VALBANERA
O vapor VALBANERA foi construído entre 1905 e 1906 nos estaleiros C.Connel & Co.Ltd em Glasgow, na Escócia. Tinha 121,5 metros de comprimento e 14,6 metros de boca. Pertencia à empresa de navegação espanhola Pinillos, Izquierdo e Compañia. Tinha capacidade para 70 passageiros na primeira classe, 80 na segunda classe, 24 na terceira classe e 1000 passageiros nos alojamentos destinados aos imigrantes. Entrou em serviço em 1906 para fazer as linhas do caribe, abrangendo Porto Rico, Cuba e sul dos Estados Unidos.
Em sua última viagem, o VALBANERA zarpou de Barcelona, na Espanha e ia fazer escalas nos portos de La Luz (Ilhas Canárias), La Palma, Porto Rico e Santiago de Cuba. O capitão chamava-se Ramón Martin Cordero.
O vapor VALBANERA deixou de emitir sinais de sua localização na madrugada do dia 10 de Setembro de 1919. Foi pego de surpresa por um ciclone. Entrou em contato com o porto de Havana, mas as autoridades locais não permitiram que o mesmo se aproximasse. Todos os 488 passageiros que estavam à bordo morreram. O naufrágio foi tão rápido, que nenhum dos botes salva-vidas foram baixados.
Foi feita uma busca na parte costeira de Cuba e da Flórida. No dia 19 de Setembro foi localizado um pedaço do navio, que aparecia fora da água. A única coisa humana encontrada foi uma cabeça. O VALBANERA havia encalhado em águas rasas sem possibilidade de sair e nem de enfrentar as ondas que batiam nele. Ele está a poucas milhas de distância do farol Rebecca Shoal na costa da Flórida, Estados Unidos.
Os destroços do VALBANERA encontram-se hoje a apenas 5 metros de profundidade em um lugar com fortes correntezas. A visibilidade para mergulho no local é bastante ruim, pois a constante arrebentação das ondas revolvem o fundo de areia levantando muita suspensão, reduzindo a visibilidade a 1 metro.
A Lenda da Maldição do Navio
Existem estórias contadas pelo povo, de que o navio tornou-se maldito no momento em que puseram seu nome, em homenagem à Virgem de Valvanera, contudo trocando a letra "v" do meio do nome pela letra "b". Durante o tempo em que esteve à serviço, o navio transportava imigrantes, em péssimas condições de higiene. Houve uma epidemia de gripe espanhola onde vários imigrantes morreram.
Os moradores da região da Flórida (Estados Unidos) próximo de onde está o VALBANERA, o chamam de "o naufrágio das prostitutas" (the wreck of the whores), porque nesta viagem embarcou um importante grupo de prostitutas, motivo pelo qual as autoridades de Havana não permitiram que o navio aportasse no momento de dificuldade.
|
|