|
"Um bom poema é quando nos dá a impressão
de estar lendo a gente - e não a gente a ele."
EVOLUÇÃO
O que me
impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado: é este
pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro.
INSCRIÇÃO
PARA UM PORTÃO DE CEMITÉRIO
Na mesma
pedra se encontram,
Conforme o povo traduz,
Quando se nasce - uma estrela,
Quando se morre - uma cruz.
Mas quantos que aqui repousam
Hão de emendar-nos assim:
"Ponham-me a cruz no princípio...
E a luz da estrela no fim!"
DA OBSERVAÇÃO
Não te
irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio...
DAS UTOPIAS
Se as coisas
são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!
DO AMOROSO
ESQUECIMENTO
Eu, agora - que
desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?
O MORTO
Eu estava
dormindo e me acordaram
E me encontrei, assim, num mundo estranho e louco...
E quando eu começava a compreendê-lo
Um pouco,
Já eram horas de dormir de novo!
OS ARROIOS
Os arroios são
rios guris...
Vão pulando e cantando dentre as pedras.
Fazem borbulhas d'água no caminho: bonito!
Dão vau aos burricos,
às belas morenas,
curiosos das pernas das belas morenas.
E às vezes vão tão devagar
que conhecem o cheiro e a cor das flores
que se debruçam sobre eles nos matos que atravessam
e onde parece quererem sestear.
Às vezes uma asa branca roça-os, súbita emoção
como a nossa se recebêssemos o miraculoso encontrão
de um Anjo...
Mas nem nós nem os rios sabemos nada disso.
Os rios tresandam óleo e alcatrão
e refletem, em vez de estrelas,
os letreiros das firmas que transportam utilidades.
Que pena me dão os arroios,
os inocentes arroios...
OS POEMAS
Os poemas são
pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
POEMINHA
SENTIMENTAL
O meu amor, o
meu amor, Maria
É como um fio telegráfico da estrada
Aonde vêm pousar as andorinhas...
De vez em quando chega uma
E canta
(Não sei se as andorinhas cantam, mas vá lá!)
Canta e vai-se embora
Outra, nem isso,
Mal chega, vai-se embora.
A última que passou
Limitou-se a fazer cocô
No meu pobre fio de vida!
No entanto, Maria, o meu amor é sempre o mesmo:
As andorinhas é que mudam.
AH! OS
RELÓGIOS
Amigos, não
consultem os relógios
quando um dia eu me for de vossas vidas
em seus fúteis problemas tão perdidas
que até parecem mais uns necrológios...
Porque o tempo
é uma invenção da morte:
não o conhece a vida - a verdadeira -
em que basta um momento de poesia
para nos dar a eternidade inteira.
Inteira, sim,
porque essa vida eterna
somente por si mesma é dividida:
não cabe, a cada qual, uma porção.
E os Anjos
entreolham-se espantados
quando alguém - ao voltar a si da vida -
acaso lhes indaga que horas são...
O pior dos
problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.
A maior
dor do vento é não ser colorido.
A amizade
é um amor que nunca morre.
A mentira
é uma verdade que se esqueceu de acontecer.
Nunca
desprezes os teus amigos, por que se um dia eles te esquecerem, só teus inimigos se
lembrarão de ti.
E um dia
os homens descobrirão que esses discos voadores estavam apenas estudando a vidas dos
insetos...
Maravilhas
nunca faltaram ao mundo o que sempre falta é a capacidade de senti-las e de admirá-las.
A
preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não
teria inventado a roda.
O sorriso
enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores.
Quem não
compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.
Não te
irrites, por mais que te fizerem... Estuda, a frio, o coração alheio. Farás, assim, do
mal que eles te querem, Teu mais amável e sutil recreio...
Se as
coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las...
Que
tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas!
Livros
não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.
Não
desças os degraus do sonho para não despertar os monstros. Não subas aos sótãos -
onde os deuses, por trás das suas máscaras, ocultam o próprio enigma. Não desças,
não subas, fica. O mistério está é na tua vida! É um sonho louco este nosso mundo...
'Não há
exemplo mais comovedor de fidelidade que os dois chinelos, quietos e juntinhos, esperando
pacientemente por nós ao pé da cama...'
|