TRISTEZA

 

 

 

Remédio para Depressão

 

Fátima Irene Pinto

 

Meu querido amigo, se de repente

Seu cérebro parou de fabricar serotonina

Se anda exaurido e largado

E no seu sangue só circula adrenalina,

Está na hora de fazer alguma coisa

Antes que este mal crie raíz

Pois depressão é como um câncer na alma

E com ela é impossível ser feliz.

 

Está na hora de rever a vida

De remover antigos hábitos doentios

De deletar padrões destrutivos

E substituir por outros hábitos sadios.

 

Há muita coisa que se pode fazer

Para melhorar a qualidade de vida

Quebrar a rotina é uma delas

Mesmo que se permaneça na lida.

 

Que tal começar o dia bem cedo

Fazendo uma longa caminhada

E se deleitar com as flores e os passarinhos

Que você for encontrando pelo caminho?

 

E aproveitar o trajeto para ir dizendo

Obrigado, Senhor, sinceramente obrigado

Pelas bênçãos com que me acumulas e não percebo

Por me encontrar triste e acabrunhado.

 

Ler um bom livro do Deepak Choppra

Que fala das Sete Leis Espirituais

Simples, profundo,leve,convincente

Para nos libertar dos transtornos morais.

 

Ah! Viajar faz um bem imenso

Para quem caiu na melancolia

Que tal levar a família

E compartilhar mil alegrias.

 

Chorar é muito importante

Deixe as lágrimas caírem em quantidade

Nem que para isto for preciso assistir aquele filme

"Suplício de uma Saudade"

 

Enfim, só você pode saber

O que deveras o faz feliz

O remédio está aí pertinho

Bem debaixo do teu nariz.

 

Deixe o mundo a sua volta arrebentar

Deixe o povo brigar, deixe o caos se instalar

É tudo palco e aparência mesmo

Mas mantenha ordem no teu "Altar".

 

A Fé é outra ferramenta poderosa

Que mantém acesa a chama da esperança

Nunca somos onerados além das nossas forças

E o "Pai" jamais nos nega a guiança.

 

É que esta vida é um ano escolar precioso

E só evoluímos ao toque do cinzel, ou do machado

Que as vezes ferem muito, é verdade

Mas vão nos transformando em seres iluminados.

 

E aos poucos, toda a escuridão interna vai desaparecendo

E vem uma sensação de paz,de leveza e liberdade

Abrimos nossos braços e nossos corações confiantes

E experimentamos momentos de real felicidade.

 

Viva só o hoje intensamente e confie

Basta a cada dia seu jugo - dizia Jesus

Não sinta vergonha de ser um adulto criança

Leve, despreocupado e cheio de Luz!!!!

 

( Fátima Irene Pinto)

 

 Rio, 25.03.2004

Mônica Bynot

 

Hosted by www.Geocities.ws

1