"POIS NÃO HÁ DISTINÇÃO ENTRE JUDEU E GREGO, UMA VEZ QUE O MESMO É O SENHOR DE TODOS, RICO PARA COM TODOS OS QUE O INVOCAM".
(Rm. 10:12)

 

 


SENHOR DE TODOS


No que diz respeito à palavra Senhor, o mais provável é que DEUS Filho, esteja aqui em foco, o que certamente está de conformidade com a ênfase dada pelo cristianismo primitivo.
"E FOI DESIGNADO FILHO DE DEUS COM PODER, SEGUNDO O ESPÍRITO DE SANTIDADE PELA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, A SABER, JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR".
(Rm. 1:4).
Essa idéia expressa uma verdade porque há apenas um Senhor, e esse vocábulo, neste caso, aplica-se obviamente ao Senhor JESUS CRISTO, e não a DEUS Pai, servindo, por conseguinte, de uma confirmação indireta da divindade do Senhor JESUS.
"ELE PERGUNTOU: QUEM ÉS TU, SENHOR? E A RESPOSTA FOI: EU SOU JESUS, A QUEM TU PERSEGUES". (Atos, 9:5).
Visto que existe um único Senhor, o qual exerce senhorio sobre a humanidade inteira, como seu DEUS, é lógico que só pode haver um caminho da salvação, o que se aplica igualmente a todos os homens, sem qualquer distinção; pois é impossível supormos que o mesmo Senhor de DEUS, através de alguma esquisita torção de mente divina, permitisse que os homens se aproximassem dele por mais de um caminho, especialmente por caminhos tão divergentes entre si como são a lei e a graça. A resposta de Paulo a essa hipótese é uma negativa ressoante. "Não! Pois há somente um único Senhor, e todos os seus decretos são coerentes, e ele trata a cada indivíduo como faz com todos os demais homens, não fazendo acepção de pessoas".
Outrossim, esse caminho único da salvação é o caminho da fé, e não a estrada impossível do legalismo. Segue-se desse raciocínio lógico que nenhum homem pode ser salvo se não invocar a esse Senhor, aceitando-o e possuindo-o como tal. CRISTO não se torna salvador de quem quer que seja, judeu ou gentio, se também não é Senhor. O ESPÍRITO SANTO não transforma a quem quer que seja segundo a imagem de CRISTO (o que é a verdadeira salvação) se CRISTO não for realmente Senhor dessa pessoa. E ninguém experimenta a fé salvadora se não entregar a CRISTO toda a sua alma e seu destino.
Aquele que se entrega a CRISTO como seu Senhor, através do caminho místico da fé, descobrem que JESUS é rico para eles, porquanto lhes confere todas as riquezas da herança celestial.
Essas riquezas consistem de muito mais do que a mera possessão de bênçãos celestiais. Estão em foco, igualmente, as riquezas da divindade, em que a imagem do próprio Filho de DEUS vai sendo implantada no coração do cristão, mediante o poder transformador do ESPÍRITO SANTO.
"E CONHECER O AMOR DE CRISTO, QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO, PARA QUE SEJAIS TOMADOS DE TODA A PLENITUDE DE DEUS". (Ef. 3:19).
Observamos na epístola aos Romanos, capítulo 10:12, acima destacado,
"... NÃO HÁ DISTINÇÃO ENTRE JUDEU E GREGO..." que o apóstolo Paulo repete a mesma frase que usara em Romanos, 3:22, onde expressa a pecaminosidade universal da humanidade. No entanto, neste versículo ele aplica tais palavras à idéia da salvação universal, a qual é oferecida a todos os homens pelo único Senhor Universal.
(Fil. 2: 9-11).
Dessa maneira, Paulo salienta a irrelevância das distinções feitas pelos homens. Os judeus tinham asco por admitir que no que concerne à necessidade ou à oportunidade, encontravam-se em pé de igualdade com os gregos.
O exclusivismo característico de Israel protestava contra a sugestão que não há lugar algum de privilégio especial. Para os judeus, pois, as palavras de Paulo servem tanto de advertência como de fortalecimento. Há o perigo de ser ignorado o evangelho, quando os homens depositam a sua confiança em seus dolorosos métodos de obtenção da justiça. Contudo, o próprio apóstolo nos alerta que:
"A VÓS OUTROS, QUE SOIS A TRIBULADOS, ALÍVIO JUSTAMENTE CONOSCO, QUANDO DO CÉU SE MANIFESTAR O SENHOR JESUS COM OS ANJOS DO SEU PODER, EM CHAMA DE FOGO, TOMANDO VINGANÇA CONTRA OS QUE NÃO CONHECEM A DEUS E CONTRA OS QUE NÃO OBEDECEM AO EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS".
(Segunda epístola aos Tessalonicenses,1: 7-8).


FONTES: BÍBLIA SAGRADA
Livro: N.T. Interpretado
Wilson de Oliveira Carvalho

 




"SE NÃO PUDER SER O SOL, SEJA UMA PEQUENA ESTRELA.
NÃO É PELO TAMANHO QUE SE GANHA OU SE PERDE"
(Autor desconhecido)

 

 

Voltar

 

Mande para um amigo

Clique aqui

 

Página Inicial | Anjos e Orações
Mensagens | Reflexões
Cantinho da Poesia 1 | Cantinho da Poesia 2
Links de Sites Amigos
Livro de Visitas

 

Hosted by www.Geocities.ws

1