Antecedentes da EaD
| No Séc.XVIII (1840) inicia-se o primeiro
curso regularr de taquigrafia por correspondência por Pitman que é
considerado o primeiro a praticar EaD nesta modalidade. No Séc.XIX - os cursos que utilizavam os correios tornaram-se populares. 1986 - a Taialândia adotou um sistema combinado de Britsh Open University e da Universidade Aberta do Japão, inovando os métodos e abordagens do estudo por correspondência. No Brasil, os cursos por correspondência apareceram por volta de 1940 com o Instituto Rádio-Monitor (1939) e o Instituto Universal Brasileiro (1941) que foram os pioneiros e com experiências de relativo sucesso. EaD antes da internet: utilizava apenas tecnologia de comunicação de um-para-muitos (rádio, TV) ou de um-para-um (ensino por correspondência). Com a internet utiliza-se as três possibilidades de comunicação reunidas numa só mídia: um-para-muitos, um-para-um e sobretudo, muitos-para-muitos. |