Nos reunimos mais uma vez aqui. Apesar do meio virtual utilizado,
Deus é real e se faz verdadeiramente presente em nosso meio. E
como convidado a mergulhar neste amor, Ele nos faz um chamado hoje para
que afinemos os nossos corações.
Estava eu me confessando por ocasião do Natal e Deus me
tocou profundamente através do sacerdote que ali estava. As
palavras usadas por ele foram "você tem que ser mais preciso na
sua confissão". Foram palavras duras que ao longo do dia ecoaram
em minha cabeça. O que Deus esta querendo com isso? O que
há de errado? Só sei que estas palavras foram trazendo
uma nova realidade no decorrer daquele dia. Para Deus o pecado
confessado é página virada, mas se ficamos na
superficialidade do nosso pecado não estamos sendo barro
úmido. Santo Irineu (bispo de León) disse "Deus é
escultor e para que Ele possa esculpir o barro deve estar
úmido". Nosso único trabalho de vida cristã
é vigiar o grau da nossa umidade e nossa umidade é
conseqüência da nossa humildade em Jesus. Se você vai
a um dentista porque seu dente dói, certamente ele irá
perguntar qual é o dente que dói, mesmo observando sua
boca e encontrando seu dente doente. Deus quer que digamos onde
dói para que Ele possa se aproximar e curar-nos. O convite
é para que a cada confissão eu descubra precisamente uma
área do meu coração que Ele deve ser Senhor.
Se atendemos a esse chamado de conversão e
reconciliação estamos afinando o nosso
coração com o coração de Deus. E como
seremos verdadeiros instrumentos nas mãos de Deus se não
nos deixarmos ser afinados, se não nos dobrarmos, se não
aumentarmos o grau de umidade. Só assim seremos verdadeiros
filhos e verdadeiros músicos a levar o evangelho cantado.
É imprescindível mergulharmos neste grande chamado que
Deus nos faz neste Ano Jubilar.
Clamemos pois a Nossa Senhora da Salette reconciliadora dos
pecadores. Rogai sem cessar por nós que recorremos a vós.