Eis o Pão da Vida!


A Festa de Corpus Christi, foi propagada e defendida por São Tomás de Aquino, e foi oficializada em 1264. Na Bélgica, no século XIII, teve ínicio a tradição da confecção de tapetes coloridos sobre os quais, a Hóstia Divina, passaria em procissão. Neste dia tão importante para a Santa Igreja Católica, os fiéis, fazem justamente, o que Cristo pediu e ordenou: "Fazei isto em Minha Memória".É o Dia de "Corpus Christi", (traduzido do latim significa, "Corpo de Cristo") que é a hóstia consagrada, que os fiéis recebem nas missas. Recorda-se neste dia, a Instituição da Eucaristia, que também celebramos na quinta-feira santa, com o rito do Lava-Pés. É neste pão, consagrado sobre o altar, que Jesus Cristo, Filho de Deus, se faz presente, assim como estava presente entre os apóstolos naquela ocasião. Jesus está ali, verdadeiramente presente e vivo! É o Sacramento do Amor, sinal vísivel de Deus invisível, que se torna diante de nossos olhos, o mesmo Cristo Jesus que morreu e ressuscitou. Por isso, essa festa religiosa, é realizada na primeira quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade. Em um artigo sobre a devoção ao Santíssimo Sacramento, Dom Cláudio Cardeal Hummes afirma:
"A Eucaristia é também prenúncio escatológico, ou seja, prenúncio do que será a vida no Reino definitivo de Deus, no fim dos tempos, quando Deus consumar a história e instaurar em definitivo o que preparou para aqueles que O amam. Um banquete eterno, em que experimentaremos em plenitude o amor que Deus tem por nós."
Não deixe de ir à sua comunidade celebrar esta Festa tão bonita!

Texto de Gena Paula Rodrigues Avelino

Hosted by www.Geocities.ws

1