
O Que é o Gótico
O Gótico não é apenas uma opção de estética e sim uma mistura entre surrealismo, romantismo e estilo medieval. O Estilo Gótico tem origem nos Tempos Medievais, séculos XIII e XIV, ligado principalmente a arquitetura como catedrais e igrejas. O aparecimento do verdadeiro Estilo Gótico vem alguns anos a frente, onde a Época Medieval já era considerada um período bárbaro e obscuro, os bárbaros que lá viviam eram chamados de genos, portanto Gótico significa Bárbaros por excelência, causando assim um profundo despreso.
O gótico, portanto é aquele que cultiva a depressão, utiliza a música, a arte e a literatura para expressar suas decepções tanto amorosas quanto da vida, sua opinião sobre o mundo e sobre as coisas no qual ninguém se importa, ou ainda para criticar aquilo que tanto o incomoda.
A literatura Gótica faz uma grande distinção entre o BEM e o MAL. São muito citados nos textos góticos a noite, o pessimismo, a loucura, os sonhos, as sombras, as quedas, o medo, a decomposição, a atração pelo abismo, sem se esquecer da principal: a MORTE e a VIDA.
Exitem várias classificações para o estilo Gótico, entre elas o Dark Wave, Pós-Punk, Electro-Gótico, Neo-Goth, 80's, Synth Pop, Gothic Rock, Ethereal.
Espero ter conseguido passar uma pequena definição sobre o que é o Gótico.
(Texto retirado da internet)
O Gótico
A depressão, a raiva, e o desânimo são as principais causas do distanciamento de nós góticos do mundo dos demais mortais. Esse distanciamento na maioria das vezes se torna um círculo vicioso e nos faz cair em um profundo poço de melancolia.
Essa tristeza invade nossas almas, tornando-nos criaturas frias e distantes, muitas vezes estranhas para os demais.
Quando atingimos tal profundidade neste poço não temos como voltar e adotamos as trevas como opção de vida. Neste momento de autoconsciência sabemos exatamente o que nos tornamos e o que somos. Esse é o momento de transição de uma pessoa normal para um gótico, nosso momento de maior solidão.
Com o passar do tempo abrimos mão de vários amigos e a solidão parece crescer cada vez mais, até percebemos que não estamos sós, e que mundo a fora existem pessoas em situação semelhante a nossa. É aí que somos percebidos, quando paramos para perceber. E assim surge uma nova sociedade, emergindo das sombras. A partir daí notasse que góticos são compreendidos apenas por góticos, embora o verdadeiro gótico mesmo estando cercado de outras almas tristes igual a sua sempre se sentirá só, pois esta foi sua escolha e será seu destino.
Alegrias X Tristezas
Embora a tristeza seja um dos sentimentos mais profundos conseguimos rir de nossa própria situação.
Nossos momentos de real felicidade são raros, mas verdadeiros, pois são preciosos de mais. Na maioria das vezes não somos pessimistas ou desistimos da vida, apenas a vemos com outros olhos.
As alegrias podem vir de simples coisas, como a felicidade de uma outra pessoa muito estimada, seja um amigo ou algo mais. Ou quando estamos perto de alguém que nos ama de verdade, são momentos para refletir sobre a felicidade e como ela é importante e preciosa, além de necessária para qualquer ser humano, até para nós góticos.
Solidão
Esse sim, nosso sentimento mais profundo e o mais necessário para o cultivo de nossa melancolia eterna.
É o sentimento responsável por nossos momentos de reflexão, e sem ele a essência gótica não tem sentido.
(Texto retirado da internet)
GÓTICO
ORIGENS E FUNDAMENTOS
Na literatura o termo gótico se refere a uma forma peculiar de romance popular do século 18. Romances góticos continuaram a serem escritos no séc. 19 e reapareceram com maior intensidade no séc. 20. É também conhecida como a "literatura do pesadelo". Esse tipo de literatura emergiu como uma forma de romantismo, mas procurando mostrar o lado mais negro e obscuro do ser. A literatura gótica impõe o sentido do pavor. É uma mistura de terror, dor, morte, horror, maldade, mistério, depressão...
COMO SÃO OS GÓTICOS
Em geral, a roupa é preta (as vezes rasgada), o indivíduo geralmente é pálido e tem um ar melancólico, comportamento dramático, é inteligente, cabelo comprido, coturno, aprecia cemitérios, livrarias, bibliotecas...
Bom, mas isso é um esteriótipo. É claro que com o calor que faz aqui no Brasil é difícil ver alguém todo encapotado de preto e pálido. Por isso é mais correto classificar ou identificar o gótico pelo seu comportamento, que geralmente é dramático e pessimista. Os góticos tendem a ser anti-sociais, depressivos, apreciam um bom livro, poesia, filmes...


