O caminho do perigo!
1 - Represas: nos grandes centros urbanos, as represas recebem esgotos domésticos e industriais, lixos de todas as espécies, centenas de animais mortos e dezenas de pessoas que morrem e ficam por lá.
2 - Adição de químicos: na tentativa de eliminar boa parte dos microrganismos e doenças, utiliza-se no tratamento: Sulfato de Alumínio, Sulfato de Cobre, Cal, Cloro, Chumbo, Mercúrio, Cadmo, Cromo e o Asênio. A presença destes metais em organismos vivos é prejudicial em qualquer concentração.
3 - Reservatórios: água com alta concentração de químicos e sujeiras.
4 - Rede de distribuição: é feito através de encanamentos, na maioria das vezes esses canos estão lá há muitos anos e, portanto, muito sujos. Mesmo se a água viesse 100% potável da estação, ao passar pela rede, se contaminaria.
5 - Nas residências: repare que a água chega com: sabor de químicos, cheiro e quando cai forte numa bacia é opaca, tem cor. Logo não é 100% potável.
TRATAMENTO DA ÁGUA
Uma estação de tratamentode água é um conjunto de tanques e filtros, onde a água passa, em seqüência, pelos processos de tratamento:
- Na pré-cloração, destrói parte dos microrganismos e as algas pela adição de cloro à água. Essa etapa faz parte do processo de desinfecção. Em seguida, a água passa para os tanques de floculação.
- Na floculação, o sulfato de alumínio e a cal provocam a aglomeração das partículas que estão em suspensão na água. Assim, surgem grandes flocos gelatinosos, que continuam em suspensão. Depois, a água passa por grades especiais e chega aos decantadores.
- Nos decantadores, esses flocos gelatinosos vão se acumulando lentamente no fundo dos tanques, deixando a maior parte da água livre de partículas. Logo depois, a água passa para os filtros.
- A filtração é construída basicamente por uma camada de carvão mineral, uma camada de areia, uma camada de cascalho grosso e pedregulhos. Ao atravessar essas camadas, a água escoa para baixo e é recolhida num canal.
- Na cloração , a água filtrada recebe finalmente mais cloro (pós-cloração). Reduzindo gostos e odores da água e evita a putrefação do material lodoso que se deposita no fundo dos tanques. Numa grande ETA são usadas diariamente algumas toneladas de cloro.
- Na fluoretação (adição de flúor), que diminui o aparecimento de cáries dentárias nos consumidores da água.
Obs: As empresas que fazem esse tratamento parcial das águas são competentes dentro de suas possibilidades.
Não resta outra alternativa senão utilizar aparelhos purificadores de alta confiabilidade para tornar a água potável.
Estação de tratamento
As águas são uriundas dos mananciais onde o grau de contaminação é altíssimo. Por isso a SABESP utiliza
aproximadamente 70 toneladas/dia de produtos químicos por estação de tratamento com a finalidade de tornar a água própria para ao consumo.
Utiliza-se no tratamento: Sulfato de Alumínio, Sulfato de Cobre, Cal, Cloro, Chumbo, Mercúrio, Cadmo, Cromo e o Asênio.
A presença destes metais em organismos vivos é prejudicial em qualquer concentração.
"Os serviços públicos de tratamento de água não possuem recursos para retirar os contaminantes químicos d`água" (Gazeta Mercantil de 17/03/99).
Principais Manaciais em São Paulo
Represa:
Pedro Beicht; Represa da Graça; Ponte Nova; Paraitinga; Biritiba-Mirim; Taiaçupeba; Jaguari; Atibainha; Cachoeira;
Paiva Castro; Águas Claras; Billings; Guarapiranga; Capivari-Monos; Ribeirão da Estiva; Ribeirão do Campo.
Rios:
Grande; Tietê; Cotia; Claro; e Guaratuba que pertencem Às Bacias Hidrográficas Alto Tietê e Piracicaba/Capivari/Jundiaí.