Pensamentos
TORCENDO PARA O JACARÉ!
Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D.
Pode parecer mentira, mas existem pessoas, nas empresas e na vida, que no filme do Tarzã, torcem para o Jacaré! Querem sempre ver o pior acontecer! Sentem um prazer indisfarçável quando as vendas caem, quando aparecem clientes insatisfeitos, quando produtos saem com defeito de fabricação, quando a concorrência lança algum produto inédito e assim por diante.
Quando as vendas caem, o pessoal da área administrativa logo diz: "- E agora? Vamos ver os ‘bons’ do marketing e vendas o que vão dizer..."
Quando produtos saem com defeito, o pessoal de vendas diz:
"- Ué! Eles não são todos engenheiros, ‘doutores’ e os que sabem tudo? Agora quero ver o que vão dizer..."
Quando a concorrência lança um produto inédito e nos pega de surpresa, quase todos dizem:
"- Queria ver a cara do presidente e dos diretores quando souberam... Bem feito! Pensam que estamos sozinhos no mercado! Agora sim, a guerra vai ser prá valer..."
E tudo isso com um tom de sarcasmo e sempre seguido de um:
"- Eu bem que avisei..."
Parece mentira, mas essas pessoas realmente torcem para o Jacaré! O barco está afundando e elas estão felizes(sic) porque "alguém" será responsabilizado e todos nos "vingaremos".... mortos, é claro, pois estamos todos no mesmo barco! E elas não se apercebem disso. Continuam torcendo para o Jacaré! E quando o Tarzã (a empresa) acaba vencendo os jacarés (concorrência, etc.) , elas ficam frustradas e dizem: "- Desta vez "eles" conseguiram. Mas, da próxima...".
Pense nisso:
Você é dos que torce para o Jacaré? Você tem em sua equipe ou empresa gente que torce para o Jacaré? Se tiver, livre-se dessa gente, pois não dá para trabalhar com quem torce para o Jacaré!
Sucesso!