Esta é,
digamos, a 'parte séria' do site, que eu (Antonio, que sou o responsável
pela Marli) criei para esclarecer algumas dúvidas que existem sobre
Marli, o que e quem ela é, a origem, e o que realmente fazemos. Se
você tiver alguma dúvida, envie um e-mail clicando aqui.
1. Quem é Marli?
Marli começou a trabalhar como empregada
doméstica na minha casa em 2001. Por ser muito extrovertida e brincalhona,
tive a idéia de começarmos a fazer músicas. Eu faria
as letras e as músicas e ela cantava. Em meados de 2002, tive a idéia
de colocar algumas músicas na Internet (as primeiras foram "Sagrada"
e "Ladra de Namorados") e inesperadamente fizeram sucesso. Resolvi
então iniciar uma "carreira" para a Marli, lançando
álbuns e singles (virtuais, obviamente), com capas e tracklistings,
como uma artista convencional. Já lançamos 4 álbuns ("Rainha
das Trevas", "Virgem Brasileira", "Eu Gosto de Louvar"
e "Colostro"), 1 trilha sonora de uma minissérie escrita
de seis capítulos ("Uma Garota do Cacete") e 1 coletânea
("A Árvore Ginecológica"), sem contar os vários
singles. Em fevereiro de 2006, Marli concordou em finalmente gravar um videoclipe,
que foi da música "Bertulina". Até agora foram lançados
dois (o outro é da música "Linha Direta").

Marli e eu.
2. Marli existe?
Sim, ela existe.
3. Quem faz a voz de Marli?
Ela mesma canta as músicas. Leia as perguntas 1 e 2.
4. As fotos do site são verdadeiras?
Sim. Durante muito tempo, eu só tinha uma foto da Marli disponível,
que servia de base para montagens que ilustravam as capas dos álbuns,
singles, revistas e imagens do site. Mas a partir de 2005, eu consegui tirar
mais fotos dela, e finalmente com os videoclipes, em 2006, a imagem da Marli
foi devidamente revelada para as pessoas.
5. Onde é possível comprar os CDs da Marli?
CDs da Marli não existem de fato. O que fazemos é totalmente
voltado para a Internet. Os arquivos mp3 das músicas podem ser todos
baixados aqui no site, e não lucramos absolutamente nada com isso.
Se você encontrar algum cd da Marli à venda (o que é difícil)
não compre, pois é falso.
6. Quem escreve as músicas?
Eu, Antonio, escrevo e produzo as músicas (usando o apelido
Witched), e tudo é feito no computador.
7. Marli já escreveu alguma música?
Ela co-escreveu somente "Pirulito" e algumas letras que
surgiram totalmente no improviso, como "História de Ninar"
e "Vai Pro Inferno". Mas eu gosto de dividir sempre os créditos
com ela nas letras.
8. Marli faz shows?
Não. Leia as perguntas 1 e 2.
9. Como eu posso entrar em contato direto com a Marli?
Você não pode. O único contato que você
pode ter com a Marli é indiretamente através do e-mail do site.
É importante eu esclarecer, sem querer soar ofensivo, que Marli não
tem instrução, o que é claro nas músicas. A realidade
dela é bem distante disso. Por isso, não existem chances de
entrar em contato direto com ela por e-mail, Orkut ou coisa do tipo.
10. O perfil da Marli no Orkut é verdadeiro?
Marli não tem perfil no Orkut, e nem poderia ter. Já
sugiram alguns fakes e tivemos alguns problemas e mal-entendidos por causa
disso. Por isso, a Marli gravou uma mensagem de alerta esclarecendo isso,
que você pode ouvir clicando aqui.
11. A biografia do site é verdadeira?
Em partes. É um pouco enfeitada para deixar mais engraçada.
Resumindo, Marli nasceu dia 12 de outubro de 1983 em Ipirá-BA e em
2001 veio para Feira de Santana e começou a trabalhar na minha casa.
Leia pergunta 1.
12. Quem
é Witched?
Witched é um nickname que uso há muito tempo na net,
e resolvi adotá-lo também para me creditar nos trabalhos da
Marli.
13. O que é o Quadrodecontas?
O Quadrodecontas surgiu de uma idéia minha e do meu amigo
André, que resolvemos parodiar as paradas da Billboard criando um site
com as paradas semanais só de "artistas" caseiros como Marli.
Marli foi a primeira a surgir na parada e influenciou muita gente a fazer
o mesmo, alguns no esquema de criar personagens, outros realmente se levando
a sério. No Quadrodecontas surgiram artistas como ALZ, Gloryanna Lindomar,
Lili Carabina, RE3 e por aí vai. O site é www.quadrodecontas.cjb.net.
14. Qual a filosofia por trás da Marli?
O personagem que eu e a Marli 'real' criamos é inspirado em
cantoras como Madonna e Björk, uma versão exagerada e, digamos,
'avacalhada' dessas cantoras, sem nunca denegrir a imagem das mesmas, até
porque sou fã das duas. Gostamos de explorar temas polêmicos
como sexo e religião em boa parte das músicas, sempre com uma
boa dose de humor negro. Mas como uma boa artista versátil e conceitual,
Marli está sempre mudando o estilo e os temas, o que se reflete tanto
nas letras quanto na produção e sonoridade das músicas.
Uma das principais idéias é não deixar que a Marli, embora
caseira, seja vista como uma figurinha fácil do trash. A intenção
é fazer um "trash de conteúdo", fazendo músicas
e letras de todos os estilos, e usando referências a vários elementos.
Outras considerações:
(O texto abaixo é originalmente uma resposta
minha a um tópico da comunidade da Marli no Orkut, que questionava
sobre o conhecimento da Marli em relação à repercussão
do nosso trabalho)
"A
Marli tem consciência de tudo o que se passa. Ela tem consciência
inclusive da sua própria ignorância em relação
a certos detalhes, tais como coisas que ela canta e não compreende.
Ela não sabe como funciona a Internet, por exemplo, mas sabe que é
o meio através do qual as pessoas tem acesso às músicas
e aos clipes. Ela sabe que é lá que a imagem e a voz dela estão
expostas para todo mundo, e sabe que as pessoas vêem, ouvem, dão
opiniões, fazem elogios e críticas. Eu leio os e-mails para
ela e passo todas as informações a respeito do que está
se passando. Foi ela, inclusive, que teve a idéia de gravar a primeira
mensagem aos fãs.
Desde o início
nós sabíamos que as ridicularizações seriam inevitáveis.
Por isso sempre ficou bem claro para ela que ela estava se emprestando para
um personagem parte de um conjunto de idéias minhas, e que pouco tem
a ver com a Marli “de verdade”. E é também por isso
que eu nunca tive a intenção de fazer disso algo maior e nem
ganhar dinheiro. A realidade dela não é essa. A Marli tem um
grande senso de humor, é extrovertida e desencanada, e faz isso, acima
de tudo, porque gosta e se diverte bastante.
Quanto ao propósito do nosso trabalho, apesar de ser basicamente para
entreter e divertir, eu procuro fazer bem feito. Eu jamais conseguiria fazer
algo totalmente gratuito. Procuro usar ao máximo a minha criatividade
em todos os aspectos, tanto no ato de escrever as letras, como na produção
das músicas e dos videoclipes, nas artes gráficas dos álbuns,
na construção do site etc., porque são coisas que eu
realmente gosto de fazer, e felizmente tive a sorte de contar com a colaboração
da Marli. Então tudo é resultado de muito trabalho e pesquisa,
e procuro sempre fazer melhor. É uma parcela pequena do nosso público
que dá valor a esse outro lado e consegue exergar além da diversão
descompromissada, e é justamente essa parcela que eu tenho prazer em
atingir."