Iniciativas por um amanhã melhor
Segunda - feira, 03 de Outubro de 2005 14h20
“Incentivar o amor à Natureza nas crianças, no círculo de amigos, na comunidade e na internet divulgando informações corretas sobre plantas, os animais e seus hábitats”

POR MARILlN NOVAK
Ensinar crianças a cuidar do meio ambiente é uma estratégia certeira para construir um futuro melhor. A escola pública é um dos ambientes onde questões ecológicas podem ser abordadas de maneira simples e proveitosa; dentro e, principalmente, fora da sala de aula.
Três projetos desenvolvidos em escolas estaduais paulistas confirmam que práticas extracurriculares são capazes de inspirar novos comportamentos em relação à natureza e ao trabalho em equipe.
O professor de ciências Marduqueu Andrade Freitas comprova na prática o zelo que seus alunos de 5" e 6" séries alimentam pela horta orgânica que eles próprios montaram. Tudo começou em 2001, quando Freitas estimulou e coordenou os estudantes na recuperação de espaços abandonados da escola estadual Professor Luiz Gonzaga Pinto e Silva, em São Paulo, SP. No lugar do abandono, hoje existem 14 canteiros de hortaliças que rendem três colheitas anuais para reforçar a merenda escolar.
Aproveitando o retomo positivo dos jovens, Freitas ainda transformou em bosque uma área que servia para depositar lixo e criou um sistema de coleta seletiva que já recolheu mais de 10 toneladas de lixo. "Atividades que envolvem ecologia geram números positivos e mais envolvimento dos alunos com a escola e o meio ambiente", conclui satisfeito o professor Freitas. As iniciativas foram tão bem-sucedidas que ganharam o apoio da empresa Santista Têxtil.

Secretaria de Estado da Educação - 2005


Professores que coordenam e apiam os projetos de meio ambiente da escola.
1
Hosted by www.Geocities.ws