Estudo das Escrituras

Colossenses 1

12 Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;

Se você aceitou Jesus, você é digno, é capaz de participar da herança dos santos na luz.

Qual herança?

Daquilo que Deus revela na Sua palavra, das promessas, das suas revelações, do que Deus diz na palavra. Aquilo ali, você é digno, é capaz de participar da herança dos santos  na luz. Todos aqueles que aceitaram Jesus.

É de toda pessoa que crê na palavra.

No santo na luz, é na revelação da palavra.

O salmista diz no salmo 119:105

105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Ou seja, é na revelação da palavra que você deve participar. Você é digno, é capaz, Deus lhe deu capacidade, mas nós achamos que isso não é conosco.

Nós temos Israel do passado quando Deus deu a eles a terra prometida. Deus mandou Moisés enviar a terra prometida doze homens para espiar a terra. E eles foram, e dez voltaram com o seguinte relato:

Números 13

27 E contaram-lhe, e disseram: Fomos a terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.

28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque.

29 Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.

31 Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.

32 E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.

33 Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.

Eles não sentiram dignos, capazes. Isso acontece também conosco. Se a Bíblia está falando algo, você tem que aceitar. Se Deus falou algo ao seu coração, dentro da palavra, se está revelado na palavra de Deus, você pode assumir.

O Espírito Santo usou Paulo para dizer aos colossenses:

12 Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;

Ou seja, se Pedro foi usado, outro podia ser usado também. Pedro era um pescador, geralmente pescador era um homem rude. O Paulo era religioso. Deus usa qualquer pessoa que creia Nele, que aceite a palavra Dele. Mas nós não aceitamos.

Deus dá algo, Deus fala ao seu coração que você pode, mas você se limita dizendo: quem sou eu?

Voce é a pessoa capacitada por Deus porque Ele lhe deu condições. Ele lhe fez capaz de participa. O próprio Paulo diz aos filipenses: Posso todas as coisas Naquele que me fortalece.

Se Ele me fortalece, se a palavra fala ao meu coração, se a palavra entrou no meu coração, com aquela palavra eu vou.

Foi desta maneira que Gideão com 300 homens venceu os midianitas, os amalequitas e todo povo do Oriente.

Foi desta maneira, crendo, que Deus estava com ele. Que Pedro andou por cima das águas. Tudo bem que ele teve medo e afundou, mas ele conseguiu andar por cima das águas.

Abra os olhos, se Deus prometeu, falou ao seu coração, se a palavra falou com você, pode ir que o Senhor é contigo.

Aí ele diz:

13 O qual nos tirou da potestade das trevas,

ou seja, nós estávamos debaixo de um domínio, onde éramos dominados pelo pecado, dominado alguns pelas drogas, pelo álcool, mas também eram dominados pelo medo.

Nós éramos dominados pelo acanhamento, nós éramos dominados pela timidez. E às vezes, mesmo estando no evangelho, nós continuamos a carregar esta herança do império das trevas.

Como alguns, estão na igreja, mas continuam nervosos, são explosivos. Esta pessoa, apesar de não estar mais no império das trevas, mas ela ainda carrega a herança.

Também a doença, a pessoa está na igreja, mas continua carregando aquela herança do império das trevas. Ela está na igreja, mas continua na miséria.

Muita gente está na igreja e continua tímido. Timidez pode ser entendida como covardia.

Você não está tendo intrepidez, coragem para assumir aquilo que Deus falou com você na palavra.

Deus falou com Gideão e ele teve que assumir. Ele tinha que crer que Deus estava com ele.

Aqueles espias de Israel que olharam a terra prometida e se assustaram, se intimidaram, eles tinham que crê, tinham obrigação de crer que Deus estava com eles. Os dois diferentes ali foram, Josué e Calebe. Estes foram intrépidos, corajosos e disseram:  certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.

Esta amarração financeira é demônio. Esse acanhamento é demônio.

Você tem que dizer: demônio saia da minha vida, eu sou homem de Deus.

A pessoa diz que não tem força para reagir. Mas a tua força vem de Deus.

Davi disse: O Senhor é minha força.

Por isso que quando ele esteve diante do gigante Golias, ele não ficou tremendo. Ele disse: eu vou contra você em Nome do Senhor dos Exércitos

É a mesma coisa hoje. Você tem que ir contra qualquer obra do diabo em Nome de Jesus.

II Co 3:5

Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.

Capacidade para ser um homem santo, resistir qualquer tentação do diabo, por mais prazerosa que ela seja, ou lucrativa, você tem capacidade.

Capacidade emocional para quando for provocado, quando for humilhado, não agir como os homens. Os homens estão na lei: dente por dente; olho por olho.

Como Neemias, ele foi humilhado, ele não brigou com as pessoas, ele falou com Deus.

A nossa luta não é contra carne e o sangue.

Alguém está lhe ofendendo, alguém está lhe perseguindo; ore pela pessoa. E o mundo vai ver que você é uma nova criatura, que você não é mais cidadão do império das trevas. Aquela herança você deixou para trás, deixou tudo.

O Ló quando saiu de Sodoma teve que deixar tudo.

Deixa tudo, é de Sodoma, deixa aquilo para trás.

Busque Deus. É de Deus que vem o Teu socorro.

Mas nós ficamos olhando para trás. A nossa capacidade vem de Deus, Paulo diz aqui claramente.

 e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;

Exemplo: eu sou cidadão brasileiro, vou para Itália, eu vou ter que aprender as leis de lá, vou ter que aprender o idioma para pregar o evangelho, eu tenho que me comunicar com aquele povo, eu tenho que aprender o idioma daquele povo.

Onde quero chegar?

Você tem que aprender a falar esse novo idioma. Falar como Deus fala, falar de acordo com a palavra de Deus. Se submeter às leis, que é a lei do amor, que é do evangelho de Cristo. Se submeter à palavra, você vai ver a diferença.

Acorde, desperte para viver a vida de um filho de Deus no mais alto nível e as coisas vão mudar na sua vida.

Amém.

Pastor Jaime de Amorim

Voltar para página inicial

Hosted by www.Geocities.ws

1