Transporte e o meio ambiente
O transporte de bens e pessoas pode se dar pelos seguintes modos: rodoviário, ferroviário, metroviário, hidroviário e aeroviário.
No Brasil a maior parte do transporte de pessoas e mercadorias é feita pelas rodovias>
O transporte não sustentável é aquele que:
Usa fontes energéticas não renováveis.
Tem alto consumo de de energia.
Transporta poucos bens e pessoas ao mesmo tempo.
Contamina o ar.
Aumenta o efeito estufa e provoca o aquecimento do planeta.
Produz grandes quantidades de lixo tóxico ou de difícil degradação.

Poluição veicular: um problema global
Os combustíveis derivado do petróleo são recursos não renovávei, e, cedo ou tarde, vão acabar.
Quando são queimados, produzem gases que contaminam o ar, causando danos ao meio ambiente e a saúde.
Em São Paulo, Brasil os problemas são de grande escala. em 2003, segundo a Cetesb, o Estado possuía uma frota de 7,5 milhões de veículos e cerca de 2 mil indústria. Estima-se que essas fontes de poluição são responsáveis pelas emissões para a atmosfera de 1,8 milhões de t/ano de CO, 415 mil t/ano de HC, 409 mil t/ano de NOx, 67 mil t/ano de MP e 37 mil t/ano de SOx.
Da frota que circula na região metropolitana de São Paulo, 5,8% dos veículos são movidos a óleo diesel e despejam anualmente 12,4 mil toneladas de fumaça preta na atmosfera.

O que podemos fazer
Evite usar carros nos horários de locais de congestionamento.
Evite usar carros nos trajetos curtos.
Compartilhe o carro com outros.
Abasteça o carro a noite o no início da manhã, evitando os vapores excessivos.
Dê preferência aos transportes coletivos.
Troque a marcha na rotação correta.
Evite reduções cosntantes da marcha, aceleração brusca e freadas em excesso.
Tente manter a velocidade constante.
Mantenha as condições adequadas do veículos.
Hosted by www.Geocities.ws

1