"Sendo Ele de condição
divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas
aniquilou-se a si mesmo. E sendo reconhecido exteriormente como homem,
humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e
morte de cruz." (Filip 2, 6-8).
Frei Raniero Cantalamessa foi particularmente feliz e inspirado quando em seu livro sobre "OBEDIÊNCIA", diz que "a obediência cristã não está fundamentada em uma idéia, mas em um ato de obediência".
Quando o assunto é obediência
logo ligamos nosso "sistema automático de defesa, desculpas e
justificativas", pois sabemos que esse é um dos nossos mais
constantes e difíceis pecados que temos. Na origem de toda
obediência está uma, a de Cristo. Na origem de toda
desobediência está a de Adão. O mal consistiu em
desobedecer a Deus, e o bem em obedecer. Se levarmos em conta a nossa
dificuldade em nos submetermos aos outros como algo totalmente pessoal
e quase exclusivo, estaremos em muito dificultando nossa
libertação desse mal. Precisamos compreender que a
desobediência tem raízes profundas que remontam do pecado
original, que vem como herança de nossos primeiros pais,
Adão e Eva. Porém essa consciência não deve
nos levar à acomodação porque se é
verdadeiro afirmar que Adão pecou na desobediência ao
Senhor, muito mais é a verdade que Jesus Cristo, o novo
Adão, no qual fomos regenerados e recriados na justiça,
este foi complemente obediente e submisso à vontade do Pai.
Se a desobediência de Adão
gerou em nós uma inclinação ao pecado da
desobediência, a obediência perfeitíssima de Cristo
Jesus capacitou-nos à sua imitação e convida-nos a
superarmos nossa inclinação ao mal e abraçarmos a
vivência do bem.
Jesus é o novo Adão, que foi
fiel lá onde o primeiro sucumbiu a tentação. Se
somos em Cristo novas criaturas, precisamos acreditar que o caminho que
Ele trilhou é o mesmo que devemos trilhar, pois não somos
mais que seguidores seus. Acredito que o primeiro passo para
abraçarmos a obediência é desejarmos de todo
coração nos assemelharmos a Jesus. O desejo de santidade
certamente nos faz renunciar a direitos e por amor submeter nossa
vontade à autoridade de outros. A obediência nasce de uma
verdadeira conversão. Em toda história do povo de Deus
tivemos homens eleitos que vão à frente, conduzindo para
a vontade do Senhor. Nos nossos ministérios não pode ser
diferente. Precisamos ter pessoas que sejam imparciais, atentas e
dispostas a ouvir e cumprir a vontade divina.
A maioria dos problemas que temos visto no
ministério de música, em relação a
autoridade e submissão, decorrem de uma falta de
formação sobre o verdadeiro sentido da autoridade e
também da virtude da obediência. Porém na grande
maioria dos casos vemos pessoas que não estão dispostas a
ceder, renunciar seus direitos ou comodidades por causa do bem comum e
da Igreja. Isso é totalmente inverso ao exemplo que Cristo nos
deixou. "A obediência de Cristo no cotidiano da vida escondida
inaugura já a obra de restabelecimento daquilo que a
obediência de Adão havia destruído".
Assim como lutamos contra os vícios
e pecados da língua, do orgulho, da impureza, precisamos lutar
contra os vícios do pecado da desobediência. Quando
obedecemos fazemos um bem às autoridades, à Igreja e um
grande bem a nós mesmos pois estamos nos assemelhando mais e
mais a nosso Senhor Jesus Cristo. Obediência e humildade
andam juntas, da mesma forma que orgulho e desobediência andam de
mãos dadas. A escolha da desobediência e, do mal, é
um abuso de liberdade à "escravidão do pecado".
Através da oração
diária o Espírito Santo pode fazer esta obra de
restabelecimento do desejo e da inclinação a uma
vivência da obediência cristã. Mas veja, essa
é uma obra do espírito, se não for assim
perderemos a liberdade. Se desobedecemos por medo de castigo estamos
escravizados. Se obedecemos para obtermos elogios das autoridades,
já recebemos nossa recompensa. Porém se obedecemos por
amor a Jesus e a sua Igreja, Ele mesmo nos dará a recompensa.
Antes de ser um dever, a obediência é uma graça,
liberta-nos de nós mesmos, faz-nos semelhantes Àquele que
amamos e a quem servimos.
"Como os peixes nascidos na
água não podem sobreviver senão na água,
assim os cristãos nascidos pela obediência não
podem viver espiritualmente senão pela obediência"