Para a pintura com aerógrafo é necessário um tampo
traseiro, evitando assim que as paredes do local de trabalho fiquem todas
coloridas (algo indesejável, diga-se de passagem). Uma dica útil
é umedecer o fundo da caixa com água, assim os resíduos
que estiverem suspensos no ar ou os que eventualmente forem movidos durante
a pintura vão ficar grudados na caixa úmida e você
não correrá o risco de estragar a pintura do modelo.
O aerógrafo pode ser descrito como um "pincel mecânico". Colocando
a tinta no reservatório e
fornecendo
algum tipo de pressão do ar, o modelista consegue proezas como cobrir
uniformemente
grande áreas até desenhar finas linhas com perfeição.
Os aerógrafos são divididos
em 3 grupos
básicos:
Mistura Externa (apenas ação simples)
Mistura Interna de Ação Simples
Mistura Interna de Ação Dupla.
Os de mistura
externa são os mais simples e baratos. A tinta é borrifada
pelo ar comprimido na
parte externa
do bico do aerógrafo, o que resulta numa cobertura interessante
para grandes áreas
mas não
é indicado para pequenos detalhes, como camuflagens.
Os de mistura
interna, seja de ação simples ou dupla, a mistura de tinta
+ ar é feita dentro do
aerógrafo,
e com pouca tinta e ar, podem ser feitas linhas finas com excelente qualidade.
Mas
também
podem ser usados para cobrir grandes áreas, assim como os de mistura
externa, e por
isso mesmo
são mais versáteis e largamente utilizados.
Os de ação
simples são menos complexos e mais baratos. Neles, o botão
apenas controla a
quantidade
de ar admitido, enquanto a quantidade de tinta é controlada, na
maioria dos modelos,
por uma
rosca na extremidade do aerógrafo. São mais fáceis
de usar, e por sua facilidade de
manter
um fluxo de tinta constante, são mais usados no modelismo.
Os de ação
dupla são mais complexos, e o botão funciona da seguinte
maneira: para baixo mais ar,
e para
trás mais tinta. Assim, pode-se variar a espessura do fio sem parar
de pintar. Porém, essa
capacidade
não é tão apreciável quando pintando grandes
áreas com uma só cor, e por isso não
são
tão usados no modelismo. Porém, existem alguns modelos que
além da ação dupla, também
têm
o ajuste separado da agulha, assim eles podem ser usados também
como ação simples. Esses
são
os mais recomendados, por sua versatilidade.
Os aerógrafos
precisam de uma fonte de ar. Existem inúmeras, e as mais comuns
são: Lata de ar
comprimido
- úteis para uso em uma viagem, mais elas são caras e duram
pouco. Não podem ser a
fonte primária
de abastecimento. Compressores - podem ser a diafragma ou pistão,
sendo que o
de diafragma
precisa de um pequeno tanque de ar para anular o seu efeito pulsativo,
altamente
indesejável
para aerógrafos. Os de pistão freqüentemente vêm
com um grande tanque de ar, e são
os melhores,
e conseqüentemente, os mais caros. Para modelismo, um pequeno compressor
à
diafragma
é suficiente.
Mas seja
o compressor que for, é preciso livrar-se da água que se
acumula na mangueira, e para
tanto,
é necessário um filtro. Você pode optar por comprar
um filtro ou construir um. Usando uma
garrafa
plástica de pelo menos 600ml, muito bem tampada, cria-se um mini
reservatório de ar que
age como
um barreira para a água. Para tanto, basta colocar a entrada de
ar na parte mais baixa do
corpo da
garrafa e a saída em uma parte mais alta. Quando terminar de usar,
basta tirar a água.
Para dar
firmeza, é recomendável fazer uma base de gesso. Esse "filtro"
é ideal tanto para
compressores
a diafragma comuns como também em compressores de inaladores.
Uma constante
no uso dos aerógrafos é a limpeza. Deve-se limpar muito bem
o aerógrafo antes de
trocar
de cor ou ao terminar de usar. Isso é de extrema importância!