Ajuste da organização do Sistema de Informação com a organização da empresa

A grande dificuldade de interação para negociar as prioridades das áreas e a dificuldade em conseguir aprovação para os recursos necessários, além da distância física entre os usuários e a área de informática, fez com que a minha empresa mudasse a forma de administrar os recursos de Tecnologia da Informação, passando a experimentar um modelo descentralizado. Em 1996 foi elaborado aprovado pela Diretoria Colegiada um Plano Diretor de Informática - PDI, que trazia como principal meta, a descentralização da Atividade Informática, ficando para a Gestão de Tecnologia da Informação, ligado hierarquicamente à presidência da empresa, a missão de coordenar os diversos Núcleos de Informática (cinco) distribuídos nas Diretorias da empresa.

Com a aprovação do PDI, uma área piloto foi testada, e a descentralização das demais aconteceu em um prazo de seis meses, sendo a partir daí, cada Núcleo administrado por um gerente que freqüente se reunia com os demais em um comitê (RENUC) coordenado pelo Departamento de Informática. Diversos ajustes foram efetuados, visto que a diversidade das Diretorias era muito grande, devido ao volume e ao grau de necessidade e de automação de procedimentos de cada uma. No decorrer de um ano, dois Núcleos haviam sido extintos e os demais conseguiram contratar recursos (analistas/programadores) para atender às solicitações das áreas usuárias.

A Coordenação se tornou bastante complexa, em função da visão setorial na automação dos procedimentos, o que comprometia o interfaceamento dos sistemas corporativos.

Ajustes mais profundos no PDI se faziam necessários, principalmente pelo fato de algumas áreas terem se tornado semi-independentes. Porém eles não ocorreram no momento devido.

Por dificuldades de sintonia na adequação dos sistemas ao Bug do Milênio, projeto de abrangência global na empresa, esta atividade não conseguia fluir no ritmo desejado, uma vez que todos os aplicativos da empresa precisavam sem vistos de maneira conjunta, em meados de 1998, houve a decisão da mesma Diretoria Colegiada em re-centralizar a estrutura, voltando ao modelo antigo, desfazendo-se os Núcleos de Informática.

Diversas ensinamentos de gerência de procedimentos foram aprendidos com o processo que precisava de uma coordenação bastante afinada com as demais áreas gestoras nas diretorias da empresa. O maior deles foi que, para tomar uma decisão desta magnitude exige planejamento, acompanhamento e ajustes no momento certo, eventualmente mantendo uma estrutura híbrida.

Alguns avanços foram conseguidos durante este período, tais como: padronização do ambiente de rede, melhoria no sistema de segurança de acessos, melhorias na interação entre os usuários (que passaram a administrar conjuntamente as prioridades) e a área técnica, modernização do parque computacional (ambiente de microinformática) e aumento do quadro de técnicos. O maior retrocesso pode ter sido o distanciamento novamente do usuário com a área provedora de automação, quando da volta ao modelo antigo.

Moacir é Coordenador de Projetos, especialista em Sistemas de Informação/Redes de Computadores,
professor de Curso Superior e Mestrando em Informática pela Universidade Católica de Brasília - UCB

Hosted by www.Geocities.ws

1