Não podemos viver sem colesterol (HDL)

O colesterol é produzido no fígado, entra no sangue e traz a gordura até as células elásticas para serem eliminadas (funciona como um carrinho de transporte), trabalhando sem parar.
Quando comemos alimentos muito gordurosos, estamos comendo colesterol que se juntam com os nossos. O fígado então produz mais colesterol para eliminar o colesterol em excesso do sangue.

Gordura animal e vegetal
LDL colesterol ruim: - até 130 mg/dl de colesterol no sangue (nível aceitável).
HDL colesterol bom: - acima de 40 mg/dl (nível aceitável).
70% do colesterol que circula no sangue é produzido no fígado. As fibras também eliminam o colesterol.
O HDL2 é obtido também através dos exercícios físicos.

Oxidação
O gordura animal oxida (quando a carne do açougue fica velha , muda de cor, os açougueiros colocam produtos a base de cloro para parecer nova), nesse caso, a corpo libera cálcio para limpar as artérias que com o tempo fica um pouco calcificada.
Churrasco: a gordura que cai na brasa, sobe em forma de vapor produzindo uma substância chamada benzopirol, cancerígena.

Frango
É colocado na ração hormônio feminino para que o peito cresça (mais lucro ao produtor).
A mulher já tem hormônios feminino: (pode aumentar o risco de câncer no peito?), os homens não precisam de hormônios femininos (o que isso pode provocar?)
São perguntas que os pesquisadores tentam responder.

Peixe
As tilápias nascem 50% fêmeas e 50% machos, como é natural. No cativeiro são colocados hormônios masculinos para que os peixes fiquem mais pesados (cerca de 700g), dando mais lucro ao produtor.
A pergunta que fica é se os hormônios podem causar efeitos significativos a população ao longo dos anos?.

Conservação dos alimentos
Antes da tecnologia a conservação era com sal, depois veio a geladeira, pausterização, conservantes químicos e agora a energia nuclear (fonte de Cobalto, como se fossem raios-X), antes os alimentos passam por um teste de irradiação, depois de passar pela fonte, não tem mais irradiação (ionização que é a retirada de moléculas).
Esses produtos precisam estar identificados na embalagem para ser comercializados. Devemos verificar se isso acontece!

Bactérias da boca
Temos aproximadamente 2 milhões de bactérias por gota de saliva. Elas atacam os invasores, muitas vezes não dão conta.
Ao apagar as velas do bolo no aniversário, são lançadas milhões de bactérias para ser compartilhadas.

Desidratação de alimentos
Retirada de água dos alimentos a nível onde o crescimento de microrganismos seja inibido. Os alimentos podem ser conservados por mais tempo e ser rico em nutrientes. A desidratação é feita por:
1) energia solar(frutas, a base de gases de enxofre para manter a cor): 2) osmose: 3) liofilização 4) fornos em alta temperatura.
Desintoxicação alimentar
Os efeitos da intoxicação são: intestino preso, dor de cabeça, pernas inchadas, depressão. Para combater devemos verificar o que está fazendo mal.
Uma receita para desintoxicar: 2 colheres de leite de soja, 1 de farelo de arroz, 1 de linhaça, frutas e água.



Fontes do link:
- Globo Rural - TV Globo
- Augusto Pumacahua Ramos
- Palestras sobre alimentação

Hosted by www.Geocities.ws

1