O CESIT œ Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho œ
foi criado em 1989, no Instituto de Economia da UNICAMP, com o propósito de
desenvolver atividades de pesquisa, docência e extensão relacionadas com a
economia e o mundo do trabalho, assim como pro-mover e intensificar os vínculos
da universidade com o meio sindical, as entidades de apoio à pesquisa e os
profissionais que atuam no campo das relações de trabalho.
Desde sua fundação, o CESIT tem dado prioridade a questões relacionadas
ao mercado do trabalho, relações trabalhistas, inovação tecnológica e políticas
sociais. Visando a uma maior abrangência em suas atividades de pesquisa,
docência e extensão, o CESIT, desde o início, definiu três características
próprias. Primeiramente, reuniu um corpo interdisciplinar de pesquisadores nas
áreas de história, sociologia, educação, direito, tecnologia e, especialmente,
economia do trabalho. Em segundo lugar, desenvolveu um trabalho de caráter
participativo, aliando o valor da experiência dos vários agentes envolvidos na
prática das relações de trabalho ao rigor da pesquisa acadêmica. Finalmente,
procurou assegurar uma maior definição das demandas sindicais por meio da
participação do DIEESE em seu Conselho de Orientação.
Assim, os objetivos centrais do CESIT, desde a sua criação, têm sido
acompanhar a evolução dos temas e tendências relacionados ao mundo do trabalho;
promover a realização de cursos e seminários, participar de congressos; manter
contato com instituições nacionais e estrangeiras para a troca de experiências e
o desenvolvimento de atividades de pesquisa em variados âmbitos de atuação;
divulgar por meio de publicações impressas e eletrônicas os estudos e
realizações do CESIT.