TELECOMUNICAÇÕES NOVAS TECNOLOGIAS DE SUPORTE
PARA MELHORIA DOS SERVIÇOS
Geraldo Moacir Soares/Ana Clélia Milhomem Ramos/Marcos Vinício
Guedes
Sumário
O setor de Telecomunicações teve um crescimento
gradativo, conseguindo alcançar um grau razoável de competição. Mas o mundo
globalizado exigia mais, principalmente em investimentos com modernidade tecnológica.
Baseado neste fato, o governo brasileiro não teve outra solução, senão privatizar o
setor, o que ocorreu em junho de 1998.
Com a privatização, espera-se que o setor ganhe agilização,
renovação tecnológica em atendimento à demanda reprimida.
Como durante muitos anos imperou o monopólio no setor, sempre
existiu um padrão monitorado pela então Telebrás, principalmente no nível de serviços
e abrangência.
A Rede de Telecomunicações no Brasil está distribuída em todos
os estados devido à política anterior, onde o governo, através de normas administradas
pelo Ministério das Comunicações, obrigava aos governos locais investirem em
ampliação dos serviços que sempre seguiam a mesma linha. Para os grandes centros
urbanos, além dos serviços convencionais de telefonia, estiveram disponíveis os
serviços de comunicação de dados, textos e imagem.
A opção estratégica por modernos sistemas de comunicação
tornou-se fator fundamental de produtividade nas empresas, definindo o grande diferencial
de competitividade.
O transporte integrado de voz, dados e imagem sintetiza
drasticamente mudanças no papel das telecomunicações, exigindo novos produtos e
serviços que atendas a nova realidade onde novas tecnologias tem surgido no contexto
mundial, como as transmissões via satélite, wireless e voz sobre IP, que possibilitarão
uma gama variada de serviços.
Ana Clélia Milhomem Ramos é Analista de Sistemas,
Geraldo Moacir Soares
é Consultor de TI e Professor de Ensino Superior,
Marcos Vinício Guedes é Analista de Sistemas e Consultor
os três são Mestrandos em Informática pela Universidade Católica de Brasília - UCB