Poesias
Reflexões
Pensamentos
Histórias
Estórias
Contos

PERIFERIA

Em algum lugar nos confins da cidade
Sendo mais claro na periferia
com outras intenções, até tem solidariedade
Quem lá vive, sabe o que digo
Pouca riqueza, porém, muita alegria
Se eu minto, mereço um castigo


Também tem um fato curioso
Ladrão, malandro, bandido, vagabundo
É aclamado, valorizado, venerado
Todos respeitam e, ou temem o mafioso


Até mulheres eles arrumam de montão
Casadas, solteiras, separadas
As mais jovens e as mais belas
Traem seus maridos que trabalham
Que lutam bravamente por elas


Em algumas ocasiões criando filho de outro
Pensando ser seu, passeia com ele nos braços
Orgulhoso, embevecido, por detrás humilhado
Pela propria companheira fica ridicularizado


Na periferia o que é bom não tem muito valor
Vale muito aquele que à tôa o dia todo anda
Tem todo tempo para galanteios e carinho
Se apossa momentanêamente de sua dona e seu ninho
Dividindo com um verme qualquer seu amor


Não se pode generalizar, ignora
Até eu, um dia tive que ouvir
Da companheira, que decepção!!
Ser eu talvez o único otário naquele lugar
Que não tinha uma puta por fora
Mas, quando percebi, logo fui embora


Escolas de qualidade duvidosa
Professores lecionando assustados
Cheias de malandros nas portas
Assediando nossos filhos
Colocando vários em poder do crime e das drogas
Conivente a justiça silenciosamente aprova


Pobres miseráveis abandonados
Não têm nomes, são simplesmente números
Seja lá pelo que for, uma morte, ou várias
Não há notícias claras sobre o teor, o motivo
Há envolvimento com coisa errada, é claro!!
Do abandono do estado, da corrupção omissa
Ninguém fala, ou é rapidamente calado!!
Estatísticas, dessa forma são colocados!!!!!
Arimar Vieira da Costa

A DITA-DURA

Engraçado, foi-se a ditadura
Que outrora massacrava
Certa camada de nossa população
Mas, o proletariado até então
Parecia, ou apenas parecia
Ter uma vida mais segura


Ao levantar e dirigir-se ao trabalho
Apreciando pela manhã o orvalho
E labutando por horas a fio
Tinha certeza que pra casa voltaria
O que não é certeza hoje em dia


E o soldo que ora recebido
Hoje é dito que era pouco
Sustentava grandes famílias
E sobrava pra algumas regalias


Não se tinha tanto conforto
Mas, tinhamos muito sossêgo
E pela vida em si , claro !
Nós tinhamos muito mais apêgo


Os filhos de antigamente
Tinham muito mais respeito
E todos naquela época
Pareciam saber, e como sabiam!
Tudo o que era direito


Quando um pai seu filho reprimia
Querendo que ele andasse direito
Evitava que um dia, esse rebento
Não viesse a sofrer pelo mal feito


Nem sempre era necessário sovas
As vezes um pequeno castigo
Embora, na maioria das ocasiões
Se um filho viesse a errar
Nada, nada machucava tanto
Quanto um severo olhar


Com as evoluções de nosso mundo
Tudo isso está aparentemente perdido
E tudo melhorara, e só melhorara!!!
Quando esses valores forem restituidos.


E os coitados que foram exilados
Que angustia, grande agonia
Ao lado da torre Eiffel, triste né???
Passeando pelos Champs Elisée
você consegue imaginar que covardia?
Junto de um povo esquisito e mal informado
Que não dividem suas riquezas
Desigualdade por todo lado
Pra onde se olha, só se vê pobreza
Aposentado, com um bom salário
Seria mesmo uma punição?
Levar a vida à francesa?


Não se magoem, peço perdão
Quiçá tivesse eu o conhecimento
Hoje, estou dizendo hoje, tá bom?
Para mim e milhões de brasileiros
Como, e como alegraria tal banimento!
Arimar Vieira da Costa

CONVERSAS ABSURDAS

Pergunta feita a um candidato a emprêgo.
- Você é assíduo?
Resposta dada:
- Claro! Tomo banho todos os dias
Conversa em um botequim.
-Em quem você vai votar?
Resposta:
- Vou votar no fulano, porque ouvi dizer que ele está ganhando
nas pesquisas, não possso perder meu voto!
Pai falando com um menino.
-Joãozinho, você não vai ao barbeiro cortar o cabelo?
Resposta do garoto:
- De jeito nenhum, vi na televisão que ele transmite chagas
e eu vi também num filme as chagas de Jesus, vou ao cabelereiro!!
Dois amigos conversando, de repente.... uma revoada de pássaros
e um comenta com o outro:
- Você viu que manada de passarinhos acabou de passar?
E o outro repondeu:
- Não vi e não é manada seu burro! Se foi passarinhos é passarinhada!!!
Duas senhoras vão caminhando, quando uma pergunta a outra:
- Os Estados unidos não é mais do Brasil,
você já sabia disso?
E a outra espantada disse:
- Nunca soube disso, de onde você tirou esta idéia?
A outra respondeu indignada:
- Pegue uma nota destas mais velhas e você verá;
Estados Unidos do Brasil;
não me diga que você nunca viu?
No que a outra respondeu:
- Nunca tinha reparado. Ah! Então o Brasil devolveu porque caiu
aqueles dois prédios?
Um caipira pergunta ao outro:
-Cumpadi, o que ocê acha deste tar de sexo anar?
O compadre dá uma cuspida pro lado e responde:
- Óia cumpadi, num gosto disso não, eu faço é todo dia!
- E o sexo orar?
O compadre torce o bigode e diz:
- É cumpadi, aí já é dimais sô, toda hora ninguém guenta, né?
Duas coroas cheias do dinheiro conversando!!
-Menina agora vejo com mais clareza,
como os mendigos daqui são imundos, nojentos e ainda por cima analfabetos.
-É, mas porque? retruca a outra
-Estive nos States há poucos dias atrás e fiquei boquiaberta,
lá até os mendigos falam inglês, você viu que chique,
os daqui mal sabem falar o português !!!!!!
Arimar Vieira da Costa
HOME

Hosted by www.Geocities.ws

1