O ministro representa Cristo e todo o ministério de música ao qual pertence.
Se o ministério não está em
oração, então o que o conduz é: O que
você acha? O que ele acha? O que fulano acha? O que eu acho. Por
outro lado, se está em oração então
é conduzido pelo Espírito santo e anda em harmonia.
O coordenador do ministério de música é o
cabeça, é por ele que os outros membros do
ministério se guiam e se espelham. Se ele vai para o buraco,
então acaba por arrastar todo o resto do ministério junto
com ele.
O ministro é antes de tudo cristão, e portanto leva
a Cristo e se comporta e vive como cristão em todo lugar que
vai, independente de estar na Igreja ou no mundo.
O ministro deve assumir seu posto e colocar-se à frente, na busca do Senhor e na oração.
Ainda que não se tenha recursos para aprender
música, se é feita a entrega nas mãos de Jesus e
se entrega na oração, então o Senhor providencia o
ensino e a formação do músico.
Uma banda sem comunidade, dificilmente será um
ministério, e não sendo ministério, toda banda se
desfaz com o tempo.
A comunidade cobra muito a acolhida por parte do ministério de música e dos irmãos.
O ministério tem muita dificuldade com a questão
dos membros no que se refere a compromisso, vida de santidade e
oração.
O ministro tende com o tempo e a graça de Deus, a se
tornar completo, na Intercessão, na Música, no Canto, na
Pregação, na Evangelização, etc. Isto
porque o Senhor deseja formar não apenas músicos, mas
servos completos, servos que são "pau para toda obra".
Deus te dá a paz, mas nunca mais te deixa em paz.
Cada ministério tem seu momento e sua hora para todas as
coisas. Para tocar em outras comunidades, para evangelizar em outras
cidades, para gravar CDs, etc.
Para se entrar em um ministério de música, o
caminho tem que ser estreito, com suas exigências, com suas
responsabilidades e com vida de oração. Para sair a porta
tem que ser grande, pois se o candidato a ministro de música
não quer viver no Senhor e na santidade, então não
está em condições de compor o ministério.
O colocar a mão no bolso para comprar instrumentos para o
ministério, demonstra o compromisso e a confiança do
ministro.
Não se chega ao Calvário sem a cruz.
O ministro entregue e compromissado investe em instrumentos e formação.
O maior inimigo do ministro de música é o orgulho.
O coordenador tem autoridade, autoridade dada por Deus, e deve ser consciente disto e exercê-la.
Os ministros membros do ministério de música sempre seguem o exemplo do coordenador do ministério.
Na obra do Reino de Deus, ninguém é
insubstituível, mas também ninguém é
dispensável.
O serviço ao Senhor, mais do que um chamado, é uma
opção própria, uma escolha., uma decisão.
Temos que ter o destemor da missão, deixar a margem e ir
pescar no fundo. Usar os dons com destemor. Se aprofundar na
formação e oração.
Cada um tem seu tempo e suas fases de conversão.
A maturidade e o amadurecimento espiritual só crescem se
primeiro surgir a entrega, o temor do Senhor, a vontade de servir. Tudo
isto só surge pelo poder do Santo Espírito,
através da oração própria e da
intercessão de outros irmãos.
O Senhor nos separa, nos dá uma missão e o carisma.
O ministro de Deus é escolhido para fazer a vontade do Senhor, e não a sua própria vontade.
O Senhor só nos dá a cruz que podemos carregar. Por
isso existem coisas que só entendemos depois de algum tempo.
Durante uma oração e música, em um grupo ou
retiro, quando cordas arrebentam, teclados apagam, microfonias surgem
do nada, tudo isto é sinal de libertação, de
pessoas que estão sendo libertas das drogas, da
prostituição, e nestas libertações
Satanás na sua fúria investe contra o ministério e
seus instrumentos, por perceber que está perdendo terreno.
Ministério de música que não ora e
não tem intimidade com o Senhor é uma banda, e portanto
logo se desfaz.
Ministro que não tem tempo para oração logo cai.
O cristão não vive para ele mesmo, mas vive para o Senhor e para o próximo.
Os membros de um ministério sempre devem abrir seus
problemas e suas reclamações com o coordenador, da mesma
forma o coordenador para seu superior. Isto porque aquele que
está mais acima deve edificar e sustentar aqueles que
estão sob sua tutela. O que está acima deve estar forte,
assumir seu cajado.
O coordenador deve ter discernimento e sabedoria, para
identificar a hora de cobrar e de repreender os membros, assim como
saber a ora de usar a acolhida, edificando sempre suas ovelhas com a
devida caridade.
Os que estão começando, devem ser acolhidos com
todo amor e sem cobranças, pois com amor seu
coração permanecerá aberto para que o
Espírito Santo faça a obra. Já aqueles que tem
anos de caminhada e não progridem, estes devem ser amados e mas
também repreendidos para não caírem na
preguiça.
Não cabe a ninguém julgar quem é apto ou
não para trabalhar no Reino de Deus, quando se trata de passado,
pois o importante é a vida presente e a decisão atual de
vida. Quem vive de passado é museu.
O servo do Senhor, o coordenador, busca sempre formar não
pessoas que fiquem dependentes como ovelhas, mas sim formar servos
hábeis no pastoreio.
A cobrança pela melhoria dos servos deve ser feito pelo
exemplo, pela caridade, e principalmente fazendo com que o mesmo se
questione e se auto avalie, para que possa reconhecer onde estão
os problemas. Sempre respeitando as limitações de cada
um, e dando o tempo necessário para que o servo se questione e
ore identificando e tentando corrigir o problema.
Membro de ministério que vive em pecado grave como o da
prostituição (vida sexual fora do casamento com
namorado(a) etc.), drogas, vícios e outros, deve exortado a
abandonar esta situação de pecado e afastado de suas
funções no ministério, até que resolva sua
infidelidade ao Senhor.
Melhor um ministério forte e fiel ao Senhor, do que
derrubar todo um ministério por causa do mau procedimento de
alguns. Melhor tem apenas um violonista e um baixista, do que ter
também um tecladista e um baterista que derrubem o
ministério. A porta de saída deve estar sempre bem
aberta, aqueles que estão dispostos a servir ao Senhor
são convidados a ficar, aqueles que estão dispostos a
servir a si mesmos devem ter um tempo para refletir e mudar sua
situação, ou se não quiserem mudar, então
devem ser convidados a se retirar. Quando um membro de um
ministério vive em pecado grave, a coisa não anda, o
ministério não cresce, fica amarrado.
As bandas também tocam na política, já os ministérios por sua vez nunca o fazem.
As bandas tocam música católica para o Senhor e
até atraem pessoas, mas sem frutos de verdadeira
conversão, pois não tem oração e entrega a
Deus, faltando portanto unção.
Os ministérios estão em constante
oração e comunhão com o Senhor, e por isso deixam
Deus cantar e tocar através dele, tendo uma música de
unção e poder, a qual converte os corações
pelo poder do Santo Espírito.
Os erros que ocorrem na vida de cada um, principalmente na
adolescência, ocorrem geralmente por falta de pais presentes, de
pais que aconselhem, que acompanhem, que conversem e não tenham
medo de abordar os assuntos com os filhos, por falta de amor e carinho
por parte dos pais.
Todos os membros de um ministério são ministros, mas um só é o coordenador.