Estudo das Escrituras

SALMO 37: 23-25

23 Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em

cujo caminho ele se deleita;

 24 ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe

segura a mão.

 25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi

desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar

o pão.

 

A pessoa de Deus, se ela está enfrentando um momento difícil, não fique com dó, não fique com pena. Ela é de Deus, você pode ter certeza que ela vai dar a volta por cima.

Porque a pessoa que é de Deus, o Senhor confirma os seus passos.

Os passos de um homem bom, que pratica a palavra, aquela pessoa que é de Deus são confirmados pelo Senhor.

Aquela pessoa pode estar enfrentando um momento difícil, mas fica olhando para aquela pessoa, se ela é de Deus ela não vai aceitar o fracasso, ela vai orar, ela vai determinar, ela vai dar a volta por cima.

Em contra partida, se a pessoa está enfrentando uma maldição ela também pode ter certeza está dando motivo para isso.

Porque maldição sem causa não se cumpre.

Às vezes você vê uma pessoa que tem toda aparência de piedade, religiosa, aparência de um homem bom, mas aquela pessoa não está bem com Deus.

Às vezes ela está sendo até disciplinada para ver se ela desperta.

Deus está dizendo: 23 Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita;

24 ainda que caia, não ficará prostrado

Ela é de Deus, ela vai se levantar.

Ela não vai aceitar a derrota, o fracasso, ainda que ela caia, ela não vai aceitar ficar no pecado.

Aquela pessoa vai se levantar.

pois o Senhor lhe segura a mão.

Ela está enfrentando um momento difícil, uma crise familiar, uma crise espiritual, financeiro, mas ela é de Deus, ela vai se levantar, não vai ficar prostrado.

Ela conhece o seu Deus, ela sabe quem é o seu Deus, ela ouve a voz de Deus, e o próprio Deus está dizendo aqui:

pois o Senhor lhe segura a mão.

O próprio Deus vai socorrer aquela pessoa, vai tocar naquela pessoa e não vai deixá-la prostrada.

A não ser se a pessoa não é de Deus, só tinha aparência, ela nunca verdadeiramente estava com Deus.

O caso de Saul, ele não estava ligado com Deus, foi o primeiro rei de Israel,deliberadamente ele vivia fora da palavra, ele não queria saber da palavra, aquele homem caiu e ficou prostrado.

Veja o caso de Elias. Elias estava desanimado, soube que Jesabel queria acabar com ele, ficou desanimado, mas o anjo de  Deus chegou ali, tocou no Elias se levantou.

25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.

Quem é justo?

O que pratica justiça. A pessoa que pratica a palavra de Deus, você nunca vai ver aquela pessoa desamparada.

Você pode vê-la enfrentando um momento difícil, uma luta,uma guerra, mas aquela pessoa não está desamparada.

O brilho de Deus ainda continua nela.

É como Sansão no cativeiro, lá ele conhecia Deus, ele tinha errado, ele tinha pecado, mas lá no cativeiro ele orou a Deus e a Bíblia diz que seus cabelos começaram a crescer.

É sinal que a glória de Deus não tinha saído da vida dele.

A pessoa que é de Deus ela pode até errar, não deveria errar, mas ela não vai permanecer no erro. Ela vai clamar ajuda de Deus, ela vai clamar a justiça de Deus, a misericórdia de Deus e ela vai se levantar.

Então a primeira parte aqui, é quem é de Deus não vai ficar desamparada. A pessoa que é de Deus pode enfrentar um momento difícil, vamos dizer um momento humano, onde ela mostra uma fragilidade, mas logo ela vai entender que Deus está com ela, e vai dar a volta por cima.

Quem é de Deus vai viver a vida dele, quando chegar na velhice vai lembrar, aquele homem nunca foi desamparado.

E se foi?

Ele não era justo, não praticava a palavra.

Porque quem pratica a palavra nunca vai esquecer do seu Deus.

Quem pratica a palavra nunca vai esquecer que por maior que seja a luta, maior será a vitória.

Quem é de Deus  nunca vai esquecer da misericórdia de Deus. E ainda que caía, não deveria ter caído, mas caiu, ele vai clamar: misericórdia Senhor, me levanta Senhor, me coloque de pé e Deus vai levantar.

A não ser que a pessoa está no erro vai querer que Deus ajude no erro, Deus não vai. Porque Deus é santo e Deus não vai misturar na sujeira do homem.

O homem tem que vir para santidade de Deus e não Deus vir para sujeira do homem.

O próprio Deus veio, andou como homem e mostrou como ser santo, mostrou o que é ser justo, o que é ser verdadeiro.

Então desperte, acorda, fica olhando a trajetória de um homem de Deus, aquela pessoa não está desamparada. Ela vai se levantar porque ele conhece Deus, ele sabe quem é seu Deus, ele conhece o Criador dos céus e da terra.

Vamos ver agora um homem que não foi desamparado. Este homem estava num momento difícil, este homem se assustou. O ser humano, às vezes, se assusta. Até o homem de Deus, ela acaba se assustando com o perigo, mas não deveria ser assim.

I Rs 19:1

1 Ora, Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas.

2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles.

A pessoa que está nas mãos do diabo ela fica cega.

Jezabel quando ficou sabendo o que Deus havia feito através de Elias, ela fica cega para a obra de Deus e às vezes a ira desponta na pessoa quando vê alguém usado por Deus.

Mas o Elias cometeu um erro.

3 Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço.

4 Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

5 E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu; e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come.

6 Ele olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água. Tendo comido e bebido, tornou a deitar-se.

O Elias estava então assustado com ameaça de Jesabel e ele se afastou e foi para o deserto. E no seu ânimo ele pediu à morte.

Às vezes o cristão também se acovarda. A pessoa está enfrentando um momento difícil, uma crise, lá dentro dele, sabe que ele é de Deus, Deus melhor que eu morresse agora.

Você me perdoa a sinceridade é covarde.

Porque a pessoa não quer enfrentar  a luta, a pessoa não quer enfrentar a adversidade. Porque a pessoa nunca pode esquecer que Deus está com ela.

Você não pode se acovardar. Você tem que dizer: Senhor renova a minha força.

Você está desanimado, abrindo mão de algo, é algo que Deus lhe deu. Mas na sua covardia você pede à morte.

Quando você deveria dizer: Deus me renova às forças.

E o Senhor sempre manda um anjo.

Nós temos que entender o anjo não só como ser espiritual porque o anjo é mensageiro.

Deus sempre vai mandar alguém com uma palavra para você.

A pessoa que é de Deus não vai ficar desamparada. Se ela é de Deus ela vai receber a visita de um anjo de Deus.

Quanta vez Deus usou um homem, uma mulher como um anjo, por isso que a pessoa tem que estar preparada para receber a visita de um anjo, ou seja a palavra de Deus.

Você está desanimado, abatido, está enfrentando uma adversidade, está pensando em abandonar uma causa. Aí vem alguém trazendo uma palavra para você.

A pessoa que é de Deus, Deus vai falar ao coração delas. Porque a pessoa que é de Deus ouve a voz do Senhor.

A Bíblia diz que a ovelha ouve a voz o seu Pastor.

Ela sabe que a palavra vem de Deus. Mas às vezes Deus tem que insistir mais com a pessoa.

Diz que Elias se levantou e

5 E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu; e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come.

6 Ele olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água. Tendo comido e bebido, tornou a deitar-se.

A pessoa ouve a palavra se anima um pouco. Mas ela lembra da batalha, da luta e dorme de novo.

Deus insiste. Deus está insistindo com você.

7 O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come, porque demasiado longa te será a viagem.

8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

Você tem que se levantar porque o anjo de Deus está tocando em você.

Você está abatido, desanimado, mas você é de Deus. Se você é de Deus você não vai ficar desamparado.

Deus vai enviar um anjo, uma palavra, um socorro quando menos esperar já está de pé caminhando.

9 Então o rei lhe enviou um chefe de cinqüenta, com os seus cinqüenta. Este subiu a ter com Elias que estava sentado no cume do monte, e disse-lhe: Ó homem de Deus, o rei diz: Desce.

10 Mas Elias respondeu ao chefe de cinqüenta, dizendo-lhe: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então desceu fogo do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta.

11 Tornou o rei a enviar-lhe outro chefe de cinqüenta com os seus cinqüenta. Este lhe falou, dizendo: Ó homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa.

12 Também a este respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta.

Quando Elias está na presença de Deus, ele estava no Horebe, veio ameaça ele não fez como a primeira vez, saindo.

O homem de Deus é dirigido pelo Espírito de Deus.

Olha a diferença, a pessoa que está no deserto e quem está na presença de Deus.

Quando você está na presença de Deus, você não se assusta com a ameaça, você não se intimida.

A dor veio, mas você diz: eu sou homem de Deus, está amaldiçoada em Nome de Jesus.

Mas quando não estamos na presença de Deus, como deveríamos, ficamos assustados, ficamos acovardados.

Você é de Deus, Deus está mandando uma palavra para você.

Você é de Deus, você sempre vai ter socorro. Às vezes o anjo não vem para trazer a cura, mas uma palavra.

È o pastor da igreja, um irmão, alguém para tocar em você, sentindo que Deus ainda está falando com você.

Ainda que caia, não ficará prostrado.

A pessoa de Deus, nunca ficará desamparada. Virá o socorro.

Sl:121: 1-2

1 Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?

2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

Qual o socorro?

Aquela palavra que vai fortalecer, que vai colocá-lo de pé e vai entender que Deus está com você.

 

Pastor Jaime de Amorim

 

Voltar à página inicial

 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1