Reflexão
Angústia
(Contribuição: Maria Célia)
Coisa de poeta, quem sabe?
Só quem sofre, sente;
Só quem sente, ama;
Só quem ama alime
nta
a chama da vida
Ansiedade
(Contribuição: Maria Célia)
Como controlar?
Aonde vamos parar?
E seus efeitos,
o que há de causar?
Incerteza
(Contribuição: Maria Célia)
Um passado cero;
um presente passando,
um futuro desconhecido,
talvez um destino já reservado,
o que iremos encontrar?
o tempo continua a passar,
e o desespero continua a aumentar.....
Felicidade
(Contribuição: Maria Célia)
Se viver é bom
Mostre-me o caminho da felicidade
Que Tão poucos alcançam
e muitos ficam apenas no desejo de encontrar
Se para achar esse caminho, se tem
que olhar para dentro de si mesmo, como dizem
Eu já deveria estar andando de cabeça pra baixo,
e ainda sem solução
O pior?
Ainda não sei se estou no caminho certo,
ou na contramão
MORTE NA EMPRESA
Certa vez uma empresa estava em situação muito difícil. As vendas iam mal, os trabalhadores estavam desmotivados, os balanços há meses não saíam do vermelho. Era preciso fazer algo para reverter o caos, mas ninguém queria assumir nada. Pelo contrário, o pessoal apenas reclamava que as coisas andavam ruins e que não havia perspectivas de progresso na empresa. Eles achavam que alguém devia tomar a iniciativa de reverter aquele processo. Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme no qual estava escrito: Faleceu ontem a pessoa que impedia o seu crescimento e o da empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava bloqueando o crescimento da empresa. A agitação na quadra de esporte era tão grande que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava: Quem será que estava atrapalhando meu progresso? Ainda bem que esse infeliz morreu! Um a um, os funcionários, agitados, aproximavam-se do caixão, olhavam o defunto e engoliam em seco. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma, e saíam cabisbaixos. Pois bem! Certamente você já adivinhou que no visor do caixão havia um espelho. Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: você mesmo! É muito fácil culpar os outros pelos problemas, mas você já parou prá pensar se você mesmo poderia ter feito algo para mudar a situação? Você é o único responsável por sua vida. Ela foi entregue a você por Deus, e você terá que prestar contas do que fez com ela no final da sua existência.
COMO ESTÁ O SEU TEMPO?
Um menino, com voz tímida e olhar de admiração, pergunta ao pai,quando este retorna do trabalho: - Papai! Quanto o Senhor ganha por hora? O pai, num gesto severo, responde: - Escute aqui, meu filho! Isto nem tua mãe sabe. Não amole! Estou cansado. Mas, o filho insiste: - Mas, papai, por favor ... diga quanto o Senhor ganha por hora ... A reação do pai foi menos severa, e respondeu: - R$3,00 por hora. - Entao, papai, o Senhor pode me emprestar R$1,00? O pai, cheio de ira, e tratando o filho com brutalidade, respondeu: - Entao, esta era a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais. Estou cansado! Já era noite quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doída, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou: - Filho ... está dormindo? - Não, papai. Respondeu o sonolento garoto. - Olha, aqui está o dinheiro que me pediu. - Muito obrigado, papai! ... disse o filho, levantando-se e retirando R$2,00 de uma caixinha que estava sob a cama: Agora já completei! Tenho R$3,00! Poderia me dar agora uma hora de seu tempo? *Se você não tem um filho, pense em alguém que você ama...*
É melhor tentar e falhar que preocupar-se e ver a vida passar, é melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar que em dias tristes em casa me esconder, prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver. ( Martin Luther King).
O VELHO E O NETO
Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo. Quando se sentava à mesapara comer, mal conseguia segurar a colher. Derramava sopa na toalha e, quando, afinal, acertava a boca,deixava sempre cair um bocado pelos cantos. O filho e a nora dele achavam que era uma porcaria e ficavam com nojo. Finalmente, acabaram fazendo o velhose sentar num canto atrás do fogão. Levavam comida para ele numa tigela de barro e - o que era pior - nem lhedavam bastante. O velho olhava para a mesa com os olhos compridos, muitas vezes cheios de lágrimas. Um dia, suas mãos tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no chão e ela se quebrou. A mulher ralhou comele, que não disse nada, só suspirou. Depois ela comprou uma gamela de madeira bem baratinha e era aí que ele tinha que comer. Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, que era um menino de oito anos, estavabrincando com uns pedaços de pau. - O que é que você está fazendo? - perguntou o pai. O menino respondeu: - Estou fazendo um cocho, para papai e mamãe poderem comer quando eu crescer. O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro. Depois disso, trouxeram o avô de volta para a mesa. Desde então passaram a comer todos juntos e, mesmo quando o velho derramava alguma coisa, ninguém dizia nada.
Ninguém
Ninguém é tão forte que nunca tenha chorado;Ninguém é tão fraco que nunca tenha vencido;Ninguém é tão insuficiente para nunca ser ajudado;Ninguém é tão inválido que nunca tenha contribuído;Ninguém é tão sábio que nunca tenha errado;Ninguém é tão corajoso que nunca teve medo;Ninguém é tão medroso que nunca teve coragem;Ninguém é tão alguém que nunca precisou de alguém
Filosofia de Vida
Havia um garotinho que tinha mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência que batesse um prego na cerca dos fundos da casa. No primeiro dia o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, gradativamente o número foi decrescendo. O garotinho descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente chegou o dia, no qual o garoto não perdeu mais o controle sobre o seu gênio. Ele contou isto a seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por cada dia que ele fosse capaz de controlar seu gênio. Os dias foram passando ate que finalmente o garoto pode contar a seu pai que não haviam mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou ate a cerca. Ele disse : - Você fez bem garoto, mas de uma olhada na cerca. A cerca nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importando quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuara ali. Uma ferida verbal é tão má quanto uma física. Amigos são uma jóia rara realmente. Eles te fazem sorrir e o encorajam a ter sucesso. Eles sempre te ouvem, tem uma palavra de apoio e sempre querem abrir seu coração para você. Mantenha isto em mente antes de se irar contra alguém.
CONTA E TEMPO
DEUS PEDE ESTRITA CONTA DE MEU TEMPO E EU VOU, DO MEU TEMPO, DAR-LHE CONTA; MAS, COMO DAR, SEM TEMPO, TANTA CONTA, EU QUE GASTEI, SEM CONTA, TANTO TEMPO? PARA DAR MINHA CONTA FEITA A TEMPO, O TEMPO ME FOI DADO E NÃO FIZ CONTA; NÃO QUIS, SOBRANDO TEMPO, FAZER CONTA, HOJE QUERO ACERTAR CONTA E NÃO HÁ TEMPO. OH VÓS QUE TENDES TEMPO SEM TER CONTA, NÃO GASTEIS VOSSO TEMPO EM PASSA-TEMPO; CUIDAI, ENQUANTO É TEMPO, EM VOSSA CONTA. POIS AQUELES QUE, SEM CONTA, GASTAM TEMPO, QUANDO O TEMPO CHEGAR DE PRESTAR CONTA, CHORARÃO, COMO EU, O NÃO TER TEMPO.