Pagina Inicial Verdade  
Pagina Inicial

IDOLATRIA



Vamos refletir acerca das seguintes passagens:
  • Isaías, capítulo 43, verso 11: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador".
  • Isaías, capítulo 44, versos 9 a 11: "Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade; e as suas cousas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas mesmas testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos. Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos, pois os mesmos artífices são de entre os homens: ajuntem-se todos, e levantem-se: assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos."
  • Isaías, capítulo 44, versos 14 a20: "Tomou para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho, e esforça-se contra as árvores do bosque; planta um olmeiro e a chuva o faz crescer. E não servirão ao homem para queimar; com isto se aquenta, e come o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha diante dela. Metade queima no fogo, com a outra metade come carne; assa-a, e farta-se; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo. Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura, ajoelha-se diante dela e se inclina, e ora-lhe e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem, porque se lhe untaram os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam. E nenhum deles toma isto a peito; e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: metade queimei no fogo, e comi pão sobre as suas brasas; assei sobre elas carne e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ía eu ao que saiu duma árvore? Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou: de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: não há uma mentira na minha mão direita? "
  • Isaías, capítulo 45, versos 22 a 25: "Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra, porque eu sou Deus e não há outro. Por mim mesmo tenho jurado, saiu de minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás: que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua. De mim se dirá: Deveras no Senhor há justiça e força: até ele virão mas serão envergonhados todos os que se irritarem contra ele. Mas no Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel."
  • Efésios, capítulo 5, verso 5: "Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicário, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus".
  • João, capítulo 20, versos 26 a 29: "E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram."

Por tudo que lemos até aqui podemos definir idolatria como sendo, adoração de imagens de escultura em lugar do Deus vivo, a prática de prostituição, homossexualismo, lascívia, impurezas e avareza. Porque todas estas coisas tomam o coração do homem de assalto e o tornam escravo pela dominação da carne. Tomam o lugar de Deus na vida do homem. Se cultivamos a fé em Jesus, não precisamos de imagens, porque ele está conosco. É inútil buscar a produção de imagens de escultura para nos lembrarmos do sacrifício de Jesus. Quem o faz é porque não tem o Espírito de Deus, porque é ele que nos lembra de tudo o que representa Cristo para nossas vidas. Por que termos um Cristo crucificado decorando nossas casas? Porque acender velas diante de imagens? Porque oferecer pratos de comida a título de alcançar algum benefício, se o sacrifício de Jesus por nós foi completo? Se Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim", ele é o único intercessor por toda a humanidade. Precisamos de outros santos para intercedermos por nós? Mas uma coisa é certa: independente do motivo em que o ser humano se refugie para insistir na idolatria, forçosamente ajoelhar-se-á diante do Deus Vivo para reconhecer o único Senhor e Salvador; e o fará de duas maneiras: ou com extrema alegria da vitória, ou com extrema vergonha de permanecer em sua presença, pela imundície da sua alma, sem direito a outra vida para corrigí-la.

 
Pagina Inicial    
Hosted by www.Geocities.ws

1