Página Inicial
Fitas de Áudio
Reflexões
Iris Helena Gomes
Página Inicial
É conhecido o episódio de São “Francisco de Assis e o lobo”. Rohden gostava de lembrá-lo em suas aulas. Vale registrar aqui este texto transcrito de uma de suas palestras.


Fala Rohden:

       Foi o grande privilégio de Francisco de Assis. Nunca estudou filosofia, no século XIII. Mas ele por natureza tinha uma intuição cósmica. Eu não sei como alguns homens são tão felizes e vêem Deus em tudo. Vêem Deus numa planta, vêem Deus num peixinho, vêem Deus num passarinho, vêem Deus em tudo. Até no irmão lobo, como ele dizia. Até na morte. Em tudo. No sol e na lua, em tudo. Eles têm uma visão cósmica. Eles vêem através dos invólucros existenciais e enxergam a realidade essencial.
        É interessante! Alguns são tão felizes como Francisco de Assis e muitos outros que já nascem com uma tremenda facilidade de intuição cósmica. Eles vêem os invólucros duma pedra, mas não dizem que isto é uma pedra. Eles dizem, isto é Deus em forma duma pedra. Depois eles vêem uma flor e dizem, isto não é uma flor, isto é Deus em forma duma flor. E vêem um passarinho e dizem isto é Deus, em forma dum passarinho. E vêem um peixinho e dizem, isto é Deus em forma de um peixe.
        Por isso Francisco de Assis falava com os passarinhos. E os passarinhos o entendiam. Os peixes o entendiam. E uma vez falou com o irmão lobo que estava matando ovelhas, lá embaixo. E disseram:
estes lobos estão matando todas as ovelhas aqui embaixo, Francisco, pode matar este lobo?
     
“Matar?” Ele disse, “não vão matar o lobo, não. Vou falar com ele, que ele não faça estas bobagens. Deixe-me subir o morro onde ele mora. Ele deve morar lá em cima do morro numa caverna”. Disseram, “você não leva arma consigo nem nada?” “Não, não, Deus está lá e Deus está nele e Deus está em mim, chega”. E Francisco de Assis foi subindo o morro, dizendo, “irmão lobo, onde é que tu moras?” Nada de resposta. Finalmente chegou diante de uma caverna e disse: “irmão lobo, parece que tu moras aqui”.
         Saiu da caverna.
“Uh!” Ficou diante de Francisco de Assis, olhou para ele e Francisco de Assis disse:
        -
“Irmão lobo, eu vi dizer muitas maldades de você. Você está matando as ovelhas da gente lá embaixo. Olha há tantos animais selvagens aqui no mato que não fazem falta a ninguém, por que você não caça estes animais? Por que você tem que apanhar as ovelhas lá embaixo, que estão encurralados e podem apanhar facilmente? Faça um pouco mais de trabalho e vá caçar uma coisa aqui no mato!”
         E irmão lobo fez
“Uh!” E foi-se embora. E desde então ele nunca mais matou nada.
Muitos dizem que isto é uma fabula.
         Isto é pura realidade para um homem que chegou à consciência cósmica de ver Deus em tudo. É claro que ele falou com Deus na forma dum lobo. Deus não fazia estas maldades. A essência não fazia estas coisas, mas a existência do lobo é que fazia estas coisas que ele não devia fazer. Então ele falou com a existência do lobo, mas, sabia que a Essência Divina estava nesta existência visível.
         
         (Confira Palestra 15- Curso Nova Humanidade)
Hosted by www.Geocities.ws

1