OS DONS DO ESPÍRITO SANTO E O SEU CRESCIMENTO

Fonte –– Pe. Aberio Christe e os Dons do Espírito Santo

Naquele dia acordei pensando nos sete dons do Espírito Santo, pois havia aceitado um convite justamente para pregar sobre este tema. Ainda com dificuldade para abrir os olhos, antes mesmo de me dirigir ao lavabo, estiquei o braço, alcancei a Bíblia e reli o livro do profeta Isaías nos versículos dois e três do capítulo onze: "Sobre ele repousará o espírito de Iahweh, espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Iahweh: no temor de Iahweh estará a sua inspiração."

Esta última frase ficou ecoando na minha mente por um certo tempo: "no temor de Deus estará a sua inspiração". Fechei o Livro Sagrado e notei que precisava me apressar para não atrasar o meu compromisso. A frase bíblica me acompanhou pelo caminho. Acelerei o carro atingindo a velocidade máxima permitida por lei, até que o sinal vermelho me obrigou a uma parada. Percebi então uma menina aparentando nove anos de idade. Ela vendia chocolate a um motorista que se encontrava à minha frente e foi bem sucedida no seu empreendimento. Ao receber a moeda, traçou o sinal da cruz na testa, nos lábios e no peito. Esse gesto tão simples revelou sua verdadeira intenção de agradecer a Deus por um sucesso alcançado.

Orei por aquela criança e concluí: aí está o temor de Deus. Ela tinha a certeza da fidelidade do Pai Criador. Sentia-se amparada e submetia- se ao Espírito Santo. "Saberás, portanto, que Iahweh teu Deus é o único Deus, o Deus fiel, que mantém a Aliança e o amor por mil gerações, em favor daqueles que o amam." (Dt 32, 9)

Diferente do medo é o amor. Saber-se amado por Aquele que é Senhor de tudo e entregar nas suas mãos a própria vida: Isto é temor de Deus. O último dom do Espírito Santo entre os sete relacionados. Disse Santo Agostinho: "nós subimos do temor até aperfeiçoarmo-nos na sabedoria."

O próximo degrau nessa escalada até a Sabedoria é a Piedade. São Paulo, na Carta aos Efésios, refere-se a Cristo Jesus quando faz um paralelo entre o subir e o descer, ele diz: "O que desceu é também o que subiu acima de todos os céus, a fim de plenificar todas as coisas. E ele é que 'concedeu' a uns ser apóstolos, a outros profetas, a outros evangelistas, a outros pastores e mestres, para aperfeiçoar os santos..., até que alcancemos todos nós a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, o estado de Homem Perfeito." (Ef 4,10-13)
A Piedade é essa busca da santidade pela Graça de Deus, através dos sacramentos, das devoções, da oração sem cessar. Tudo isso permeia o cotidiano, modificando qualitativamente as relações interpessoais e sociais. Quem recebe o dom da piedade passa a relacionar-se santamente com o outro e com o mundo, sem jamais abandonar as práticas religiosas.

Com estas leituras e reflexões terminei aquele dia agradecendo a Deus por todas as atividades realizadas e pelas pessoas que Ele havia me permitido encontrar. Nessa noite sonhei com um amigo do tempo de seminário que há tempos não via nem tinha notícias. Não consegui lembrar imagens claras do sonho, mas senti que precisaria conversar com ele. Soube mais tarde que esse amigo havia sofrido um assalto e passara a noite inteira como refém dos bandidos. Encontramo-nos depois num enterro: uma mãe de três jovens havia se suicidado ateando fogo no próprio corpo.

Desculpe-me falar de fatos tão tristes, mas é a deixa para citar outro dom do Espírito que conduz à Sabedoria: a Fortaleza. Meu amigo estava muito abalado com a violência sofrida e com a tragédia que envolveu seus amigos. O que o faria continuar firme o combate do dia a dia sem desanimar? O que ajudaria os jovens a superar o choque sofrido? A resposta é a Fortaleza. É preciso esperar com amor, como São Paulo testemunha: "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé". (2 Tim 4, 7)

Ao voltar do enterro, encontrei na Igreja uma fila de pessoas me aguardando para conversar. Queriam abrir o seu coração com alguém de confiança que não fosse um juiz a condená-las, mas sim uma luz que as ajudasse a tomar decisões ou resolver conflitos. Alguém que fosse um instrumento de Deus para fazê-las enxergar um caminho. O dom do Conselho. Mais perto da Sabedoria está quem sabe escutar e pedir ajuda.

Eu fico feliz porque ultimamente estou encontrando muitos irmãos e irmãs que desejam conhecer profundamente a Jesus. Eles querem fazer a experiência de Deus através da mística e da ciência (está aí mais um dom do Espírito Santo). São homens e mulheres com mente, coração e espírito livres de preconceitos e prejuízos. Diferentemente daqueles que pensam que Deus é mesmo uma pomba que pode ser engaiolada, eles estão cientes da força do Espírito que age nas pessoas e nos acontecimentos. É o Dom da Ciência que aproxima o ser humano da Sabedoria de Deus.

O Espírito Santo age na vida das pessoas e no mundo. Cheguei a esta certeza com a graça de Deus. Mas não pensem que foi de um dia para outro. Precisei trilhar um caminho entre dúvidas e questionamentos, estudos e experiências, orações e sacramentos. Se a minha fé na época fosse maior, talvez não precisasse passar por tanto sofrimento. Contudo, hoje sei que a crença é permissão. Sou um verdadeiro crente quando permito Deus agir na minha vida. E o Espírito Santo inunda todo o nosso ser. Está superado aquele conflito entre razão e emoção. Deus unge e transforma o coração, a mente, o físico, a alma, a história, a sociedade, o universo... Deus é maravilhoso.

A igreja estava repleta de fiéis para a celebração. Entre esses, irmãos passando por dificuldades financeiras, problemas familiares, inúmeras preocupações, cansaços, desânimos... Outros felizes e agradecidos. Irmãos que recentemente superaram crises, recuperaram a saúde... Alguns cristãos sempre fiéis, peregrinos de longa caminhada. Outros se reencontrando e muitos querendo se reencontrar. O ato penitencial tocou fundo nos corações. Todos que ali compareciam com sua história, com seus sucessos e fracassos estavam ávidos do perdão. Enfim entenderam-se amados por Deus.

A Palavra de Deus foi acolhida como um fogo abrasador que modifica por inteiro. "Padre, senti que o senhor falou para mim na homilia". Confessou um homem já bastante amadurecido pela idade.

Um rapaz jovem, ao receber a Hóstia consagrada, desmanchou-se em prantos. Ele percebeu a presença de Jesus no Pão Eucarístico. O dom do Entendimento.

Aquele que acolhe a revelação de Deus, já não pode ser o mesmo. Aquele que assimila, não somente no intelecto, mas em todo o seu ser, o mistério da encarnação de Deus e da ressurreição de Cristo, recebe o Dom do Entendimento.

Do Temor de Deus ao Entendimento. Eis o caminho para se chegar à Sabedoria. Eis o caminho da santidade.

Voltar

TEMAS

1