A idéia do Nightwish nasceu em Julho de 1996 quando o Tuomas
estava passando a noite com seus amigos num acampamento. As
primeiras 3 músicas, foram acústicas, foram gravadas em Outubro
e Dezembro de 1996. E a banda tinha 3 membros: Tuomas, Tarja e
Emppu.


Nós precisávamos testar como as músicas iriam ficar com bateria
(Jukka entra para a banda) e ai foi usada uma guitarra elétrica
em vez de uma acústica. Depois de algumas semanas treinandno
agente foi para o estúdio em Abril de 1997. Naquela época nós
gravamos 7 músicas que ainda podem ser encontradas em edições
limitadas do cd Angels Fall First.


Em maio de 1997, Nightwish assinou contrato de dois cds com
Spinefarm. Em agosto Nightwish foi para o estúdio e gravou 4
novas músicas. Antes dos ensaios de Angels Fall First, um single
chamado The Carpenter foi lançado e chegou a 8º posição de
singles na Finlândia. Angels Fall First foi lançado no início de
Novembro e chegou à 31º nas paradas de álbuns da Finlândia.


Nightwish tocou seu primeiro hit em Kitee em 31 de dezembro de
1997. Depois disso, Nightwish teve apenas 7 hits no inverno
seguinte porque Jukka e Emppu foram convocados pelo Exército e
Tarja estava ocupada com seus estudos. Nightwish e Spinefarm
estenderão seu contrato para 3 ao invés de 2 cd's apenas.


Em abril de 1998, a filmagem do primeiro vídeo, The Carpenter,
começou. Ficou pronto no começo de maio e foi tocado em Jyrki.
Tuomas e Tarja foram também entrevistados nesse show. No verão
seguinte o baixista Sami se uniu a banda. Durante o verão as
novas músicas foram ensaiadas e a banda foi para o estúdio no
início de Agosto. As gravações terminaram no fim de Outubro. Em
13 de novembro, Nightwish teve um grande hit em Kitee onde o
vídeo Sacramente of Wilderness foi gravado. Um single dessa
música foi lançado em 26 de novembro e o novo álbum foi chamado
Oceanborn, lançado em 7 de dezembro.


Todos ficaram surpresos com o sucesso de Oceanborn. Ele chegou a
5° colocação na parada oficial e o single Sacrament foi o número
um na parada de singles. No inverno de 1999, Nightwish teve hits
em vários lugares do país nos 3 meses e tocaram também na parada
da Lista (programa de tv). Na primavera Oceanborn foi lançado
fora da Finlândia. Em maio a banda começou a ter hits novamente
e saíram em turnê pelo país por 2 meses e meio tocando em quase
todos os grandes festivais de rock. Na mesma época o single
Sleeping Sun foi gravado, o qual foi escrito em homenagem ao
eclipse na Alemanha. Em agosto o single foi lançado na Alemanha
e incluiu também as músicas Walking in the Air, Swanheart e
Angels Fall First. Somente na Alemanha o single vendeu 15.000
cópias em um mês. Em agosto Nightwish soube que Oceanborn e
Sacrament tinham sido esgotados. Enquanto isso foi confirmado
que Nightwish faria uma turnê européia com 26 músicas junto com
uma banda alemã chamada Rage.


No começo de 2000 a banda voltou ao estúdio para gravar seu 3
álbum. Uma interrupção foi bem vinda no trabalho do estúdio
quando foram convidados para o concurso Eurovision com a música
Sleepwalker. Nightwish chegou ao primeiro lugar em qualidade mas
a colocação final foi de 2 lugar, apesar da aterradora vitória
pelos votos do público.


O novo álbum Wishmaster foi lançado em maio e a turnê Wishmaster
começou em Kitee, a cidade-natal da banda. Após o show a banda
recebeu disco de ouro pelo álbum Oceanborn e pelos singles
Sacrament, Walking in the air e Sleeping Sun. Wishmaster foi
direto a primeira colocação na parada finlandesa e permaneceu lá
por 3 semanas. Durante essas 3 semanas ele também alcançou disco
de ouro. Wishmaster foi aprovado por ambos os fãs e pela mídia e
foi nomeado como álbum do mês pela revista alemã Rock Hard na
sua edição 6/2000, com edições passadas pertencentes a Bon Jovi
e Iron Maiden.


Wishmaster também debutou na parada alemã em novembro no 21º
lugar e no 66º lugar na França! A Turnê Wishmaster, que começou
em Kitee, continuou junto com os grande festivais na finlândia e
na América do Sul em julho de 2000. As 3 semanas no Brasil,
Chile, Argentina, Panamá e México acabaram sendo a maior
experiência da banda até hoje. E foi seguido por shows de
sucesso em Wacken Open Air, Biebop Metal Fest e a primeira turnê
de abertura com Sinergy & Eternal Tears Of Sorrow. Em novembro
Nightwish fez duas apresentação em Montreal, no Canadá.


O seguinte projeto do Nightwish incluiu o DVD e VHS do show com
um cd limitado (apenas para a Finlândia) O show ocorreu em
Tampere em 29 de Dezembro de 200. O material foi lançado em
abril de 2001 na Finlândia e no resto do mundo no verão de 2001.
No fim do show Nightwish receberam disco de platina por
Wishmaster e discos de ouro pelo single Deep Silent Complete!


Em Marco de 2001 Nightwish voltou ao estúdio para gravar uma
nova versão para o clássico de Gary Moore "Over the Hills and
Far Away" com 2 novas músicas e uma nova versão de Astral
Romance do cd Angels Fall First. O lançamento finlandês desse EP
foi em Junho de 2001. A versão alemã de Over the Hills and Far
Away incluiu 6 músicas ao vivo mais 4 músicas inéditas.


Nightwish estendeu novamente o contrato com a gravdora
Spinefarm Records com um álbum completo, que está preste para o
verão de 2002.

Fotos

Voltar

Hosted by www.Geocities.ws

1