Fonte –– Comunidade Recado –– Josilene Pinto
"Meu filho se entrares para o serviço de Deus
permanece firme, na justiça e no temor, e prepara a tua alma
para a provação, humilha o teu coração,
espera com paciência..."
(Eclo 2,12)
- Vivemos no mundo da praticidade, da rapidez, do instantâneo
e automático. Compramos alimentos já preparados,
preferimos os bancos e serviços computadorizados, andamos sempre
com pressa e buscando ganhar tempo. Somos a civilização
da luta contra o relógio e é claro que isso afeta a nossa
espiritualidade e serviço ao senhor.
- Não é verdade que muitas vezes nos impacientamos
conosco, com os outros e com Deus porque gostaríamos de ver as
coisas acontecendo no nosso tempo e ao nosso modo? Acontece que a forma
escolhida por Deus não é a da rapidez e sim a da
eficiência e durabilidade.
- Somos servos da música e precisamos aprender a permitir,
ou mesmo desejamos que Deus venha ao seu modo e no seu tempo fincar
alicerces sólidos para que nosso serviço não seja
para um momento mas tenha valor eterno. Sei que às vezes
parecemos não estar saindo do lugar, conseguindo nenhum
progresso, mas precisamos avaliar e discernir:
- Se estamos firmes na busca da santidade e no temor de deus com
certeza Deus está nos provando, para que como uma árvore
bem podada possamos crescer e dar mais juntos.
- Porém se não estamos seriamente decididos a
buscar a santidade e o santo temor de Deus, então
verdadeiramente estamos em círculos e pouco, ou quase nada,
progrediremos em nosso ministério.
- primeiro passo então é pedirmos ao espírito
de Deus que nos dê a graça de permanecermos firmes na
busca da santidade, pedirmos que ele nos "sustente com uma vontade
generosa" ( Sl 50,14 ).
- segundo passo é prepara nossa alma para a
provação humilhando nosso coração. Como
somos tentados pelo orgulho, auto-suficiência e soberba em nosso
ministério, não é verdade? Humildade vem de "humus"
, que significa terra, pó, esterco. Humilhar-se portanto
significa reconhecer-se pó, nada significa a todo instante Ter
em nosso coração e mente que tudo que temos e somos
recebemos do Senhor e portanto pertence a ele.
- "Se só Deus é, se só Deus tem, que tenho eu que não tenha recebido?"
- Às vezes confundimos humildade com falsa-humildade.
É necessário então conceituarmos bem estes dois
termos. A pessoa humilde reconhece os seus dons e talentos com
manifestação da glória e vontade de Deus. Por isso
está sempre disponível para usá-los para o bem e
crescimento de igreja. Uma característica do
coração humilde é a profunda consciência de
sua dependência de Deus, acompanhada de um sentimento de
confiança e gratidão pelo seu constante auxílio e
providência.
- A falsa-humildade já é caracterizada por uma
excessiva preocupação com sua auto-estima em
relação aos outros, o que leva a pessoa a esconder os
seus talentos em determinadas ocasiões, só deixando que
eles se manifestem na situação que tragam uma
segurança de que haverá um retorno em forma de elogios e
exaltações. Na verdade a falsa-humildade é uma
forma mascarada de orgulho. O que às vezes parece uma virtude
é na verdade uma manifestação de pecado,
fechamento e soberba. Podemos e devemos fazer uma
avaliação da nossa postura diante do ministério
que desenvolvemos para, à luz verdade, nos conhecermos melhor e
assim permitimos que Deus venha ao nosso encontro.
- É claro que continuamos homens, falhos, pecadores e que
certamente temos uma mistura de trevas e luz, mas o que precisamos
avaliar é qual a predominância que há hoje em
nós.
- Temos uma tendência maior para a humildade ou para a falsa-humildade ?
- Coloque-se em oração, na presença do Senhor
e impulsionando pelo seu Espírito Santo, leia novamente Eclo
2,1-6, e ouça o que ele tem a te dizer.
- Qual tem sido a sua firmeza em buscar a santidade e o temor de
deus? Você vê isso em você, na sua vida e no seu
serviço?
- Como você tem reagido a críticas ou comentários a respeito do seu tocar, cantar ou ministrar?
- Você traz sempre em seu coração a verdade
de que tudo que você tem pertence a deus e deve ser usado para a
banda da sua igreja?
- Você tem a real consciência de que sem Deus
você não pode fazer nada, por isso se esforça ao
máximo para Ter uma vida de oração e intimidade
com Ele?
- Não precisamos buscar a humilhações extras,
basta-nos aquelas que o Senhor nos dá no dia-a-dia. Reconhecer a
luz do senhor a nossa miséria e nos comprometermos com sua ajuda
a mudar de vida já é um excelente exercício para
vencer nosso orgulho e auto-suficiência.