quantas vezes já ouvimos
histórias trágicas envolvendo armas de fogo desde acidentes com crianças até
os com adultos desavisados que inadvertidamente fizeram algo que não deveriam.
Acidentes acontecem e não apenas com os outros, infelizmente, todos podemos ser
vítimas de acidentes, porém cabe a nós fiscalizarmos e lutarmos para que isso
não aconteça com ninguém a nosso alcance.
Devemos ter em mente que todo acidente pode e deve ser evitado desde que
obedecidas as regras básicas de segurança com armas de fogo. As regras mais
importantes São:
1.
Arma não
é brinquedo de criança! Mantenha fora do alcance das mesmas toda e qualquer
arma de fogo ou objeto cortante e etc.
2.
Leve suas
crianças a um estande apropriado e que tenha supervisão e autorização para
tal, afim de que ouçam e vejam o que é um tiro de verdade, para que elas
saibam que aquilo é diferente das armas da televisão, que uma arma de verdade
pode matar, e que elas não devem mexer em armas pois não são brinquedos.
3.
Nunca
deixe uma arma num local que poderá ser mexido por outra pessoa além de você.
4.
Armas não
se guardam carregadas, em cima de guarda-roupas ou qualquer móvel alto de modo
que uma pessoa que irá limpa-lo ou nele mexer possa derrubar ou acionar a arma
por acidente. Também não se guarda armas misturadas com outros objetos no
guarda roupas ou gavetas com roupas.
5.
Nunca
manuseie uma arma carregada, salvo se for para atirar.
6.
Tenha
sempre em mente que uma arma mesmo vazia ou com as suas cápsulas deflagradas
deve ser manuseada como se estivesse carregada e pronta para uso.
7.
Jamais
aponte uma arma mesmo que vazia para um local que não deseje acertar.
8.
Não faça
gracinhas com a sua arma você não é mocinho de filme de cowboy
nem estrela de cinema, qualquer gracinha ou faz um acidente sério ou na
melhor das hipóteses danificará a sua arma.
9.
Não
aponte uma arma para ninguém a menos que deseje acerta-lo e arcar com as conseqüências
legais de tal ato. (isso serve também
para policiais, o estrito cumprimento do dever legal sofreu alterações,
podendo ser interpretado como homicídio, inciso III do art.23 do Código Penal)
.
10. Não transporte armas do estande de tiro
para casa e vice-versa carregadas, pois podem ocasionar diversos problemas legais e até acidentes.
11.Munição não deve ficar exposta aos raios
solares por tempo prolongado, nem ao calor, é ruim para ela e ainda pode
ocasionar acidentes.
12.Nunca
mexa em uma arma sem autorização do dono principalmente num estande de
tiro pois não sabemos se ela está ou não carregada e quais são os seus possíveis
erros para um disparo.
13.No estande de tiro é necessário o uso de
óculos de proteção e fone protetor de ouvidos, são estes dois acessórios tão
importantes quanto a arma.
14.No estande não se deve transitar com armas
na cintura, lugar de arma é na bancada ou na mão do atirador.
15.No estande o cano deverá ficar sempre
apontado para os alvos, nunca virar para trás ou para os lados. Lembre-se você
também é responsável pela segurança.
Algumas vezes encontro atiradores que dizem: “atirar sem fone para
proteção de ouvidos me deixa apto para uma situação de combate real”.
Isso é uma fantasia. Na verdade a única coisa que este “atirador”
consegue obter são os últimos lugares em qualquer prova de tiro e, habituar-se
a ser um mau atirador. Naturalmente
o estampido de um tiro sempre incomoda, até mesmo aos atiradores mais
experientes, conseqüentemente isso prejudica a nossa pontaria, pois com o
estampido temos a tendência de alterarmos nossa visada, espalmar a arma, dar
uma gatilhada entre outros inúmeros problemas.
Lembro-me certa vez um atirador que teimava sempre em não usar proteção
de ouvidos, os resultados dele eram péssimos aos 25 metros, no máximo um tiro
no preto do alvo para cada tambor do revólver, não que ele fosse novato, ele
era teimoso mesmo. Um dia insisti para que usasse o protetor de ouvidos, e após
muita relutância ele acabou cedendo. Foi muito gratificante para mim observar
os resultados obtidos por ele, em menos de trinta tiros os seus resultados já
demonstravam um melhor grupamento. É
óbvio que não há fone protetor de ouvidos que vá ensinar ninguém
a atirar melhor, apenas irá proteger os nossos nervos do desconforto do
estampido e conseqüentemente melhorar a nossa concentração no tiro, isto é,
não temeremos mais o momento do estampido e aboliremos todos os erros relativos
a esse fenômeno. Após muito tempo
de treino usando fones de proteção de ouvidos, ao contrário do que parece,
passamos a atirar com mais segurança, e caso não os usemos só sentiremos
falta deles após vários disparos.
Outro item que é muitas vezes deixado de lado é a utilização do óculos
de proteção. Quando atiramos em silhuetas metálicas é comum haver
fragmentação do projétil e retorno destes fragmentos em direção à pedana
de tiro (local onde ficam os atiradores),
portanto é importante não deixar de usar óculos de proteção pois por menor
que seja um fragmento do projétil sempre irá ferir-nos caso atinja os olhos, o
mesmo nem sempre acontece quando atinge outras áreas do corpo (a
sensação é de uma picada de mosquito até uma leve pedrada em casos
extremos). Também compete a direção do estande a colocação das
silhuetas de forma a minimizar estes retornos, porem caso isso ocorra com o
atirador procure imediatamente o diretor do estande ou na ausência dele os
encarregados de levantar as silhuetas e explique o ocorrido, pois eles são
experientes e saberão como posiciona-las para minimizar isto.
Não se acanhe de falar ou reclamar da segurança no estande, pois muitas
vezes os neófitos são mais responsáveis, até mesmo por receio, do que muitos
veteranos despreocupados .