Nossa Senhora de Guadalupe
Muitas são as histórias das aparições da virgem Maria, mas talvez a mais intrigante e estudada, há quase quinhentos anos, seja a de Nossa Senhora de Guadalupe, quando Ela apareceu ao índio Juan Diego, em 1531.
Em 9 de Dezembro de 1531 vinha a notícia de que um camponês asteca vê-lo. O homem, que tinha 57 anos, identificou-se como Cuauhtlatohuac ( Águia Cantora ) e havia se convertido ao cristianismo, adotando o nome de Juan Diego.
Juan, com freqüência, percorria os 25 quilômetros que separavam seu povoado Cuautitlá, de Tlaltelolco, ao norte da cidade do México, onde assistia à celebração da missa e recebia os sacramentos. Naquele 9 de Dezembro, quando passava por uma colina chamada Tepeyac, ouviu no alto da colina, uma música semelhante ao canto de vários pássaros. Ao escalá-la encontrou, entre as algarobeiras, as opúcias e outras vegetações do deserto, uma bela senhora, que na língua asteca, o náuatle, lhe disse ser a perfeita e perpétua Virgem Maria: " Você sabe, filho meu, muito querido, que eu sou sempre a Virgem Maria, mãe do verdadeiro Deus, Autor da vida, criador de tudo e senhor do céu e da terr, que está em todas as partes; e é meu desejo que se costrua um templo neste lugar onde, como Mãe piedosa tua e de teus semelhantes, mostrarei minha clemência amorosa e a compaixão que tenho dos naturais e daqueles que me amam e buscam, e de todos os que solicitarem meu amparo e chamarem em seu trabalhos e aflições; é onde ouvirei suas lágrimas e rogos, para dar-lhes consolo e alívio; e para que tenha efeito a minha vontade, hás de ir à cidade do México e ao palácio do bispo, que ali reside, a quem dirás que eu te envio e como é meu que me edifique um templo neste lugar".
O bispo, sem acreditar no que ouviu, disse-lhe que tomaria sem consideração o pedido de Nossa Senhora e o mandou embora. Juan, desapontado volta a colina e encontra novamente a Virgem Maria. Ele suplicou-lhe que enviasse alguém mais capacitado do que ele para falar ao Bispo. Ela respondeu-lhe: " Meu filho, ouça: Sabe em teu coração muitos são os meus servidores e mensageiros, a quem posso confiar a responsabilidade de lavar o meu pensamento e minha palavra para que cumpram minha vontade. Mas, nesse caso, é de absoluta necessidade que sejas tu mesmo a ir falar disso, e que precisamente com tua meditação e ajuda se faça realidade meu desejo e minha vontade".
No dia seguinte, lá estava Juan diante do Bispo a repetir o que Nossa Senhora havia lhe dito. Desconfiado Zamágarra pede que lhe traga um sinal da Virgem, vinda do céu, para que pudesse acreditar naquilo que dizia. Naquela noite, ao voltar para seu povoado, Juan encontra seu tio Juan Bernadino com cocolixtle, uma doença, que causa febre terrível e invariavelmente tirava a vida de suas vítimamas. O médico do povoado tentou ajudar, mas seu estado era grave, tanto que Juan não pode voltar a colina de Tepeyac, no dia seguinte.
Na madrugada de 12 de Dezembro, Bernadino pede para Juan Diego buscar um padre a fim de ouvir sua confissão e ministrar-lhe os últimos sacramentos. Juan tentou se esquivar da colina, por ter receio de encontrar Nossa Senhora e retardar sua busca. Mas, a senhora desceu a colina e cruzou-lhe o caminho. Sorriu-lhe e perguntou qual era o problema. Em seguida, aclamou Juan " Meu filho, não te pertubes e teme essa enfermidade, ou qualquer outro padecimento angustioso. Acaso não sou tua mãe ? Não estás sob minha sombra e proteção ? Acaso não sou eu tua fonte de vida ? Não estás na dobra do meu manto, justamente onde cruzo os meus braços ? Não se aflija com a enfermidade de seu tio, porque ele não morrerá desta doença. Nesse momento ele está curado ".
Juan acreditou e continuou a ouvir Nossa Senhora : " Vá até o topo da colina e colha todas as flores que lá tiver. Traga-as para mim". Mesmo no ar frio do inverno, Juan encontra no alto da colina de Tepeyac, diversas espécies de flores, que cresciam entre as rochas, os cardos, os cactos e as algarobeiras. As flores cintilavam com as gotas de orvalho e exalavam várias fragâncias agradáveis. Ele estendeu sua tilma- espécie de manto ou capa longa usada ao redor do corpo e amarrada no pescoço, feitas de fibras de grama e cacto- e colheu o máximo de flores que pôde, em seguida, retornou para perto de Nossa Senhora. Ela pegou o manto amarrou as flores em seu interior e advertiu para que ele somente torna-se a abri-lo diante do Bispo, dizendo:
"Meu filho! Essas flores são o sinal que levarás ao Bispo. Dirás a ele que, através delas, verá o que quero e com isso realizará a minha vontade. Tu és o meu embaixador, em ti ponh a minha confiança. Ordeno-te fortemente que só na presença do Bispo abras a tua manta e descubras o que levas. Contarás tudo o que ocorreu aqui e com isso mudarás o coração do senhor Bispo, para que ele faça o que estiver ao seu alcance para erguer o templo que lhe pedi ". No palácio, depois de uma longa demora, finalmente Juan foi recebido por Zumárraga e alguns assessores. Contou-lhes a história ocorrida naquela madrugada e ao final, estendeu seu manto de onde, caíram flores de todos os tipos - como rosascastelhanas,espécie de flor espanhola inexistente ali- exalando perfume de todos os tipos. Para espanto de todos, no interior da tilma surgiu uma imagem e, segundo conta a hi´tória, ela tenha se materializado ali, diante de todos. Quando Juan a viu, afirmou ser aquela senhora que tanto ele falava.
No dia seguinte, após deixar a tilma com Zumárraga, retornou ao seu povoadoencontrando seu tio curado, que afirmava ter sido visitado por uma bela senhora, cercada de suave luz, que se intitulava como Virgem Santa Maria de Guadalupe. O bispo tomou posse da tima deixando-a em sua capela particular, antes de tranferi-la mais tarde para a primeira capelinha dedicada a Virgem de Guadalupe inaugurada no dia 26 de Dezembro de 1531, milagorsamente duas semanas depois do ocorrido, na colina de Tepeyac. Milhares de Astecas apressaram-se para venerar a imagem e a crise ameaçadora acbou. Depois de seis anos do acontecimento, seis milhões de astecas converteram-se ao catolicismo.
