Uso de telemóvel durante condução comparável ao consumo de álcool
Tanto o Instituto espanhol de Investigação sobre Reparação de Veículos, sediado em Saragoça, como a Organização dos Consumidores e Utentes defendem o mesmo: falar ao telefone enquanto se está a conduzir pode ser comparado a uma taxa de alcoolémia de 1 grama por litro de sangue.

Entre as consequências do uso do telefone estão a perda de capacidade de reacção, de sentido de posição e mesmo o ignorar de sinais de trânsito.

Os estudos indicam ainda que um em cada quatro condutores nestas condições não respeita as prioridades nos cruzamentos, faz curvas a velocidade excessiva e não guarda as distâncias de segurança para o veículo da frente.

Mais alarmante é a conclusão do estudo que aponta para os danos que os telemóveis podem causar no sistema eléctrico do automóvel.

Tal como nos aviões, um telemóvel ligado pode causar falhas técnicas nos veículos que hoje em dia já estão recheados de elementos electrónicos. Para evitar problemas, os estudos em questão recomendam a utilização de antenas exteriores

Hosted by www.Geocities.ws

1