|
Eis
o Pão da Vida!
A Festa de Corpus Christi,
foi propagada e defendida por São Tomás de Aquino, e foi
oficializada em 1264. Na Bélgica, no século XIII, teve ínicio
a tradição da confecção de tapetes coloridos
sobre os quais, a Hóstia Divina, passaria em procissão.
Neste dia tão importante para a Santa Igreja Católica, os
fiéis, fazem justamente, o que Cristo pediu e ordenou: "Fazei
isto em Minha Memória".É o Dia de "Corpus Christi",
(traduzido do latim significa, "Corpo de Cristo") que é
a hóstia consagrada, que os fiéis recebem nas missas. Recorda-se
neste dia, a Instituição da Eucaristia, que também
celebramos na quinta-feira santa, com o rito do Lava-Pés. É
neste pão, consagrado sobre o altar, que Jesus Cristo, Filho de
Deus, se faz presente, assim como estava presente entre os apóstolos
naquela ocasião. Jesus está ali, verdadeiramente presente
e vivo! É o Sacramento do Amor, sinal vísivel de Deus invisível,
que se torna diante de nossos olhos, o mesmo Cristo Jesus que morreu e
ressuscitou. Por isso, essa festa religiosa, é realizada na primeira
quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade. Em um artigo
sobre a devoção ao Santíssimo Sacramento, Dom Cláudio
Cardeal Hummes afirma:
"A Eucaristia é também prenúncio escatológico,
ou seja, prenúncio do que será a vida no Reino definitivo
de Deus, no fim dos tempos, quando Deus consumar a história e instaurar
em definitivo o que preparou para aqueles que O amam. Um banquete eterno,
em que experimentaremos em plenitude o amor que Deus tem por nós."
Não deixe de ir à sua comunidade celebrar esta Festa tão
bonita!
Texto
de Gena Paula Rodrigues Avelino
|