Pensamentos
BORBOLETA AZUL
Havia um viúvo que morava com suas duas filhas
curiosas e inteligentes.
As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele
sabia responder, outras não. Como pretendia oferecer a
elas a melhor educação, mandou as meninas passarem
férias com um sábio que morava no alto de uma colina.
O sábio sempre respondia todas as perguntas sem hesitar.
Impacientes com o sábio, as meninas resolveram
inventar uma pergunta que ele não saberia responder.
Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta
azul que usaria para pregar uma peça no sábio.
- O que você vai fazer? - perguntou a irmã?
- Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar
se ela está viva ou morta.
- Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas
mãos e deixá-la voar.
Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e
esmagá-la. E assim qualquer resposta que o sábio nos
der estará errada!
As duas meninas foram, então ao encontro do sábio, que estava meditando.
- Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me sábio, ela está viva ou morta?
Calmamente o sábio sorriu e respondeu:
- Depende de você. Ela está em suas mãos.
Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso
futuro. Não devemos culpar ninguém quando algo dá
errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que
conquistamos (ou não conquistamos). Nossa vida está em
nossas mãos, como a borboleta. Cabe a nós escolher o
que fazer com ela.
Quando os sonhos acabam ...
Há um vazio imenso
Uma vontade de parar
Vontade de desistir de tudo
É um período difícil
Em que os dias, horas e até os segundos são longos
Não conseguimos progredir
Falta vontade, falta motivação
Nós fechamos para tudo e para todos
Como se nada importasse
Nada tivesse algum valor
Vamos nos destruindo pouco a pouco
Porque os sonhos acabam?
Porque tudo que acreditamos chega ao fim?
Acreditamos na felicidade eterna
E, muitas vezes, ela não passa de um pequeno tempo
Tempo suficiente para deixar uma saudade infinita
Até que um dia ...
Um novo sonho começa a dar o ar de sua graça
Vem chegando de mansinho
Tentando abrir os cadeados de nosso coração
Estamos trancados
Com um enorme medo de sofrer de novo
Mesmo assim o novo sonho vem chegando
Trazendo na mala tudo novo
E como todo sonho novo,
É regado de novidades que fascinam,
Mexendo com emoções adormecidas
Trazendo de volta a emoção de viver, amar, recomeçar ...
Nessa hora, quando tudo ressurge
Podemos avaliar melhor a vida
Descobrimos que nada é eterno
E que tudo deve ser aproveitado intensamente
Temos que transformar cada instante
Em grandes momentos
Eliminar tudo que maltrata o corpo e o espírito
E dar lugar ao que engrandece
Amadurecer com o aprendizado
E nunca desistir de ser feliz
Porque os sonhos acabam ...
Dando lugar a novos sonhos.