O Silêncio às Vezes Diz Tudo

Personagens: um homem e uma mulher.

Cenário: Pequeno jardim, situado no pátio interno de uma grande empresa, criado como área de descanso para os funcionários. Três bancos de madeira, desses próprios de jardins, formam um semicírculo.ala de um apartamento.

CENA

Sentado num dos bancos, está o Homem. Distraidamente, ele faz rabiscos na areia do chão, usando um graveto comprido que tem na mão. Tem ao seu lado um livro.
A mulher aproxima-se sem que ele perceba.

MULHER (sentando-se ao lado do Homem) - Oi, tudo bem?

HOMEM (surpreso) - Oi!

O Homem observa os outros dois bancos para certificar-se de que estão desocupados. Permanecem num breve silêncio. A Mulher pega chicletes do bolso.

MULHER - Quer um?

HOMEM (sorrindo) - Não, obrigado.

MULHER (colocando um chiclete na boca) - Você não acha esquisito? A gente trabalha junto e quase nunca se falou...

HOMEM - Pois é, doido isso, né?

MULHER - Acho você tão quietinho... (num sorriso manhoso) É do tipo mineirinho?

HOMEM (um pouco sem graça) - Não... sei lá... talvez não tenha surgido um assunto.

A Mulher, mascando o chiclete mais fortemente, encara o Homem e dá um sorriso bem aberto.

HOMEM (apanhando o livro que está ao seu lado e mostrando-o à Mulher) - Estava lendo este livro... muito bom. Você gosta de literatura?

MULHER - Não! Não tenho paciência pra ler.

HOMEM (abrindo o livro como que para exibir seu conteúdo) - Não gosta de filosofia?

MULHER (confiante) - Pelo amor de Deus! Acho um porre!

Pequeno silêncio. A Mulher olha para o livro e tenta recuperar a conversa que parecia perdida.

MULHER - O livro é de amor?
HOMEM (resignando-se) - Não, é de filosofia...

Novo silêncio.

HOMEM - Bom, a gente está precisando de um assunto, se você quiser, podemos falar de amor.

MULHER - Acho que amor é legal, mas não pra ficar falando...

HOMEM (pensativo) - Nesse caso, não precisaria ser de amor, propriamente dito, mas das coisas que a gente sente. Quer falar sobre isso?

MULHER (incisiva) - Não gosto muito de falar de mim!

HOMEM - É... é difícil! (esforçando-se para identificar um assunto) Gosta de teatro?

MULHER - Prefiro um cineminha!

HOMEM - Ah, que bacana! Qual foi o último filme que você assistiu?

MULHER - Ih, faz tanto tempo que nem lembro mais! Mas o que eu gosto mesmo é de filmes de terror!... Ah, lembrei! Acho que foi "O espantalho macabro"!

HOMEM (um pouco desanimado) - Não gosto desse tipo de filme!

MULHER - Hum, já sei, você parece que é do tipo que só gosta de filme "cabeça".

HOMEM - Não, eu nem consigo entender muito os filmes "cabeça", mas é que "O espantalho macabro"...

MULHER - E televisão? Programas de auditório, de humor, novelas, Big Brother...

HOMEM - Assisto pouco.

MULHER - Acho que vou te surpreender! Vamos falar de futebol!!!

HOMEM - Xi, passou longe... Estou completamente por fora!

MULHER (decepcionada) - Entendi, você é do tipo intelectual, que só gosta de noticiário!

HOMEM - Não, tenho horror a noticiários! Gosto de documentários!

MULHER - Irc! Muito monótonos.

HOMEM - Já sei. Música! Vamos falar de Música! Você gosta de que tipo de música?

MULHER - Dance, Techno, Hip-Hop, Pop Rock, Rap...

HOMEM - Sei... E MPB, você gosta?

MULHER - Gosto! Gosto de axé, pagode... E adoro dançar!

HOMEM - Eu não gosto de dançar! Acho que não tenho o mínimo jeito. Gosto de música só para ouvir.

MULHER - Você não dança? Pra dançar não precisa de jeito!

HOMEM - É, mas eu não gosto mesmo assim!

MULHER - Bom, eu também gosto de música só pra ouvir! Gosto do Belo, do Vavá, da Wanessa Camargo...

Momento de silêncio. Aumenta impaciência.

HOMEM - E o trabalho? Como é que você está vendo as coisas? Gosta do que está fazendo?

MULHER (entusiasmada e confiante de que haviam encontrado o assunto de que precisavam) - Gosto, adoro! (refreando o entusiasmo diante da reação do Homem) É, quer dizer... agora está meio complicado... muito trabalho, uma correria absurda... mas isso passa. (retomando a confiança) Tenho certeza de que estou no caminho certo. Eu me achei nessa área, tenho certeza de que é por aí. Estou super envolvida, solicitada a todo instante... Amo o que eu faço! (procurando nele um reforço) E Você?

HOMEM - Eu detesto! Acho tudo isso aqui um lixo e não vejo a mínima possibilidade de melhorar!

Breve momento de tensão silenciosa.

MULHER (profundamente irritada) - Pô, cara, mas você é muito chato!!!

HOMEM (acompanhando com o olhar a Mulher que vai embora) - Pois é! Justamente para não incomodar você, é que eu estava aqui, calado.

Hosted by www.Geocities.ws

1