O Poder da pressão


A pressão ao contrário do que a maioria das pessoas possa pensar é muito importante na vida do crente.
A pressão pode vir por uma tribulação,
luta ou dificuldade.
Podem ser causadas pelo diabo em nossa batalha espiritual, pelo pecado ou por enfermidades.
Também todos aqueles que querem viver a verdadeira vida com Deus, sabem que essa vida é uma fonte de inúmeras pressões.


Tudo que nos acontece tem a permissão de Deus, então se elas chegam até nós é principalmente por 3 motivos:
1 - a pressão mostra a nossa realidade.
2 - a pressão produz realidade.
3 - a pressão produz poder.
1 - A PRESSÃO MOSTRA A NOSSA REALIDADE
Nós somente conhecemos realmente alguém no meio da pressão. Nunca nós podemos avaliar uma pessoa baseados nas suas atitudes numa festa, ou uma conversa informal com amigos.
Muitas pessoas parecem muito espirituais, controlados, realmente convertidos à Deus, mas debaixo de uma situação de pressão elas podem nos surpreender com suas atitudes.
Quando estamos com tudo em ordem, numa festa, ou em qualquer lugar, sem nenhuma preocupação ou aborrecimento e nossas palavras e gestos são calmos e controlados, isso não quer dizer nada para Deus. Ele deseja ver essa atitude em nós justamente no meio da pressão.
A atitude do mundo é justificar e relevar uma palavra ou uma ação dita numa situação de pressão, mas a postura de Deus, e o que Ele quer de nós é exatamente o contrário.
A palavra de Deus em Jeremias 29: 11,13 diz: _ "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.
Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."
Justamente por que Ele tem planos de bem e de paz para nós, é que Ele permite essas situações em nossa vida. Para nós estarmos limpos de qualquer pecado, de toda situação que nos leva à pecado e impede a nossa comunicação com Ele. Como nos foi ministrado sobre oração , se estamos tratados nessa área de controle de nós mesmos, não respondendo às diversas situações que nos acontecem como o mundo quer, e sim, como Deus quer, Ele vai nos responder nas nossas orações.
Em João 10: 10: _ " O ladrão vem sómente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."
O ladrão quer nos roubar a paz, a vida plena, a comunicação com nosso Pai.
Deus ao contrário nos oferece a paz, a vida plena com Ele, a comunhão, a vida abundante, enfim.
Em I Coríntios 3: 12,13 - " Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará."
Aqui Paulo nos diz que a Casa de Deus, que somos nós, pode ser edificada com esses diferentes materiais. Ele não somente se referem às nossas obras mas a nós mesmos.
Muitos de nós, temos a realidade do ouro, da prata e das pedras preciosas, outros porém são como madeira, palha e feno.
Assim como nós passamos pelo batismo nas águas, o batismo no Espírito Santo, passamos também pelo batismo no fogo.
A Palavra de Deus nos diz que há um fogo que vem para testar a nossa realidade. Esse fogo é o fogo da pressão.
Esse fogo apenas realça o ouro e a prata e até os torna melhor ainda mais puros.
Todavia aqueles que são palha, madeira e feno, não são capazes de resistir à pressão do fogo. Eles são completamente consumidos.
Qual o objetivo de Deus com essa pressão de fogo?
È me restaurar. Depois que Ele já salvou o meu espírito, Ele quer salvar a minha alma, Ter a minha personalidade igual a de Jesus, com a palha totalmente queimada. Nesse processo tudo que é feno, palha e madeira vai sendo queimado e as coisas de Deus vão se tornando naturais.
O fogo é o grande teste na vida do crente. Na verdade, o fogo testa o nosso valor espiritual.
A grande lição de um homem de Deus, é saber como lidar com a pressão.
Os planos de Deus para que nós tenhamos essa "vida em abundância", é que Ele está trazendo a vida Dele através de Jesus e do Espírito Santo que habita em nós e que faz toda a diferença em nossas vidas.
Quando nós aceitamos Jesus como Senhor de nossas vidas, nosso espírito foi salvo, recriado, mas a nossa alma não foi, e nesse processo aqui na terra, Deus permitindo as pressões, vai queimando na nossa vida o peso, o excesso, os pecados, a falsa aparência. Vai queimando toda a morte que há em nós, e trazendo a Vida de Jesus, para nossas vidas.
2 - A PRESSÃO PRODUZ REALIDADE
Lucas 3: 16, 17 - "Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível."
É o próprio Jesus quem vem com sua pá para nos limpar, para nos jogar para o alto, para que toda a palha seja levada pelo vento. Tudo aquilo que nós criamos, como religiões, tradições, conceitos, Ele está jogando agora para o alto, e todo esse processo é duro e difícil de ser passado.
Tudo aquilo que diz a "nova era", que nós devemos nos aceitar como nós somos, e fortalecer isso, é uma tremenda mentira do diabo, porque a Palavra de Deus nos diz para nos "negarmos a nós mesmos", para seguirmos a vida de Jesus.
A pressão não tem somente o poder de nos delatar e mostrar, mas ela também pode gerar realidade onde não existia.
Podemos usar o carvão e o diamante como exemplo. A composição química do diamante é a mesma do carvão mineral; ambos são compostos de carbono. O que os torna diferentes, é o fato de que o diamante foi submetido a altas pressões e temperaturas durante um longo tempo e isto mudou a sua consistência.
A mesma coisa acontece com os crentes. Muitos podem possuir a mesma composição espiritual, mas apresentam realidades diferentes.
É a combinação desses 3 elementos que produz uma mudança tão radical; fogo, pressão e tempo. Não há substituição para esses elementos.
Deus infundiu em nós a sua natureza, porque somos seus filhos, mas como o carvão e o diamante possuem a mesma natureza mas realidades diferentes, assim acontece entre nós e o Senhor. Somos seus filhos, mas falta-nos a sua realidade.
Deus permite que passemos por muitas pressões durante um longo tempo, a fim de que esses carvão, que somos nós, nos tornemos em diamantes. Ele permite a pressão para nos transformar.
Não há crescimento em Deus, sem o fogo e a pressão.
As pessoas tornam-se diferentes depois de um período de provas e tribulação. Não há ninguém que ainda continue o mesmo depois de encarar a morte de frente.
A morte da nossa vaidade, do nosso próprio conhecimento das coisas, do nosso eu, do nosso pecado que estava guardado como objeto de estimação, etc...
Deus permite a pressão em nossas vidas para nos mostrar a nossa realidade espiritual, mas também para produzir uma nova realidade espiritual em nós.
3 - A PRESSÃO PRODUZ PODER
Muitos de nós têm pedido poder a Deus, mas será que nós sabemos o que estamos pedindo?
Existe uma relação muito grande entre poder e pressão, e se estamos pedindo poder, o Senhor enviará pressão para produzir poder.
Deus quer que conheçamos o seu poder, e por isso Ele permite a pressão nas nossas vidas.
O que essa pressão vai produzir na nossa vida?
Isso vai depender unicamente de nós mesmos, e de como nós reagimos diante das diversas situações que nos acontecem no dia a dia.
Se pegarmos uma panela com água e colocarmos no fogo, isso vai produzir vapor. Se a panela está destampada esse vapor vai subir e desaparecer, não tendo utilidade alguma. Se colocarmos uma tampa comum na panela, ela já vai produzir certa pressão, que vai ajudar a cozinhar qualquer alimento. Entretanto se colocarmos esse alimento numa panela totalmente fechada, de pressão propriamente dita, ela vai produzir uma pressão que se transformará em poder, que será capaz de cozinhar qualquer alimento.
Podemos ver então que quanto mais pressão mais poder, quanto menos pressão, menos poder.
Muitas vezes nós somos como essa panela sem tampa. Existem as lutas, as tribulações, mas nós simplesmente aprendemos a conviver com elas. O fogo vem, mas não produz pressão.
Essa situações vão permanecer, muitas vezes vão se complicar, e nós nunca vamos experimentar o poder de Deus.
Deus não nos quer nessa vida medíocre, Ele não nos criou para isso. Como nós já mencionamos antes, foi Jesus mesmo que nos disse em João 10:10 que Ele veio para que tenhamos vida em abundância.
O que devemos fazer então? Devemos tampar a panela.
Como nós fazemos isso? Nos recusando a conviver com determinadas circunstâncias.
A pressão pode vir: pelo inimigo, pelas circunstâncias, pelas necessidades e mesmo pela obra de Deus. Mas em qualquer uma dessas formas, Deus que provemos do seu poder e o poder de sua ressurreição.
Ex.: Se você está desempregado, fica prostrado e resignado com essa situação, você é uma panela aberta.
O fogo veio, mas não produziu pressão. Quando nós nos resignamos e não oramos, não produzimos pressão e muito e muito menos poder.
Mas ao contrário se você se levanta orando a Palavra, dizendo que Deus prometeu que você comeria com o trabalho de suas mãos , e declarando que você vai encontrar um trabalho, isso vai começar a produzir pressão.
Você ora uma segunda vez, desta vez com uma pressão interior maior e ainda nada acontece. Na terceira vez você ora, você grita, você geme, você clama ao Senhor com toda a sua alma. Nessa etapa a pressão está aumentando e o poder na oração também. Quanto mais o tempo passar, maior será a sua pressão interior e também maior será o seu poder na oração.
Se nós realmente necessitamos de algo e nos recusamos a viver sem ele, então nós vamos orar, gemer clamar, vamos ser uma panela que produz pressão e também produz poder.
Diversos tipos de pressão:
1 - A pressão para vencer o pecado
Rm. 8: 1,2 - "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte."
Muitos de nós, aprendemos a conviver com o pecado em nossas vidas. Somente vamos ter libertação total se o desejo de libertação produzir uma pressão tal que o poder da oração seja liberado.
Se eu tenho problema com ira, ou mentira, etc. eu tenho que decidir que não quero mais esse pecado na minha vida e começar a orar.
No começo as orações vão ser mais calmas, mas depois se nada acontecer vai ser um clamor com lágrimas, com gemidos, e então o poder se manifestará, e eu serei liberta.
Muitos não experimentam vitória total sobre o pecado, porque não chegam a esse nível de insatisfação e de pressão interior por mudança.
Deus não convive com o pecado e se nós nos conformamos com um pecado de estimação, Deus não pode conviver conosco plenamente e com poder.
2 - A pressão das necessidades
A pressão faz com que a oração seja poderosa. Se necessitamos de algo, vamos colocar todo o nosso encargo e necessidade interior nisso, e não vamos descansar até obtermos a resposta.
Não vamos nos conformar com uma condição de vida, se Deus nos tem prometido uma vida melhor.
Não se conforme com menos do que o melhor de Deus. Deus permite essa situação para que você possa conhece-lo como Jeová-Jiré, o Senhor provedor.
3 - A pressão das circunstâncias
Filip. 3: 10,12 - " Para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte;
Para de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.
Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus."
Ex.: Você sempre foi conhecido por ser uma pessoa paciente. Você era até elogiado por sua paciência.
Deus permite situações onde a sua paciência se esgota. Mas justo agora que você se converteu a sua paciência se esgota, e você vai procurar de Deus, para conseguir de volta aquela paciência.
Mas acontece que aquela paciência que você tinha antes era natural, e Deus que te dar agora a paciência que é espiritual, veio através da ressurreição de Jesus.
Nós queremos trazer as coisas naturais para nossa vida com Deus, então Ele permite pressões para que essas virtudes naturais cessem e experimentemos aquelas que vem do Espírito.
4 - A pressão na obra de Deus
Muitos não conhecem sucesso na obra de Deus, porque simplesmente não se quebrantam diante do Senhor com lágrimas, clamando por poder, unção, revelação, etc.
Se a pressão interior por tudo isso for realmente grande isso vai produzir uma pressão muito grande, que vai gerar muito poder na oração, porque vai tocar no mover de Deus.
5 - A pressão do inimigo
Nós temos que ter em nós um profundo desejo de ver as obras do diabo desfeitas.
Devemos ter mesmo um clamor interior, uma ânsia, um encargo por não sermos panela aberta e deixar escapar o vapor.
Temos que olhar para as obras do inimigo com profunda indignação.
Essa indignação toda canalizada na oração, vai detonar a dinamite do poder e da vingança do nosso Deus.

www.cifrasdosevangelicos.cjb.net
fonte:betel

1