harleys com escapes do tipo "dragpipe"
de modo a emprestar um "sonzinho" à noite do Carvoeiro !...
Foram chegando todos os convidados, que estacionaram ao longo da estreita
rua principal, havendo a registar que mais uma vez o nosso amigo Rodrigo
nos espantou no bar quando, com mais uma das suas invenções,
tira para fora da mochila uma mini moto cujas rodas eram duas grandes laranjas,
com o quadro em arame, e com os tubos de escape feitos com aqueles palitos
que se usam nos gelados e fazem grandes faíscas... Acrescente-se
que dentro era incinerada uma aguardente da casa e que por pouco não
foi preciso usar o extintor para apagar aquele "show" ! Só visto,
contado ninguém imagina !
Depois da festa, e de alguns petiscos no campo dos mariscos no "Snack-Bar
a Galé", foram todos para a moderna discoteca "Casta Diva", ali ao lado,
que era a única com tamanho suficiente para a quantidade de visitas
e apoiantes que acabou por ir aparecendo, tendo sido oferecida ao pessoal
entrada livre (desde que não houvesse distúrbios ! ).
Antes, porém, houve um desfile nocturno até à Ermida
da N. Senhora da Encarnação, passando pela Estrada do Farol
e regressando ribanceira abaixo, de volta ao centro para a Rua do Barranco
para que então se fosse "partir a pista" !
A
registar que após esse encontro, foi ainda convidado um representante
da fundação do M.C.L. a um jantar realizado por ocasião
do aniversário do M.C. de Faro, realizado em Loulé, onde
onde foram distribuídas lembranças a todos os motoclubes
convidados, inclusivé ao futuro M.C. de Lagoa !...
Foi depois deste evento e antes do futuro sócio Miguel Amaral ter
ido para Macau trabalhar, que ainda foram por ele preparados e impressos
os primeiros estatutos do clube, tendo dado entrada a toda a papelada burocrática
de legalização nas Repartições de Lagoa. Este
trabalho foi então condignamente continuado e acompanhado pelo ainda
presidente, o animado e mexido Nuno Estorninho, que se tem mantido como
presidente, e que tem gerido com mão firme os destinos do Clube,
tendo inclusive mantido os contactos com a Câmara Municipal de Lagoa,
que chegou a dar um importante apoio desde então à realização
das concentrações no recinto da feira anual "Fatacil", junto
ao campo de futebol do "Lagoense". Foi este sócio, também
fundador do clube, que nos últimos anos tratou de conseguir a nossa
sede definitiva, na Rua Basílio Teles, cujo adorno e arranjo interior
e exterior se ficou a dever a todos os sócios do clube, que dedicaram
uma grande parte do seu tempo e dinheiro para o efeito. A salientar o ter igualmente conseguido um terreno junto da autarquia para a sede definitiva, muito embora haja ainda dificuldade de a construir.