2009: ANO INTERNACIONAL
 DA ASTRONOMIA

 

    As Nações Unidas elegeram 2009 o Ano Internacional da Astronomia (abreviado como IYA 2009 - International Year of Astronomy), e designou a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a agência líder nas comemorações. A União Astronômica Internacional (IAU, sigla em inglês) atuará na implementação das atividades desta celebração mundial.

 

    Com o Ano Internacional da Astronomia 2009 (IYA 2009) nós celebramos um evento especial: O primeiro uso astronômico de um telescópio por Galileu Galilei, há 400 anos (em 1609). Este foi o ponto onde a astronomia deu um salto grandioso e começou realmente a desvendar o universo. A isso se seguiu uma revolução científica que alterou profundamente nossa visão de mundo. Hoje, telescópios em solo e em órbita exploram o Universo 24 horas por dia, em todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético.

 

As duas primeiras lunetas de Galileu que reformularam o pensamento e justificam o IYA 2009 estão no Museu de História da Ciência de Florença

 


De Galileu aos Telescópios Espaciais!

 

 

    Com o tema "O Universo a ser descoberto por você", o Ano quer estimular o interesse, especialmente junto ao público jovem, nos temas da astronomia e ciência.

 

    Será a celebração da astronomia em particular e da ciência em geral e suas contrições para a sociedade e a cultura globais. A Abertura Oficial será entre o período de 14-18/janeiro/2009.

 

    A ciência da Astronomia representa milênios de colaborações através das fronteiras: geográficas, idades e gêneros, raças e culturas, fornecendo uma base completa para a Carta de Princípios da ONU.

 

    As metas estipuladas (principais) são:

 

  • Difundir na sociedade uma mentalidade científica.

  • Promover acesso a novos conhecimentos e experiências observacionais.

  • Promover comunidades astronômicas em países em desenvolvimento.

  • Promover e melhorar o ensino formal e informal da ciência.

  • Fornecer uma imagem moderna da ciência e do cientista.

  • Criar novas redes e fortalecer as já existentes.

  • Melhorar a inclusão social na ciência, promovendo uma distribuição mais equilibrada entre os cientistas provenientes de camadas mais pobres, de mulheres e minorias raciais e sexuais.

 

    Link:

 

    http://www.astronomia2009.org.br/

 

 

 

 

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1