CULTURA & HISTÓRIA

    O sistema econômico no século XVIII, desenvolveu-se através da imposição do poder sobre os escravos negros provenientes da África. Um dos instrumentos que marcou a efetividade desse poder foi o pelourinho. Instrumento de castigo ao rebelado (o escravo), feito de pedra, este objeto primeiramente foi construído nos engenhos, afastado da cidade a fim de demonstrar a população a força e poder dos senhores de engenho. Estes (designados homens bons), resolveram em seguida construir pelourinhos nos centros da cidade. A partir de então os escravos eram castigados em praça pública para que todos pudessem assistir tal demonstração de poder. Ao visitar Caeté, podemos perceber dois pelourinhos de extrema significação do nosso passado. Um localizado a direita da Igreja Matriz Sra. do Bom Sucesso e outro em frente a Escola Municipal "João Pinheiro". Abandonado, este marco da história está esquecido de nossas mentes. Este instrumento de tortura do passado deve ser lembrado por todos nós como valor de máxima significação, pois é através dele que está inserida toda a história de Caeté construída de vitórias mas também de dores derramadas nesse pedaço de pedra banhado de sangue.

Prof. Fábio Cornélio Filho

Licenciado pela PUC/MG - História e Filosofia   

Graduado em Qualidade e Produtividade pela FIEMG

 

Hosted by www.Geocities.ws

1