![]() |
Soube através de conhecidos que uma grande empresa no ramo de eletro-domésticos, talvez a melhor e maior no ramo dentro do nosso país , estaria convocando funcionários para um evento costumeiro de fim de ano.
Pois bem, me dirigi até uma loja da rede e procurei pelo gerente para que pudesse verificar a veracidade do fato. Após esperar por alguns instantes, fui atendido. Como estava socialmente trajado o dito cujo me deu um pouco de atenção, até que lhe disse o motivo de eu procurá-lo.
Me olhou de cima em baixo. Com cara de poucos amigos antes que eu pudesse terminar as indagações, fui cordialmente rechaçado. Tentei novamente dialogar, dizer-lhe que há anos trabalho com vendas, sou comunicativo e já até ocupei cargo de gerência, porém sem vinculo empregatício e nem me foi dado atenção, simplesmente virou-se e me deixou falando sozinho.
Sem muita motivação, ainda assim continuei procurando, porém o desânimo me abateu. Pensei comigo. Uma pessoa quando passa dos quarenta anos, não precisa mais viver? Tenho duas filhas adolescentes que precisam muito de mim e não tenho sido o grande herói que outrora fui, apesar de elas serem bem inteligentes e compreenderem.
Me dirigi à vários lugares e nada encontrei. Bem à tardinha, voltei pelo mesmo caminho que fiz na ida, me sentindo um inútil. Quando me aproximei da loja que eu havia ido primeiro, resolvi tomar um suco ou um refrigerante numa lanchonete próxima pois estava muito calor e a sede estava agoniante.
Coloquei o paletó e outros objetos sobre uma mesa e me dirigi ao atendente, solicitando um suco de frutas. Notei que um senhor estava conversando com o rapaz que nos atendia e conheci-o de imediato. Era o gerente da loja com quem eu conversara pela manhã. E o ouvi dizer:
_Você não tem idéia das coisas pelas quais eu passo o dia todo! Além, dos problemas que tenho que resolver na loja, ainda vem durante todo o dia várias pessoas procurando emprego. Uns velhos imbecís, moleques que nada sabem, querendo trabalhar na loja. Gostaria de mandar todos os homens e contratar só mulheres, você não tem idéia de como é gratificante. Ë muito gostoso reger uma sinfonia de mulheres e ainda de vez em quando escolher uma para sair. Algumas até recusam, mas a maioria, com medo de serem despedidas, concordam. E tem mais, se for bagulho nem dou atenção.
Sem me reconhecer, pois eu estava sem paletó naquele momento, dirigiu-me a palavra:
_ O senhor mora nas redondezas?
_ Não. Sou empresário e estou apenas de passagem, fazendo um lanche, moro em outra região. Respondi-lhe.
Já estando de saída, ele volta a me indagar, desconfiado:
_ Eu já não lhe conheço de algum lugar?
Respondi-lhe sem muita cerimonia...
_ Não, o senhor está enganado ou me confundiu com outra pessoa, jamais passei por essa região.
Saldei o débito e retirei-me em seguida para minha residência. Durante o percursso fiquei refletindo e tentando entender aquilo tudo. Imaginei minhas filhas procurando trabalho e sendo usadas por um sujeito inescrupuloso como aquele. Talvez, ele tenha dito aquelas coisas para impressionar o atendente da lanchonete ou tenha mesmo de fato pensamentos imundos.
...........................contudo em nossa telinha há muitos fatos que merecem reflexões ou pelo menos geram controversias:
Afloram mega-escândalos sem que se punam alguém de vulto e facções contrárias às que estão no poder procuram utilizar politicamente de forma insistente, tomando um efeito totalmente reverso pela excessiva exploração dos fatos. Ninguém tem idéia, nem "eles" mesmos, do quanto se rouba nos mais de 5.500 municípios desse grande país. Creio eu na minha humilde ignorância ou inocência serem esses valores acima da casa dos trilhões em cada mandato, sem que possamos fazer coisa alguma de concreto. Hoje a constituição nos permite reclamar, há a liberdade de imprensa, mas o que acontece ? Nada ! Vemos julgamentos onde há provas materiais cabais, depoimentos contundentes, alguns até com filmagens e quando se tem o "VEREDICTUM" ! INOCENTE!!! Como ?.... Revoltante mas, isso até pouco importa , pois quando aproxima-se outro pleito vemos descaradamente alguns como candidatos. E o que é pior, alguns são eleitos e blindados por uma lei ridícula criada preventivamente e coorporativamente por eles mesmos, que lhes dá a asquerosa imunidade parlamentar, isto é têm liberdade de roubar, matar ou mandar matar, apropriações de terras e outras coisas que não merecem nem menção. Outra coisa que me foge à compreensão é o tratamento privilegiado de pessoas que obtêm concessões adquiridas pelo seu posicionamento social ou universitário. Um cidadão humilde e comum é esculhambado, por muitas vezes tem sua vida estragada covarde e injustamente, levando ou afundando-o na marginalidade.
Refitam::::: SER HUMANO NENHUM, NASCE BANDIDO. NA MAIORIA DOS CASOS E FORÇADO PELO SISTEMA OU CIRCUNSTÂNCIAS. APENAS UMA PARCELA MUITO PEQUENA TEM ESSE DESVIO DE PERSONALIDADE. OUTROS CRESCEM VENDO, OUVINDO OS MAIS VARIADOS CRIMES E EM RARÍSSIMOS CASOS HÁ ALGUM TIPO DE PUNIÇÃO, NEM SEMPRE SEVERA, FAZENDO-O, ACREDITAR QUE ATÉ VALE À PENA ARRISCAR.
Somos bombardeados diuturnamente por lavagens cerebrais de cunho religioso, programas sem conteúdo, falando da vida de celebridades. Fulano está comendo alguém, outrém está dando para sicrano( não é a gloria ?). O outro processou alguém, aquela casou-se pela oitava vez ( porra, que romântico!!). Fulana é virgem, será que ela não tem vergonha? Faz tão bem para a pele!! ( não é messssssmo meu amorrrrrrr ? há há há há há há há...) Ainda alegam que o programa existe porque há telespectadores. Porque o povo gosta!! Partem desse princípio para justificarem essas programações. A mais pura verdade é que não há nada que preste e as pessoas assistem o que tem. Ou será que estou enganado?? Estou exagerando???? E as crianças ? ............AHHHHHHHHH!!! Já entendi .....são os futuros idiotas. Estão sendo preparados desde agora.
Pessoas vão à escola, acreditando que estão aprendendo alguma coisa, porém quando prestam algum exame que exija conhecimento, verificam que não sabem nada! Ficam atrás de pessoas que tiveram o privilégio de nascer em berço de ouro, puderam estudar em escolas particulares e/ou filhos de pessoas influentes que os coloca em posições especiais mesmo que não tenham capacidade, com vultuosos salários e claras chances de sextuplicar de maneira ilícita esses ganhos, não deixando o dinheiro nem o poder mudarem de mãos e sob os olhos da lei. Ah..., me esqueci "a lei é cega!!!". Pobre, morre na cadeia!! Ë público e notório que pessoas pobres quase não têm direitos, entretanto, deveres são aos montes. Sem saberem que sendo a maioria até poderiam exigir mais direitos, mas há fatos em que pessoas formadoras de opinião faz com que uma pequeníssina parte dessa camada, um pouco mais afortunados se isolem iludidos deixando de unirem-se aos pouco favorecidos. Já se acham "ricos" e seguem a tendência elitista , muitos devem ter algum vizinho assim.
Fico revoltado com algumas igrejas, que pregam miséria absoluta de seus fiéis, pessoas geralmente bem humildes, geralmente com pouca instrução, alegando que terão seu galardão em outra esfera da vida, tomando-lhes tudo. Engraçado é que a maioria deles estão sempre cercados de guarda-costas em carrões de luxo, vivendo em suntuosas mansões e quando indagados a respeito respondem que são emissários de Deus.
Poderiam informar aos cidadãos que: Devido aos altíssimos impostos pagos, onde deveriam nos devolver; segurança, saúde, lazer, moradia, educação e algo mais; haveria o direito de ser restituido quando tivesse qualquer problema ou prejuizo. Esses assuntos parecem ser proibidos de se divulgar! Ou não?????????. Seja ele qual for, porque é direito, já que pagamos caro para isso. Não se iludam os pobres mortais acreditando que pagam menos impostos. Não é verdade! Ë quem mais paga e... adiantado, já está embutido em tudo que se consome, ele não possui mecanismos nem conhecimentos para manipular e fugir desses encargos. Os empresários honestos também sofrem opressões. Quando abrem uma empresa têm que gastar muito dinheiro e ter muita paciência, dividindo os lucros com o sócio (governo), sem que este tenha investido nenhum centavo no empreendimento, mas se tiver prejuizo, aí o problema é seu, exceto multi-nacionais.
Estou numa fase da vida, com alguns milhões de pessoas, onde posso exercer várias funções como voluntário(trabalhar sem pagamento, ou seja, de graça), tenho a saúde perfeita e receberei muitos elogios. Atividade essa que até acho muito nobre. Também sou doador universal e para tal nunca houve impedimento. Agora se vou à luta por um trabalho remunerado, aí... sou considerado incapaz, velho. Já passei por situações humilhantes, onde quando me apresentara para uma vaga em uma empresa qualquer, fui motivo de piadinhas, risos por pessoas que aguardavam uma seleção e ridicularizado pelo seleconador.
Nem tudo é revolta. Já tive também momentos de alegria. Um certo dia ao saber de um curso que seria ministrado gratuitamente em um orgão da prefeitura, resolvi me inscrever. Fiquei surpreso com a facilidade que tenho de aprender as coisas. No início confesso que fiquei constrangido, pois os alunos inscritos tinham a idade de serem meu filhos, talvez até netos. Eles ficavam rindo ironicamente o tempo todo, tentando entender o que um velho como eu estaria fazendo no meio deles. O curso estava seguindo seu rumo normal e notei que a cada dia que passava o número de alunos estava diminuindo. Não estavam conseguindo aprender! Mais ou menos no meio do curso fui convidado pelo professor a um auxílio nas aulas que restavam. Passei a ser um professor também! Isso me despertou a vontade de voltar a estudar e procurei uma escola. Me matriculei e quando convocado, compareci. Fazia mais de trinta anos que estava longe da escola. Pensei que encontraria muitas dificuldades, mas não perdi o animo. No início das aulas notei que não perdi grandes coisas nesse tempo parado a não ser o próprio tempo. Num dia em que um certo professor teve que se ausentar, fui sem cerimônia intimado a ensinar. E o fiz muito bem! Alguns alunos da sala que frequento me consultam quase que diariamente sobre várias matérias das quais estamos aprendendo e os mesmos têm dificuldade de aprender, recebendo na medida do possível algum auxílio.
Éh! Nós, pobres mortais temos que seguir engolindo os sapos até o dia em que, quando já houver um outro planeta preparado, possamos aplaudir as naves com a elite terrestre partindo, nos deixando morrer à mingua nesse planeta que parece estar com os dias contados. Ou poderemos nos unir em torno de um bem comum, mas isso é pura utopia.

![]() |
![]() |