Histórico do B9 Robot

Segue abaixo relato do Sr. Carlos Gasparetti, mostrando como o idealismo supera os obstáculos.

" Ao assistir pela primeira vez na TV Record Canal 7 ao seriado "Perdidos no Espaço" que era patrocinado pelo Laboratório Wander (que fazia o Ovomaltine), me entusiasmei pela idéia de fabricar o robô.

A primeira tentativa de construir o B9 foi usando o reservatório de uma bomba de inseticida para formar o corpo. O resultado não foi bom, porém a obsessão de construir o B9 estava plantada em mim.

Nessa época eu tinha 31 anos e era vendedor da Geralplas, uma empresa que fabricava produtos em plástico.

Fiz uma pesquisa e me convenci que o robô tinha venda garantida. Desenvolvi um projeto e apresentei aos donos da Empresa.

O primeiro obstáculo foi o custo para confeccionar os moldes, que era alto demais e eles relutaram em investir.

Mas não desisti. Resolvi fazer os moldes "a unha" , modelei os braços e o corpo em gesso, em metades iguais, mandei fundir em zamak, liga metálica formada por vários metais. Quem fez o trabalho foi A fundição Angelo Galli, de São Paulo, que era especializada em fundir em "Terra Portuguesa", método artesanal hoje em desuso.

Os moldes da base, cabeça, garras , roletes, foram projetados por mim e executados por um ferramenteiro, que reaproveitou sucata.

Com os moldes prontos, a empresa já não teve o custo de fazê-los e resolveu comprar e tingir 3 toneladas de polietileno nas cores cinza, cobre e azul metálico, era minha intenção que o consumidor tivesse três cores a disposição para compra.

No primeiro cliente que visitei, uma Rede de Lojas (não gostaria de citar o nome), consegui negociar a venda de 30000 robôs em troca de uma semana de exclusividade. Fiquei eufórico, pois minha parte dos lucros daria para acertar a vida dura, comprando uma casa, já que morávamos de aluguel.

Existiam ainda muitos clientes em potencial e a possibilidade de fechar negócios. Entre eles o Laboratório Wander

Mas, quando o sócio capitalista da Empresa (Geralplas) viu o volume da compra (30000 robôs ???) começou a colocar obstáculos. Primeiro, achou que o B9 era patenteado, senão a manufatura de brinquedos Estrela já o teria fabricado. Disse que só fabricaria se houvesse permissão do dono da patente. Fiquei mais de 2 meses visitando distribuidoras de filmes em São Paulo, sem nada conseguir para apurar se havia patente ou não.

Tentei outras soluções e ele sempre arrumava problemas. Na minha imaturidade, achei que ele queria me aplicar um golpe. Ele me disse que juridicamente os moldes eram da Empresa e eu não teria como provar o contrário. Fiz a besteira de ameaçar um milionário e fui dispensado da Empresa.Os moldes ficaram nesta Empresa durante 20 anos e só com a saída dele da sociedade da Empresa, consegui recuperá-los em 1988.

Mandei fabricar 1000 robôs e comecei a vender o B9 como antiguidade, visto que o processo de fabricação era o antigo.

Quanto ao fato do Ovomaltine aconteceu o seguinte: O Laboratório Wander, antigo fabricante do Ovomaltine instalado à rua Vergueiro (São Paulo ; SP) , era quem patrocinava o programa do Perdidos no Espaço. Fui até lá e ofereci o robô, para que eles fizessem uma promoção do tipo compre 6 Ovomaltine e ganhe um robô, mas não pude dar continuidade ao projeto visto que o capitalista havia cancelado todas as vendas. O tempo passou e eles se desinteressaram.

Posteriormente, o Laboratório Wander patrocinou o seriado "Terra de Gigantes", que não teve o mesmo sucesso. "

Hosted by www.Geocities.ws

1