|
IDOLATRIA
Vamos refletir acerca das seguintes passagens:
- Isaías, capítulo 43, verso 11: "Eu, eu sou o Senhor, e
fora de mim não há Salvador".
- Isaías, capítulo 44, versos 9 a 11: "Todos os
artífices de imagens de escultura são vaidade; e as suas
cousas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas
mesmas testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam
confundidos. Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura que
é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus seguidores
ficarão confundidos, pois os mesmos artífices são
de entre os homens: ajuntem-se todos, e levantem-se: assombrar-se-ão,
e serão juntamente confundidos."
- Isaías, capítulo 44, versos 14 a20: "Tomou para si cedros,
ou toma um cipreste, ou um carvalho, e esforça-se contra as
árvores do bosque; planta um olmeiro e a chuva o faz crescer.
E não servirão ao homem para queimar; com isto se aquenta,
e come o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele;
fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha diante dela. Metade queima no
fogo, com a outra metade come carne; assa-a, e farta-se; também se
aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo. Então
do resto faz um deus, uma imagem de escultura, ajoelha-se diante dela e se
inclina, e ora-lhe e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. Nada
sabem, nem entendem, porque se lhe untaram os olhos para que não
vejam, e os seus corações para que não entendam.
E nenhum deles toma isto a peito; e já não têm
conhecimento nem entendimento para dizer: metade queimei no fogo,
e comi pão sobre as suas brasas; assei sobre elas carne e a comi;
e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ía eu
ao que saiu duma árvore? Apascenta-se de cinza; o seu
coração enganado o desviou: de maneira que não pode
livrar a sua alma, nem dizer: não há uma mentira na minha
mão direita? "
- Isaías, capítulo 45, versos 22 a 25: "Olhai para mim, e
sereis salvos, vós, todos os termos da terra, porque eu sou Deus e
não há outro. Por mim mesmo tenho jurado, saiu de minha boca
a palavra de justiça, e não tornará atrás: que
diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda
a língua. De mim se dirá: Deveras no Senhor há
justiça e força: até ele virão mas serão
envergonhados todos os que se irritarem contra ele. Mas no Senhor
será justificada e se gloriará toda a descendência
de Israel."
- Efésios, capítulo 5, verso 5: "Porque bem sabeis isto: que
nenhum fornicário, ou impuro, ou avarento, o qual é
idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus".
- João, capítulo 20, versos 26 a 29: "E oito dias depois
estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles
Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no
meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe
aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; e chega a tua mão,
e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe
Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que
não viram e creram."
Por tudo que lemos até aqui podemos definir idolatria como sendo,
adoração de imagens de escultura em lugar do Deus vivo, a
prática de prostituição, homossexualismo,
lascívia, impurezas e avareza. Porque todas estas coisas tomam o
coração do homem de assalto e o tornam escravo pela
dominação da carne. Tomam o lugar de Deus na vida do homem.
Se cultivamos a fé em Jesus, não precisamos de imagens,
porque ele está conosco. É inútil buscar a
produção de imagens de escultura para nos lembrarmos do
sacrifício de Jesus. Quem o faz é porque não tem o
Espírito de Deus, porque é ele que nos lembra de tudo o que
representa Cristo para nossas vidas. Por que termos um Cristo crucificado
decorando nossas casas? Porque acender velas diante de imagens? Porque
oferecer pratos de comida a título de alcançar algum
benefício, se o sacrifício de Jesus por nós foi
completo? Se Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida;
ninguém vem ao Pai, senão por mim", ele é o
único intercessor por toda a humanidade. Precisamos de outros santos
para intercedermos por nós? Mas uma coisa é certa:
independente do motivo em que o ser humano se refugie para insistir na
idolatria, forçosamente ajoelhar-se-á diante do Deus Vivo
para reconhecer o único Senhor e Salvador; e o fará de duas
maneiras: ou com extrema alegria da vitória, ou com extrema vergonha
de permanecer em sua presença, pela imundície da sua alma,
sem direito a outra vida para corrigí-la.
|
|