"POIS NÃO
HÁ DISTINÇÃO ENTRE JUDEU E GREGO, UMA VEZ QUE
O MESMO É O SENHOR DE TODOS, RICO PARA COM TODOS OS QUE O INVOCAM".
(Rm. 10:12)

SENHOR DE TODOS
No que
diz respeito à palavra Senhor, o mais provável é
que DEUS Filho, esteja aqui em foco, o que certamente está de
conformidade com a ênfase dada pelo cristianismo primitivo.
"E FOI DESIGNADO FILHO DE DEUS COM PODER, SEGUNDO O ESPÍRITO
DE SANTIDADE PELA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, A SABER, JESUS
CRISTO, NOSSO SENHOR".
(Rm. 1:4).
Essa idéia expressa uma verdade porque há apenas um Senhor,
e esse vocábulo, neste caso, aplica-se obviamente ao Senhor JESUS
CRISTO, e não a DEUS Pai, servindo, por conseguinte, de uma confirmação
indireta da divindade do Senhor JESUS.
"ELE PERGUNTOU: QUEM ÉS TU, SENHOR? E A RESPOSTA FOI: EU
SOU JESUS, A QUEM TU PERSEGUES". (Atos, 9:5).
Visto que existe um único Senhor, o qual exerce senhorio sobre
a humanidade inteira, como seu DEUS, é lógico que só
pode haver um caminho da salvação, o que se aplica igualmente
a todos os homens, sem qualquer distinção; pois é
impossível supormos que o mesmo Senhor de DEUS, através
de alguma esquisita torção de mente divina, permitisse
que os homens se aproximassem dele por mais de um caminho, especialmente
por caminhos tão divergentes entre si como são a lei e
a graça. A resposta de Paulo a essa hipótese é
uma negativa ressoante. "Não! Pois há somente um
único Senhor, e todos os seus decretos são coerentes,
e ele trata a cada indivíduo como faz com todos os demais homens,
não fazendo acepção de pessoas".
Outrossim, esse caminho único da salvação é
o caminho da fé, e não a estrada impossível do
legalismo. Segue-se desse raciocínio lógico que nenhum
homem pode ser salvo se não invocar a esse Senhor, aceitando-o
e possuindo-o como tal. CRISTO não se torna salvador de quem
quer que seja, judeu ou gentio, se também não é
Senhor. O ESPÍRITO SANTO não transforma a quem quer que
seja segundo a imagem de CRISTO (o que é a verdadeira salvação)
se CRISTO não for realmente Senhor dessa pessoa. E ninguém
experimenta a fé salvadora se não entregar a CRISTO toda
a sua alma e seu destino.
Aquele que se entrega a CRISTO como seu Senhor, através do caminho
místico da fé, descobrem que JESUS é rico para
eles, porquanto lhes confere todas as riquezas da herança celestial.
Essas riquezas consistem de muito mais do que a mera possessão
de bênçãos celestiais. Estão em foco, igualmente,
as riquezas da divindade, em que a imagem do próprio Filho de
DEUS vai sendo implantada no coração do cristão,
mediante o poder transformador do ESPÍRITO SANTO.
"E CONHECER O AMOR DE CRISTO, QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO, PARA
QUE SEJAIS TOMADOS DE TODA A PLENITUDE DE DEUS". (Ef. 3:19).
Observamos na epístola aos Romanos, capítulo 10:12, acima
destacado,
"... NÃO HÁ DISTINÇÃO ENTRE JUDEU E
GREGO..." que o apóstolo Paulo repete a mesma frase que
usara em Romanos, 3:22, onde expressa a pecaminosidade universal da
humanidade. No entanto, neste versículo ele aplica tais palavras
à idéia da salvação universal, a qual é
oferecida a todos os homens pelo único Senhor Universal.
(Fil. 2: 9-11).
Dessa maneira, Paulo salienta a irrelevância das distinções
feitas pelos homens. Os judeus tinham asco por admitir que no que concerne
à necessidade ou à oportunidade, encontravam-se em pé
de igualdade com os gregos.
O exclusivismo característico de Israel protestava contra a sugestão
que não há lugar algum de privilégio especial.
Para os judeus, pois, as palavras de Paulo servem tanto de advertência
como de fortalecimento. Há o perigo de ser ignorado o evangelho,
quando os homens depositam a sua confiança em seus dolorosos
métodos de obtenção da justiça. Contudo,
o próprio apóstolo nos alerta que:
"A VÓS OUTROS, QUE SOIS A TRIBULADOS, ALÍVIO JUSTAMENTE
CONOSCO, QUANDO DO CÉU SE MANIFESTAR O SENHOR JESUS COM OS ANJOS
DO SEU PODER, EM CHAMA DE FOGO, TOMANDO VINGANÇA CONTRA OS QUE
NÃO CONHECEM A DEUS E CONTRA OS QUE NÃO OBEDECEM AO EVANGELHO
DE NOSSO SENHOR JESUS".
(Segunda epístola aos Tessalonicenses,1: 7-8).
FONTES: BÍBLIA SAGRADA
Livro: N.T. Interpretado
Wilson de Oliveira Carvalho
"SE NÃO
PUDER SER O SOL, SEJA UMA PEQUENA ESTRELA.
NÃO É PELO TAMANHO QUE SE GANHA OU SE PERDE"
(Autor desconhecido)