As Nações Unidas elegeram 2009 o
Ano Internacional da Astronomia (abreviado como IYA 2009 - International Year of Astronomy), e designou a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a agência líder nas comemorações. A União Astronômica Internacional (IAU, sigla em inglês) atuará na implementação das atividades desta celebração mundial.
Com o Ano Internacional da Astronomia 2009 (IYA 2009) nós celebramos um evento especial: O primeiro uso astronômico de um telescópio por
Galileu Galilei, há 400 anos (em 1609). Este foi o ponto onde a astronomia deu um salto grandioso e começou realmente a desvendar o universo. A isso se seguiu uma revolução científica que alterou profundamente nossa visão de mundo. Hoje, telescópios em solo e em órbita exploram o Universo 24 horas por dia, em todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético.
As duas primeiras
lunetas de Galileu que reformularam o pensamento e justificam o IYA 2009 estão
no Museu de História da Ciência de Florença
![]()

De Galileu
aos Telescópios Espaciais!
Com o tema "O Universo a ser descoberto por você", o Ano quer estimular o interesse, especialmente junto ao público jovem, nos temas da astronomia e ciência.
Será a celebração da astronomia em particular e da ciência em geral e suas contrições para a sociedade e a cultura globais. A Abertura Oficial será entre o período de 14-18/janeiro/2009.
A ciência da Astronomia representa milênios de colaborações através das fronteiras: geográficas, idades e gêneros, raças e culturas, fornecendo uma base completa para a Carta de Princípios da ONU.
As metas estipuladas (principais) são:
Difundir na sociedade uma mentalidade científica.
Promover acesso a novos conhecimentos e experiências observacionais.
Promover comunidades astronômicas em países em desenvolvimento.
Promover e melhorar o ensino formal e informal da ciência.
Fornecer uma imagem moderna da ciência e do cientista.
Criar novas redes e fortalecer as já existentes.
Melhorar a inclusão social na ciência, promovendo uma distribuição mais equilibrada entre os cientistas provenientes de camadas mais pobres, de mulheres e minorias raciais e sexuais.
Link:
http://www.astronomia2009.org.br/
