A Meditação da Introspecção (Vipassana Bhavana)
A Meditação Vipássana chamada de Meditação da Introspecção ou da Percepção opera em dois níveis: no nível psicológico e no nível espiritual.

Nível Psicológico

No nível psicológico a meditação ajuda-nos primeiro a chegar a um acordo com os nossos estados mentais negativos.

Aprendendo a observar atentamente as nossas variações de humor e aceitando-as, iremos conhecer os nossos eus secretos: os estados mentais de raiva, culpa, ansiedade, tristeza e depressão.

A  meditação  nos  ensina  como  lidar  com  todos  eles  estando  consciente  desses estados, não tentando fugir deles mas aceitando-os realmente como são.

Isto significa que nós nem os ampliamos nem fazemos  as  coisas  piores  fantasiando,  nem sonhamos acordados pensando nos deixar ser apanhados pelas emoções.

Em vez disso,  desenvolvemos  a  conscientização  e a observação, nós permitimos que os estados mentais sejam eles mesmos.

Então experimentamos por nós mesmos exatamente o que o Buda ensinou: observando e vigiando os  estados  da mente, eles  perdem  energia, enfraquecem  gradativamente e depois de um tempo extinguem-se completamente.

Do mesmo modo, até  mesmo  os  sentimentos  profundamente  reprimidos  no  subconsciente  vão emergir  e enfraquecer até  que tenhamos purificado completamente a  mente de todos os estados negativos.

Gradativamente  começamos  a  experimentar  mais  e  mais  os  estados positivos da mente: amor, compaixão, alegria, harmonia e paz. Esta  transformação  tem  seu  efeito  sobre  nossos relacionamentos e na nossa vida diária, fazendo-nos pessoas muito mais felizes!

Nível Espiritual

No  nível  espiritual, como o  processo  de  purificação  da mente continua, com a concentração e a conscientização, surge então a sabedoria intuitiva e começamos a ver a natureza real da mente.

Percebe-se e  compreende-se as  características da vida humana: sua insatisfatoriedade essencial e sua natureza impermanente.

A  consciência  continua  operando  assim  até o momento em que, sendo favoráveis as condições, ela penetra no Absoluto, além do corpo e da mente - o Nirvana.

Isto é  apenas  um  resumo  de como a  meditação funciona, mas  lembrem-se, quando meditamos, não  pensamos  acerca  disto, nós  apenas  desenvolvemos  a vigilância  e a  consciência. Apenas observamos o que surge na mente, não ficamos procurando por coisa alguma.

Você  compreendeu  que  o Buda  não ensinou  um sistema  no qual  todos tivessem  que acreditar antes  de  começar  a  praticar. O  que  ele  fez  foi  ensinar  uma  teoria, dar-nos  um método, uma técnica: a prática da meditação, através  da qual  podemos testar tal teoria. Como a meditação não é um sistema de crença, ela pode ser praticada por qualquer pessoa  independente de sua religião ou crença pessoal.

A  meditação  é  simplesmente  o  Caminho  para  a  Purificação Mental. Ela é útil para cada e para todos os seres humanos.

Esperamos que você continue a  praticar para seu próprio benefício e para o benefício de todos os seres. Possa sua meditação ser proveitosa!


O Budismo Vivo e o Mundo Contemporâneo, Lama A. Govinda - Ed. Siciliano
Textos
HOME
1