Fonte –– Padre Joãozinho, SCJ
- Tenho meditado muito sobre a figura de Davi. Você
certamente conhece a história. Era um sujeito pequeno, jovem,
mas cheio de vida, cheio de idéias. Era atrevido. Gostava de se
arriscar. Deus poderia escolher outros mais maduros, mais prudentes,
mais ponderados. Mas escolheu o jovem Davi. Ele passou por poucas e
boas para tornar-se realmente rei de Israel. Sua companheira
inseparável era a música. Ele é o
responsável por boa parte dos salmos que encontramos na
Bíblia. O Livro de Crônicas ostra com detalhes como Davi
organizou o ministério de música no seu país. Era
dono de uma poesia fina. As melodias não chegaram até
nós, mas parece que eram bastante interessantes pois a maior
parte do povo sabia estes cantos de cor.
- Bem, isto não é tudo. Seria maravilhoso se Davi
tivesse somente qualidades. Mas as pessoas cheias de sensibilidade
são mais sensíveis também a grandes defeitos.
Você com certeza conhece a história do pecado de Davi. Ele
não foi capaz de segurar seus desejos e acabou pecando com a
esposa de um grande soldado do seu exército que estava na
guerra: Urias. Como se não bastasse (um pecado puxa o outro),
Davi quis encobrir o seu pecado fazendo Urias sair da guerra para
dormir com sua esposa. Caso ela aparecesse grávida,
ninguém desconfiaria do Rei. Mas Urias, que certamente
não sabia uma nota musical, preferiu a solidariedade com os
irmãos na guerra e dormiu do lado de fora. Davi não se
conformou e deu um jeito de colocar Urias em um local perigoso do
combate e ele acabou sendo morto. Tragédia. Como pode uma pessoa
que fez canções tão bonitas cair em pecados
tão deprimentes? Esta é a pergunta que devemos nos fazer.
Pois você e eu somos músicos. Somos donos da mesma
sensibilidade de Davi. Temos as mesmas brechas para o pecado. E as
vezes caímos. E caímos feio. Ficamos até
envergonhados dos nossos pecados. Davi também ficou. Leia
só a música de arrependimento de Davi: é o Salmo
50.
- Bem, acho que não preciso dizer mais nada. Vá para
seu canto, para suas canções, faça seu
silêncio e pergunte o que tem feito para disciplinar seus desejos.
- Ahhh... sabe o que mais? Deus te escolheu. Ele te ama muito. Se
você cair no pecado vai sofrer muito. Mas ele acabará
vencendo você e resgatando, custe o que custar, seu
coração. Se neste momento você estiver no pecado,
cante o Salmo 50. Se estiver de pé, cuide para que não
caia.