| DEFININDO ORIXÁS |
| VOCÊ DESEJA: |
| ORIXÁS São vibrações que atuam fortemente em certos ambientes da natureza (sítios de força: cachoeiras, matas, pedreiras, cemitérios, rios...). O Orixá nunca encarnou em nosso plano e nunca foi santo de igreja católica, ele é sincretizado com o santo da igreja, mas não foi o santo propriamente dito. Orixá é vibração e é energia. A Umbanda cultua e manipula as vibrações dos seguintes Orixás: Oxalá, Omulu (Obaluaie), Oxosse, Oxum, Ogum, Iemanjá, Xangô, Iansã, Ibejis, Nanã e Ossaim, sendo também cultuado por algumas tendas o Orixá Oxumarê . As entidades que se apresentam na Umbanda sob o nome dos Orixás são espíritos de alta evolução que se encaixam nessas vibrações e são denominados Falangeiros de Orixás. Essas entidades dificilmente falam, limitando-se a dar passes magnéticos através de gestos que também as identificam. Ficam pouco tempo incorporados, pois sua alta vibração cansa demasiadamente o médium, que desgasta grande quantidade de energia nessas incorporações. Nosso cérebro, funcionando como um aparelho receptor é capaz de sintonizar todas as vibrações. As duas vibrações de Orixás que melhor sintonizamos (uma masculina e outra feminina) são denominadas Orixás donos-da-coroa ou, popularmente chamados de pais de cabeça. Normalmente, uma das vibrações dos Orixás de coroa é mais forte que a outra, atua mais que a outra. Esse Orixá, que atua mais fortemente, é o chamado Orixá de frente e pode ser o "masculino" ou o "feminino", independentemente do sexo do médium. |