O Pardal
Era uma vez um pardalzinho que odiava ter de voar para o sul por causa do
inverno. Ficava
tão apavorado com a idéia de ter de deixar o seu lar que resolveu adiar a
viagem até o último momento possível.
Depois de se despedir carinhosamente dos seus amigos que partiram, voltou
ao seu ninho e ficou ainda por quatro semanas.
Finalmente o tempo tornou-se desesperadamente frio que ele não pôde
adiar mais.
Quando o Pardalzinho partiu e iniciou seu vôo para o sul, começou a
chover.
Rapidamente começou a formar-se gelo sobre as suas asinhas.
Quase morto de frio e exaustão, foi perdendo altura e caiu por terra
num pátio de estrebaria . Quando
estava exalando o que seria o seu último suspiro, um cavalo saiu da estrebaria
e virando seu traseiro em cima do pardalzinho o recobriu de merda. A
princípio o pardalzinho não pensava em outra coisa, que àquele era um jeito
horrível para se morrer; todo cagado. Porém
quando a merda começou a penetrar nas suas penas, esta passou a aquecê-lo
e a vida começou a voltar ao seu corpo.
Ele descobriu que tinha espaço suficiente para respirar.
Subitamente o pardalzinho sentiu-se feliz e começou a cantar.
Naquele instante um grande
gato entrou no pátio da estrebaria e ouvindo o gorjeio do pardalzinho começou
a remexer no monte de merda para descobrir de onde vinha o som. O gato
finalmente descobriu o pardalzinho e comeu-o.
Esta História contém cinco ensinamentos morais:
1º Nem sempre àquele que te põe na merda é seu inimigo.
2º Nem sempre àquele que te tira da merda é seu amigo.
3º Desde que você se sinta confortável, mesmo na merda, conserve o
bico fechado.
4º Quem está na merda não canta.
5º Mesmo na merda se acha o que comer.