PIRAPAMA

A estória do navio PIRAPAMA é um pouco diferente. Ele era um vapor de rodas que foi afundado de propósito, por ter abalroado o vapor BAHIA cerca de um ano antes e nao ter socorrido nenhum dos naufragos.

A estória é um pouco controvertida. Algumas fontes falam que o comandante do PIRAPAMA tinha um desentendimento com o Comandante do vapor BAHIA por causa de uma mulher, e que o mesmo havia prometido passar por cima do BAHIA na primeira oportunidade que tivesse.

Na noite de 24 para 25 de Março de 1887 o vapor PIRAPAMA que havia saido de Recife/PE, bateu no vapor BAHIA que havia saído de João Pessoa/PB. O vapor BAHIA afundou em aproximadamente 20 minutos. Mais de 30 pessoas morreram no naufrágio.

O comandante do PIRAPAMA simplesmente retornou a Recife sem socorrer nenhum dos naufragos. Após apuração dos fatos, decidiu-se afundar o PIRAPAMA em represália ao afundamento do BAHIA. E assim ocorreu no ano de 1889. O PIRAPAMA tinha cerca de 75 metros de comprimento.

Hoje o PIRAPAMA encontra-se a cerca de 6 milhas de distância do Porto de Recife/PE, a uma profundidade que varia dos 22 aos 25 metros. É um excelente local para mergulho, com muita vida marinha.

Agumas fontes ainda citam :

Pirapama

Fontes de pesquisa :
* Revista MERGULHO ano V número 48
* Revista MERGULHO ano III número 39
* Revista SCUBA ano V número 41

Hosted by www.Geocities.ws

1