|

 




Fé
- A Confusão Básica
É um fenômeno complexo. Complexo não devido a ele mesmo, mas porque
você foi criado por pais, pela sociedade, pelas escolas, colégios,
universidades. Antes mesmo que você perguntasse qualquer questão
significativa sobre a vida, você já está sobrecarregado de respostas.
A criança não perguntou sobre Deus, mas os pais estão forçando-o a
acreditar que Deus criou o mundo.
Isso é pura corrupção. A criança é inocente. Ela confia em seu pai,
em sua mãe, seus irmãos, irmãs, nos mais velhos, nos vizinhos. Ela
confia. Ela não pode pensar que eles estão mentindo para ela. Não
existe base para ela pensar que todos eles estão mentindo para ela.
Todos eles a amam, como eles podem mentir? E esta é a complexidade...
Todos estão mentindo sobre verdades supremas, sem conhecer. Sem
experienciar, eles estão sobrecarregando seus filhos com tanto lixo que
isso irá obstruir o próprio desenvolvimento da criança, sua própria
pureza de consciência. É um amor muito inconsciente. Eles não sabem o
que estão fazendo. Isso foi feito a eles por seus próprios pais e eles
estão simplesmente repetindo isso.
E desse modo uma geração passa todas as suas doenças para a outra
geração. E por séculos todo tipos de idéias idiotas permanecem
prevalecentes, permanecem vivas porque existem pessoas que acreditam
nelas. Eles estão prontos para morrer por estas idéias, eles estão
prontos para matar por estas idéias e estas idéias são simplesmente
ficções.
A complexidade acontece porque a criança, necessariamente, precisa
crescer com pessoas que são inconscientes.
Eles não podem fazer outra coisa senão prejudicar. Eles estão fadados
a passar à criança suas mentes, sabendo perfeitamente bem que suas
mentes não os ajudaram, que suas mentes e suas ideologias não os
liberaram. Ainda assim, eles acham que alguma coisa é melhor que nada.
Talvez não trabalhamos duro. Talvez não disciplinamos a nós mesmos de
acordo com nossas filosofias. As filosofias não estão erradas, nós
estamos errados .
A situação é exatamente o contrário: as filosofias estão erradas.
E uma vez que estas filosofias se estabelecem na mente da criança, elas
se tornam a própria base de sua inteligência, de seu desenvolvimento
intelectual.
Isso é o que cria complexidade, e as complexidades se tornaram cada vez
mais e mais. No passado o Hindu estava sobrecarregado somente pelas
superstições Hindus, ele não sabia nada sobre Judaísmo, ele não
sabia nada sobre a ideologia de Confúcio. Ele não tinha nenhuma idéia
sobre o que outros povos do mundo estavam pensando. Ele vivia em sua
pequena fonte própria, onde todos pensavam da mesma maneira. Agora
aquelas fontes desapareceram.
Agora o Hindu sabe sobre as idéias de Maomé, sobre as idéias Cristãs,
sobre as idéias Judias, a complexidade aumentou mil vezes mais. Ele
sabe não somente sobre teorias teísticas, ele sabe sobre os ateístas,
os comunistas, os agnósticos. Sua mente está zumbindo com pensamentos
contraditórios. Ele está cheio de todos os tipos de idéias que estão
umas contra as outras.
Ele está incapacitado devido às suas contradições, ele não pode
fazer nada, porque o que quer que ele queira fazer, há alguma idéia
que diz que isso não está certo.
Se ele quer ser um vegetariano, Jainistas e Budistas têm sido
vegetarianos por vinte e cinco séculos. E nenhum Jainista jamais pensou
que ele pudesse ser outra coisa senão vegetariano, mas agora surgem
questões. Nem um vegetariano foi capaz de receber o prêmio Nobel.
Estranho. Vocês têm as mentes mais puras; aqueles comedores de carne têm
o crânio mais obtuso. Vocês são vegetarianos puros; repolhos,
couve-flor, coisas bonitas, mas nem um simples prêmio Nobel. Estranho.
Mas os comedores de carne...
Os Hindus não comem carne de vaca; Os Judeus comem e os Judeus ganharam
quarenta por cento dos prêmios Nobel. É simplesmente inconcebível,
fora de toda proporção para sua população. E eles comem carne de
vaca! Surgem Dúvidas. E descobriu-se que os vegetarianos nunca irão
receber o prêmio Nobel, porque nenhum vegetal pode lhes dar certas
proteínas que somente a carne pode dar.
Encontrei uma alternativa. Na minha comuna...era uma comuna vegetariana,
mas eu estava dando a todos os membros da comuna ovos não fertilizados.
Eles são vegetais, porque eles não possuem nenhuma vida; mas eles têm
todas as proteínas necessárias para o crescimento da inteligência.
Agora os vegetarianos estão contra mim. Eles gostariam de me matar;
embora eles sejam vegetarianos. Eles não querem matar ninguém, mas
quanto a mim, eles estão prontos para me matar; este homem vai ensinar
as pessoas a comer ovos. Eles não enxergam um simples ponto: um
ovo não fertilizado não está vivo, é proteína pura. E isso torna a
comida vegetariana completa e competitiva; de fato, ele dá mais proteína
que a carne, especialmente para a inteligência.

Quando você está cercado com todos os tipos de idéias, as dúvidas
estão fadadas a surgir.
Todas as religiões do mundo basearam todas as mentes na fé. E não é
uma coincidência que as religiões são chamadas de fés; é na fé que
elas estão baseadas. Era perfeitamente certo não duvidar porque todo
mundo tinha a mesma fé. Era muito difícil duvidar, somente raras
pessoas talentosas, gênios, costumavam duvidar. Agora a situação é
totalmente diferente. Os Maometanos dizem que Deus criou o mundo e que
Deus criou todos os animais para o homem comer. Os Cristãos acreditam
no mesmo. Os Judeus acreditam no mesmo, que animais são comida: apenas
como os vegetais, como as frutas, assim são os animais. Eles foram
todos criados para o homem comer. Agora metade do mundo é Cristã. A
religião número dois é o Maometismo, as duas maiores religiões, e
milhões de pessoas acreditam.
Naturalmente isso cria dúvidas nas mentes das pessoas que viveram com o
pensamento que animais não são para comer, que isso é uma
insensibilidade, feio, anti-estético; que isso lhe degrada, que isso não
é humano. Agora dúvidas começam a surgir, dúvidas que são
significantes, porque Jesus comia carne, Maomé comia carne, Moisés
comia carne, Ramakrishna comia carne, e mesmo assim eles alcançaram o
supremo. A dúvida está fadada a surgir nas mentes daqueles a quem foi
dito que se você comer carne, sua consciência não pode crescer.
E isso é sobre tudo. Por exemplo, Os Jainistas não acreditam em Deus.
Não existe nenhum Deus no Jainismo; no Budismo não há Deus. As duas
maiores religiões da Oriente são religiões sem Deus. As religiões
que não o Jainismo e Budismo sempre pensavam que Deus é o centro da
religião. Como pode haver uma religião sem Deus? Surge a dúvida.
Toda a Ásia tem sido Budista. Nenhuma criança Budista jamais pergunta:
Quem criou o mundo? Estranho...milhões de crianças; nenhuma criança
Budista nunca pergunta quem criou o mundo. Não há nenhum criador, a
questão da criação é bobagem. A existência sempre esteve aqui, é
eterna. A própria idéia da criação e de um criador é estúpida.
Agora aqueles que acreditaram em Deus como o tema central da religião,
a fé deles fica abalada.
A fé de quase todo mundo está abalada, porque eles podem ver que alguém
mais sem essa fé, tendo ideologias absolutamente antagônicas, está
vivendo uma vida tão boa como eles a estão vivendo? Talvez até mesmo
melhor.
Os Budistas viveram uma vida melhor sem Deus do que qualquer um que
tenha acreditado em Deus. E a razão é clara; devido a que não há
Deus, toda a responsabilidade cai sobre seus ombros. Você não pode
orar para Deus porque toda oração é sem significado. Somente suas ações
vão decidir, não orações. O caminho da oração é o caminho do
homem impotente, que não vai fazer coisa alguma, ele apenas continua a
viver sua vida e orando para Deus ajudá-lo. Quando Deus está,
todo compassivo, e sou um pequeno pecador em comparação a compaixão
dele. Não preciso me preocupar.
Omar Khayyam, um dos poetas da maior qualidade no que diz respeito à
poesia, diz que você pode beber tanto álcool quanto você quiser e
alguém que diga; Pare de beber álcool porque é um pecado,
está criando uma dúvida em você sobre Deus. Sua lógica parece
estranha, mas é muito clara. Ele está dizendo. Deus é compassivo e se
eu não cometer nenhum pecado isso significa que desconfio da compaixão
de Deus. Deixe-me cometer tantos pecados quanto possíveis, porque eu
confio, tenho fé que Deus é compassivo. Ele me perdoará.

Ele era um grande pensador. Ele está dizendo que tentar viver uma vida
virtuosa significa que você desconfia que Deus não perdoará. Talvez
inconscientemente, as pessoas que acreditaram em Deus não viveram tão
virtuosamente como as pessoas que não acreditaram em Deus. Porque
quando não há Deus, você tem que viver virtuosamente. Você não pode
depender da compaixão de ninguém, somente sua ação irá dar seus
frutos. Então o que quer que você faça, você é responsável pelos
frutos que virão dessas ações. Você é a causa, você é o efeito.
Assim os Budistas, os Jainistas, que não acreditam em Deus, viveram
mais virtuosamente do que as pessoas que acreditam em Deus. Estranho...
Todas estas coisas, porque o mundo se tornou pequeno, todas essas fés não
estão mais fechadas mas se tornaram abertas para todos, criaram uma
tremenda complexidade na mente.
Sobrecarregaram a mente com milhares de contradições.
Ouvi dizer que uma centopéia, um pequeno animal com cem pernas, está
indo dar um passeio pela manhã. E um pequeno coelho está perplexo, tem
uma mente filosófica, começa a pensar, Como esse companheiro
consegue administrar cem pernas? Como ele lembra qual perna vai
primeiro, então a segunda, depois a terceira? Cem pernas, meu
Deus! Ele parou a centopéia e disse, Tio, me perdoe por perturbar
seu passeio matutino, mas sou um pouco do tipo filosófico. Surgiu uma
questão que só você pode resolver.
A centopéia disse: Que questão?
Ele disse Vendo suas cem pernas, estou perplexo de como você
administra, como você se lembra qual delas vai primeiro, então a
segunda, depois a terceira, até cem.
A centopéia disse: Nunca pensei sobre isso. Tenho andado desde a minha
infância, a questão nunca surgiu na minha mente. Talvez eu não seja
filosófico. Mas vou tentar descobrir. Você aguarda debaixo da árvore
e vou caminhar e ver.
Em minutos ela caiu no chão, porque ficar contando cem pernas e então
lembrar qual delas vai após a outra...ela tropeçou, confundiu-se e
caiu. Ela ficou muito zangada com o coelho.
E disse, Escute, nunca pergunte tal questão para nenhuma outra centopéia.
Estamos vivendo perfeitamente bem sem essa filosofia. Eu estava indo tão
bem no meu passeio matutino e agora não acho que possa prosseguir. Eu
devo voltar e descansar. Você me deu um problema complexo e cansativo e
você parece tão inocente! Mas lembre-se, guarde essa filosofia pra você
mesmo.
Todas essas fés estavam indo perfeitamente bem de um modo porque ninguém
estava levantando as questões. Mas de repente todas as fronteiras
desabaram. O mundo inteiro tornou-se um.
Qualquer um que tenha alguma inteligência está cônscio que todas as
teorias são ficções.
Agora uma abordagem totalmente nova é necessária. As antigas
abordagens ficaram todas obsoletas.
A fé ficou fora de moda.
Osho: The Osho Upanishad, Chapter 18
|