O vocalista e guitarrista Alexi Laiho e o baterista Jaska Raatikainen
começaram a tocar juntos em 1993, em Espoo, na Finlândia. No início, a
banda chamava-se Inearhed e apresentava-se em Helsink e região. Com um ano
de estrada, o grupo conseguiu gravar a primeira demo com quatro músicas.
Naquele momento, outros integrantes tinham entrado para o Inearhed: o
guitarrista Alexander Kuoppala, o baixista Henkka Blacksmith e, algum tempo
depois, o tecladista Janne Wirman.


Em 1997, Alexi Lahilo entrou também para grupo finlandês Thy Serpent, o que
não atrapalhou os planos do Children of Bodom. Com o grupo completo, eles
começaram a produzir o primeiro álbum, “Something Wild”. Estava tudo
planejado, o lançamento seria por uma pequena gravadora belga, mas Sami
Tenetz, integrante do Thy Serpent, mostrou a demo para a Spinefarm Records
e a gravadora gostou tanto, que fechou um contrato para a gravação de três
discos.


Antes do lançamento, eles decidiram mudar de nome e o escolhido foi
Children of Bodom. O nome é uma referência à tragédia no lago Bodom, em que
dois casais de adolescentes foram mortos brutalmente durante um acampamento
em 1960. As vítimas ficaram conhecidas como “Children of Bodom” (crianças
de Bodom).


O primeiro álbum saiu na Finlândia em 1997 e graças a um contrato com a
Nuclear Blast, ele foi lançado no resto da Europa. A situação melhorou
quando eles resolveram lançar um single, “Children of Bodom”, que chegou ao
topo da parada finlandesa. Durante o ano de 1998, a banda saiu duas vezes
em turnê sem Janne, que estava na época de provas na escola. Já com a
produção de um novo disco na cabeça, a banda lançou outro single,
“Downfall”, que continha uma versão para “No Commands”, dos Rollings
Stones.


“Hatebreeder”, o segundo álbum, foi lançado em 1999. O sucesso foi tanto,
que em junho do mesmo ano fizeram três shows no Japão com ingressos
esgotados. Finalmente, Janne pode participar da Nuclear Blast Tour que
começou em setembro. Era evidente o crescimento do sucesso a cada
lançamento. Passada a turnê, a banda lançou mais um single, “Hate Me”, que
mais uma vez alcançou a primeira colocação na parada da Finlândia. Mais
portas se abriram e o Children of Bodom foi um dos convidados do Milwaukee
Metal Fest, nos Estados Unidos.


Após uma pequena parada para que alguns dos integrantes pudessem se dedicar
aos projetos paralelos, a banda voltou ao estúdio. O resultado foi o
terceiro álbum, “Follow the Reaper”, lançado mundialmente em janeiro de
2001. O disco teve boa vendagem na Europa e chegou a ser o terceiro mais
vendido no país de origem da banda. A turnê internacional incluiu desta
vez, além da Europa, a América do Sul, com dois shows no Brasil, um em São
Paulo e outro em Curitiba. Alguns fatos marcaram os shows, em Curitiba, o
tecladista jogou o instrumento na platéia e encerrou o show mais cedo. Em
São Paulo, problemas técnicos prejudicaram a apresentação.


Em 2003, após o lançamento do álbum “Hate Crew Deathholl”, surgiram os
primeiros problemas. Alexander Kuoppala deixou o grupo e para não adiar os
shows do novo disco, a banda escalou temporariamente Roope Latvala, do
Sinergy. Para o primeiro semestre de 2004 está previsto o lançamento de um
DVD, que contará até com um passeio da banda por Helsinki, onde os
integrantes escolhem os lugares mais interessantes da cidade. E o estúdio
também está nos planos, mas um novo álbum só deve chegar às lojas em 2005.








Fotos




Voltar

Hosted by www.Geocities.ws

1