Quase todos brasileiros estão seguindo com atenção os passos dos candidatos à Presidência da Republica. Mas poucos se detém em examinar como o vitorioso vai governar. Nenhum candidato que for eleito terá maioria parlamentar para governar. Com uma Câmara de Deputados com mais de 500 deputados nenhum partido conseguirá fazer sequer 100 deputados. Não adianta os candidatos prometerem isto ou aquilo se não tiverem maioria parlamentar para verem seus projetos aprovados. Com a proliferação de partidos existentes os acordos, as barganhas, se tornam fato corriqueiro Recordam-se do “mensalão”? Este um dos defeitos do Presidencialismo. No Parlamentarismo, só chega a Chefe do Governo ( Primeiro Ministro ) quem tiver maioria no Parlamento. Por isto sempre achamos que a governabilidade no Brasil só será atingida se adotarmos o Parlamentarismo e tornarmos mais rígida a criação de partidos. Lembram-se do Império brasileiro, com o regime parlamentar e os dois partidos, liberal e conservador, os únicos em vigor? Foi a época em que o Brasil consolidou sua democracia, a ponto de o Presidente da Venezuela, Rojas-Pablo, ter declarado, por ocasião da implantação, pela Republica do regime presidencialista: “Acabou-se a única democracia na América Latina, o regime parlamentar do Brasil”.Eleições e Governabilidade José Celso de Macedo Soares
----------------x-----------------