|
|

Quantas vezes você
precisa, no seu dia a dia, do auxílio de uma lista?
Quantas regulam sua vida? Quais são as mais importantes?
Até que ponto é válido guiar-se por elas e/ou até criar algumas, para
melhorar e organizar suas tarefas?
Isso é tão importante para os seres humanos, que toda a nossa
existência está presa a algum tipo de lista, numerada ou não, oficial
ou não, relevante... ou não.
Vamos anotando, desde a mais tenra idade, dados que se organizam
automaticamente nesse formato, pois - queiramos ou não - é um modo
excelente para facilitar a memorização e imprimir um certo controle
sobre as informações que vão se acumulando ao nosso conhecimento.
Se você possui um computador, sabe como todos os diretórios, pastas e
arquivos são apresentados e conhece bem a necessidade de possuir seus
documentos numa determinada ordem, para obter o melhor rendimento da
máquina e abreviar seu trabalho.
E, se você é um internauta, não está livre de uma extensa lista de
sites na pasta Favoritos e outra de e-mails no Catálogo de Endereços,
não é mesmo?
Além disso, se possui - com outras pessoas - o mesmo interesse
por determinado assunto, participa de um grupo conhecido como Lista de
Discussões, com certeza!!! Então, vamos ver se você conhece essas
listas de regras ligadas ao assunto:
nota:
para expandir (ou ocultar) as listas, clique sobre cada item
numerado em algarismos romanos.
-
Como ser odiado em uma
lista:
-
Enviar para as
listas mensagens de teste para saber se estão inscritos e se as listas
estão funcionando.
-
Responder pelas
listas as mensagens de teste citadas para avisar ao usuário anterior
que ele está inscrito e que as listas estão funcionando.
-
Usar nas
mensagens recursos que poucos usuários possuem como html, netscape
cards, fontes, cores, etc
-
Enviar arquivos
pelas listas.
-
Falar sobre
assunto não pertinente à lista.
-
Agredir outros
usuários.
-
Repetir (fazer
quote) da mensagem anterior inteira e do cabeçalho, assinatura e
rodapé da mensagem a que está respondendo.
-
Acrescentar "Eu
também acho!" ou "Não concordo!" ou "Envia para mim também!" no final
do quote explicado anteriormente.
-
Enviar correntes
de amor ou dinheiro para as listas.
-
Corrigir os erros
de português ou digitação dos outros usuários.
-
Reclamar pelas
listas de quem envia arquivos ou fala de assunto diferente ou faz
quote grande ou agride ou envia correntes ou corrige os erros de
ortografia.
-
Entrar na lista
e, na mesma semana, começar pela enésima vez uma pesquisa do tipo
"Quem fez o quê..."
-
Usar a lista sem
ler as regras.
-
Com menos de uma
semana de permanência, questionar (no 'aberto' da lista) as regras -
que foram criadas, ajustadas e melhoradas durante muito tempo, por
pessoas que usavam Internet e listas há muito mais tempo.
-
Invocar
"liberdade de expressão" para provar que as regras são absurdas.
-
Quando avisado de
que está quebrando as regras, tentar provar na própria lista que as
regras são absurdas e tentar levantar os outros usuários contra o
moderador "nazista".
-
Quando banido
após vários avisos por estar quebrando as regras ter certeza de que
foi única e exclusivamente devido à marcação e falta de caráter dos
coordenadores.
-
As 10 Regras de Netiqueta
(clique sobre cada item abaixo para entender o motivo):
-
Não usar HTML. As
mensagens em HTML têm seu tamanho consideravelmente aumentado. Isso
acarreta alguns inconvenientes.
-
Aumento no
tráfego da rede e demora na Internet
-
Aumento no tempo
para download das mensagens
-
Necessidade de
ampliação dos meios físicos para armazenamento dessas mensagens, tanto
no computador do usuário, quando nos dos provedores. Os provedores que
têm seus servidores de e-mail baseados em Windows NT não têm problemas
com mensagens formatadas em HTML. Mas, há provedores baseados em
outras plataformas, que não suportam mensagens com formatação. O
resultado é que essas mensagens formatadas ou com caracteres
acentuados são transformadas em símbolos ilegíveis.
-
Acentuação das
mensagens.
-
Em virtude da
inexistência de um padrão universal correspondente entre todos os
programas de E-Mail e plataformas operacionais, evite usar acentos,
cedilha e til, mesmo que o seu computador permita, pois os caracteres
acentuados ficarão ilegíveis para muitas pessoas.
-
Coerência.
-
Ao escrever,
lembre que está escrevendo para várias pessoas, que podem enviar a sua
mensagem para muitas outras listas, portanto muita gente pode receber
a sua mensagem. Assuntos com fundo político, religioso ou étnico devem
ser tratados com especial cuidado. Mande somente mensagens que sejam
de interesses da maioria. As próprias experiências em coisas de
interesse comum são bem vindas.
-
Presteza e
quotes.
-
Anexos
(attachments).
-
Brigas e
polêmicas.
-
Nunca escreva um
e-mail quando estiver com raiva. Uma agressão por escrito é muito mais
forte e duradoura do que uma agressão verbal. Não utilize as listas de
discussão para polêmicas inúteis, pois nada acrescentam à lista,
inclusive porque a maioria de usuários inscritos não se interessam por
este tipo de discussão e simplesmente deletam as mensagens ou fazem
filtros para mensagens de certos usuários.
-
Algumas
convenções.
-
O e-mail tem uma
série de convenções próprias à sua linguagem. Para enfatizar uma
palavra, digite-a entre asteriscos (*assim*). Uma palavra em letras
maiúsculas é interpretada como grito (ENTENDEU?). Assim sendo, nunca
envie mensagens escritas só com maiúsculas (é como se o usuário
estivesse gritando). O uso de abreviações é comum em mensagens
informais.
-
Termos chulos.
-
Tamanho das
mensagens.
-
Arquivo de
assinatura.
-
Os 12 Mandamentos (do
e-mail):
-
Tu incluirás uma
linha de assunto clara e específica.
-
Tu editarás todo
texto citado, para que seja o mínimo necessário.
-
Tu lerás tua
própria mensagem três vezes antes de enviá-la.
-
Tu deves ponderar
como o destinatário poderá reagir à tua mensagem.
-
Tu deves checar a
tua escrita e tua gramática.
-
Tu não deves
praguejar, lançar flame, fazer hoax ou spam(*) ou usar "CAPS LOCKS"
(maiúsculas).
-
Tu não deves dar
forward (passar adiante, encaminhar) correntes e boatos.
-
Tu não deves usar
e-mail para propósitos ilegais ou antiéticos.
-
Tu não deves
confiar na privacidade do e-mail, especialmente no trabalho.
-
Quando em dúvida,
salva tua mensagem à noite e relê à luz da aurora.
-
Tu deves fazer
"quote"(**).
-
E aqui está a
regra de ouro "Golden Rule" do E-Mail: O que considerares odioso de
receber, não enviarás aos outros.
(*) É importante
lembrar que o reenvio indiscriminado de mensagens mentirosas (Hoax)
deu origem a verdadeiras lendas urbanas.
(**) Ou seja, selecionar as partes interessantes de uma mensagem
("quote") e, na resposta, citar apenas essa parte, retirando o texto
desinteressante, como a assinatura.
-
O que você deve saber,
antes de reenviar um e-mail (clique sobre os itens e leia mais):
-
Escrever um
e-mail ou enviar qualquer coisa pela Net é tão fácil quanto rabiscar
os muros de um banheiro público. Não acredite automaticamente em tudo
que circula pela Internet até que seja provada a sua veracidade.
Aliás, assuma que é falso até que seja provado que é verdadeiro.
-
Dá- se o nome de
hoax a essas histórias falsas, mentirosas, recebidas por e-mail. Eis
algumas notícias muito estranhas, mas que foram exaustivamente
enviadas.
-
Grandes empresas
não operam através de correspondências do tipo "corrente":
-
A Ericsson e a
Nokia NÃO estão distribuindo celulares grátis.
-
Bill Gates não
está lhe oferecendo US$ 1000.
-
A Disney não está
lhe dando férias grátis.
-
Não existe uma
companhia de alimentos infantis que está enviando cheques.
-
A Procter &
Gamble não faz parte de cultos satânicos e o seu logotipo também não é
satânico.
-
A Mirabilis não
vai lhe enviar o ICQ 2000 se você enviar mensagem para todos seus
amigos. Seu ICQ também não irá mostrar rostinhos diferentes em cada
nome (eitcha!)
-
A MTV não lhe
dará o direito de ficar nos bastidores se você remeter
correspondências para um monte de pessoas.
-
Fique tranqüilo:
não há necessidade de mandar à frente estes casos "que são
verdadeiros". Além disso, não é só porque alguém disse numa mensagem,
quatro degraus anteriores da pirâmide "nós checamos e isto é
verdadeiro", que o torna real de verdade.
-
Não existe uma
organização de ladrões de fígado em New Orleans.
-
Ninguém está
acordando numa banheira cheia de gelo, mesmo se um amigo de um amigo
jurar que isto aconteceu ao seu primo. Se você é daqueles que acredita
em histórias de organizações que roubam fígado, por favor visite:
http://urbanlegends.about.com/culture/urbanlegends/library/weekly/aa062997.html
Vale à pena conhecer também a National Kidney Foundation que tem
divulgado repetidamente pedidos para que as vítimas de ladrões de
órgãos venham a público e que contem suas histórias. Ninguém fez isto.
Não existe nada, ninguém, zero. Nem mesmo o primo do amigo do seu
amigo.
-
Neiman Marcus não
vende receitas de biscoitos a US$ 200 e, caso o fizesse, nós todos já
a teríamos. E, mesmo que você não tenha, pode pegar uma cópia em
http://www.bl.net/forwards/cookie.html; só então, se você tiver
usado a receita e achado que os biscoitos são ótimos, fique à vontade
para repassá-la.
-
Se o(s) último(s)
desastre(s) envolvendo foguetes da NASA espalharam partículas de
plutônio que caíram sobre a costa leste americana, você acha REALMENTE
que esta informação chegaria ao público através de algum e-mail?
-
Não existe o
vírus "Wobbler", "Good Times", "Bad Times", "Budweiser", DUNpws etc
-
Na verdade, você
NUNCA, mas NUNCA mesmo, deve reenviar qualquer e-mail alertando sobre
vírus antes de primeiro confirmar se um site confiável de uma
companhia real o tenha identificado.
-
Tente em:
http://www.symantec.com/avcenter/vinfodb.html ou
www.antivirus.com.br
-
E, mesmo assim,
pense duas vezes antes de passar adiante.
-
Saiba:
você só
infectará seu micro se abrir/executar o ARQUIVO infectado anexado ou
fizer o download de um ARQUIVO!
-
Não existe um
grupo de conspiradores que matam qualquer motorista que pisque faróis
para carros que venham no sentido contrário com os faróis apagados
(você não acha parecido com o enredo daquele filme que assistiu?!!!).
-
Se você está
usando Outlook, IE, ou Netscape para escrever um e-mail, desabilite o
"HTML encoding".
-
Aqueles que usam
Unix shells não poderão lê-la e não se interessam em salvar o
attachment que você enviou para vê-lo com um web browser, até porque,
você - provavelmente - está enviando uma cópia da receita do biscoito
do Neiman Marcus, ou sobre o vírus Good Times, ou qualquer outro spam.
-
Craig Shergold
(ou Sherwood, ou Sherman etc) na Inglaterra não está morrendo de
câncer ou de qualquer outra doença neste momento e ele gostaria que
todo mundo parasse de lhe enviar cartões de visitas.
-
E parece que ele
já deixou de ser um garotinho há bastante tempo. Brian não está numa
cama, em um hospital, ao lado de um computador esperando 11,5 milhões
de e-mails para financiar um transplante por uma má formação do
miocárdio (essa é terrível!!).
-
A fundação "Make
a Wish" é uma empresa real que faz um belo trabalho, mas eles tiveram
de estabelecer um 0800 especial para responder aos inúmeros boatos da
Internet que usam o seu bom nome e reputação. É um desrespeito ao
trabalho tão importante que ela faz.
-
Existem mulheres
que estão realmente sofrendo no Afeganistão e Zimbábue e as finanças
de diversas empresas filantrópicas estão vulneráveis, mas reenviar um
e-mail não irá ajudar esta causa de jeito nenhum.
-
Se você quiser,
entre em contato com o seu representante no Legislativo, ou com a
Anistia Internacional, ou com a Cruz Vermelha. Como regra geral,
e-mails contendo "abaixo-assinado" geralmente são falsos e não
significam nada para quaisquer pessoas que tenham algum poder para
fazer alguma coisa sobre o que está sendo denunciado. (Você acha que
tem validade uma lista de nomes sem o número de RG e assinatura???
Claro que não!).
-
Não existe nenhum
projeto para ser votado no Congresso que permita às companhias
telefônicas de chamadas à distância cobrar uma taxa a mais de você
pelo uso da Internet.
-
Não acredite
automaticamente em tudo... ASSUMA que é falso, até que seja provado
que é de verdade.
-
Pense
sinceramente: quais as chances de você encontrar uma criança, ou mesmo
um adulto, que desapareceu de casa? Uma, em um milhão.
-
Evite mandar esse
tipo de e-mail, é uma informação inútil que apenas entulha ainda mais
as caixas postais, apenas para seu próprio desencargo de consciência.
Onde já se viu mandar um e-mail para o Rio Grande do Norte sobre
alguém que se perdeu no Shopping da Tijuca do RJ!!!
-
Evite mensagens
de confirmação de recebimento de e-mail.
-
Este gesto apenas
incomoda e não traz nada de concreto. A mensagem significa que o
e-mail chegou ao destino mas não dá a certeza de que realmente foi
lida pelo destinatário. Lembre-se que se a mensagem não for recebida,
o próprio sistema dará uma mensagem de erro, o que configura-se muito
mais simples do que ficar criando mensagens que não beneficiam a
ninguém.
|
|